Cores e funções das argilas para a pele. Veja para que servem e como usar

Os benefícios da argila para a pele incluem a limpeza, esfoliação, efeito rejuvenescedor e clareamento de algumas manchas do rosto

A argila é um ingrediente de origem mineral vindo diretamente do solo e, graças às suas diversas propriedades e funções terapêuticas, desde tempos imemoriais é utilizada para tratamentos medicinais e estéticos. Os componentes deste material de origem mineral possuem propriedades antimicrobianas e antissépticas, sendo ideais para absorver as toxinas nocivas para o organismo e fornecer nutrientes importantes para o rosto.

Os benefícios da argila para a pele incluem a limpeza, esfoliação, efeito rejuvenescedor e clareamento de algumas manchinhas do rosto.

Existem vários tipos de argila, de diversas cores, e cada uma delas possui as suas funções. Antes de aplicar o produto no rosto, é importante conhecer as características de cada uma delas.

Cores e funções das argilas

A argila deve ser usada com cautela, uma vez que cada cor representa uma função. Confira a seguir quais são as cores e funções das argilas para a pele:

Entenda cada uma das cores e funções das argilas para a pele

Foto: depositphotos

Argila verde

A argila verde é a que possui maior variedade de elementos naturais. Rica em cobre, possui ação anti-inflamatória e pH neutro, sendo indicada para a pele com acne. A argila verde pode ser aplicada tanto em peles normais como oleosas. Dentre os seus benefícios estão a limpeza da pele, o combate a edemas e desintoxicação e regulação da glândula sebácea.

Argila branca

Com grande percentual de alumínio e silício, a argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Apresenta um pH bastante próximo ao da pele e o seu principal benefício é o clareamento.

Argila marrom

Também composta por derivados do alumínio, a argila marrom reduz – e pode até chegar a apagar – manchas superficiais e rugas.

Argila preta

Também conhecida como “lama vulcânica”, a argila preta é considerada a mais nobre de todas. Com propriedade adstringente, é muito utilizada para a desintoxicação da pele,  além de ser ideal para eliminar manchas. Possui ação anti-inflamatória, absorvente, anti-stress e analgésica.

Argila rosa

Mistura da argila branca com a vermelha, a argila rosa é a mais suave das argilas e, por este motivo, é indicada para peles mais sensíveis e delicadas. Possui propriedades antisséptica, cicatrizante e suavizante, deixando a pele mais fina e uniforme. A argila rosa também ativa funções imunológicas e serve como hidratação para o cabelo.

Argila amarela

É a mais comum nas clínicas de estética, pois as suas propriedades são altamente rejuvenescedoras. A argila amarela também desintoxica e refresca a pele.

Argila dourada

Com ação tonificante, é indicada para peles maduras e cansadas.