Entenda a diferença entre amora e framboesa e confira seus benefícios

Parecidas no tamanho e na coloração, a partir desse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre as duas frutas, assim como diferenciá-las

Algumas frutas são tão parecidas que, muitas vezes, chegam a ser confundidas pelas pessoas. Entre a amora e a framboesa, por exemplo, pode-se dizer que isso acontece com bem mais frequência do que com outras frutas. Parecidas no tamanho e na coloração, a partir de agora, aprenda a diferenciá-las.

Antes de começar de fato, a enumerar a diferença entre elas, o primeiro passo a ser tomado é identificar cada uma delas.

Amora

Entenda a diferença entre amora e framboesa e confira seus benefícios

Foto: depositphotos

A amora é uma fruta de clima tropical encontrada com facilidade na Ásia, África e também na América. A fruta é bem pequena, podendo chegar a até três centímetros. Uma das suas principais características vem do formato em si. Se você prestar bem atenção, a fruta é formada por um conglomerado de bolinhas menores.

Geralmente ela aparece na cor roxa, puxando para o preto, mas pode ser encontrada também variações nas cores vermelha ou branca. Além de poder ser consumida in natura, a amora também serve de ingrediente para a fabricação de geleias, compotas, cristalizados, doces, vinho e até vinagre.

Benefícios da amora

Quanto as suas propriedades naturais, a fruta é rica em vitamina C, ferro e cálcio. Ela previne o envelhecimento precoce, aparecimento de alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, diminui o colesterol e previne a osteoporose.

Framboesa

Entenda a diferença entre amora e framboesa e confira seus benefícios

Foto: depositphotos

A framboesa possui coloração vermelha que aparece como uma das suas principais características. A fruta é comumente encontrada em regiões de clima mais frio. Trata-se de uma fruta de sabor doce e suave. Quanto ao tamanho, o fruto é bem pequeno e bastante delicado para manuseá-lo ou transportá-lo.

Benefícios da Framboesa

A fruta é rica em vitaminas dos complexos A, B e C, assim como ferro, fósforo, sais minerais, cálcio, fibras e antioxidantes. Além de ser usada para prevenir e tratar muitas doenças, a framboesa também entra como ingrediente na fabricação de bolos, doces, tortas, geleias e algumas bebidas.

No que diz respeito a saúde, a framboesa pode ser usada para reduzir as rugas, eliminar o peso extra, contra a degeneração muscular, prevenção de alguns tipos de câncer e também para fortalecer o sistema imunológico. Já em relação a saúde feminina, a fruta ajuda a regular a menstruação, diminuir o fluxo menstrual, aliviar as náuseas na gravidez e ajuda na hora do parto.

Diferença entre amora e framboesa

Entenda a diferença entre amora e framboesa e confira seus benefícios

Foto: depositphotos

Depois de conhecer todas as frutas em detalhes, assim como os benefícios que elas podem trazer para a saúde, agora chegou a hora de listar as semelhanças e diferenças entre as duas.

Antes de achar que a principal diferença entre a amora e a framboesa é a cor, lembre-se que, dependendo da espécie, a amora também pode aparecer na cor vermelha. Já a framboesa, quando madura demais, também pode ficar mais escura, tal qual a amora.

Uma boa dica para diferenciar as duas frutas é prestar atenção no formato. A amora é um pouco mais comprida, se comparada a framboesa, que é mais arredondada. Já em relação ao formato das frutas propriamente dita, em uma rápida olhada, você vai identificar o conglomerado de bolinhas que formam a fruta nas duas. Mas na amora essas bolinhas são mais definidas do que na framboesa.

Se ainda assim você ficou na dúvida, antes de comprar busque a orientação de algum funcionário do hortifrúti ou mesmo do feirante. Certamente eles vão esclarecê-las da melhor forma possível.