Onde é possível encontrar para comprar folhas de tamarindo para fazer chás

A infusão feita com as folhas pode ser usada para melhorar as funções biliares, hepáticas, além das afecções febris e prisões de ventre


Pela dificuldade com que algumas ervas são encontradas, muitas pessoas ficam se perguntando como fazer aquele chá que vai ajudar a tratar determinada doença ou complicação de saúde. Porém, muitas dessas ervas só precisa ser procurada com um pouco mais de atenção, como é o caso da folha de tamarindo. Para solucionar esse problema, preste atenção no texto que segue.

O tamarindo é uma fruta tropical que tem origem na África do Sul, mas pode ser facilmente cultivada em lugares de predominância de clima que varia entre tropical e subtropical. A árvore é considerada de grande porte, chegando a alcançar até 30 metros de altura. Ela é conhecida pela sua folhagem volumosa, galhos longos e caídos, enquanto os frutos possuem formato irregular e curvo, com sabor azedo adocicado.

Benefícios e propriedades do tamarindo

O tamarindo possui algumas propriedades que podem ser aplicadas no processo de tratamento e cura de algumas doenças. Isso porque, ele apresenta diversos compostos químicos, além e minerais, vitaminas e fibras alimentares. Sua fibra dietética aumenta os volumes intestinais, auxiliando na prevenção à prisão de ventre e na eliminação do colesterol ruim.

Como se não bastasse, a fruta também possui ácido tartárico, que atua como um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres. A polpa do tamarindo ainda apresenta, em sua composição, alguns fitoquímicos voláteis como limoneno, geraniol, safrol, ácido cinâmico, salicilato de metilo, pirazina e alkylthiazoles que, juntos, são responsáveis por muitos dos benefícios empregados a ela.

A infusão feita com as folhas pode ser usada para melhorar as funções biliares e hepáticas, além das afecções febris. Pode ser usada ainda para aliviar prisão de ventre e dores provenientes da artrite. As folhas do tamarindo possui propriedades laxante, colerética, refrescante, colagoga, tonificante, anti-helmíntica e vermífuga.

Onde é possível encontrar para comprar folhas de tamarindo para fazer chás

Foto: pixabay


Apesar de se tratar de um ingrediente natural, é preciso tomar alguns cuidados quanto a sua ingestão. A planta possui interação medicamentosa com outros medicamentos e plantas, por isso é essencial consultar um médico sempre antes de começar a fazer tratamentos com medicamentos naturais ou industrializados. Essa providência vai garantir que o tratamento seja feito da melhor forma possível.

Onde encontrar a folha de tamarindo

Mesmo sendo encontrada com certa facilidade em algumas regiões, sobretudo em mercados e feiras especializados na venda de ervas, a folha de tamarindo também está disponível em outros meios. Nas centrais de distribuição de alimentos, principalmente na área dedicada as frutas, você pode encontrar algumas folhas, já que na hora de seguir para o supermercado toda a carga passa por um processo de limpeza.

No caso de nenhuma dessas alternativas apresentadas anteriormente tenham solucionado a sua busca, outra forma rápida e cômoda de encontra a folha de tamarindo disponível para venda no site do Mercado Livre (www.mercadolivre.com.br). O produto custa R$ 10 a embalagem com 100 gramas. Para encontra-lo, basta fazer uma busca.

Chá de tamarindo

Depois de conhecer as propriedades e onde encontrar as folhas de tamarindo, chegou a hora de aprender a preparar a receita da bebida.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas de tamarindo;
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo

Pegue uma panela e coloque a água para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente as folhas de tamarindo. Deixe descansar por 10 minutos com a panela tampada. Passado esse tempo, use uma peneira para remover todas as folhas e a bebida está pronta para ser ingerida. A indicação é que o consumo diário não ultrapasse as três xícaras.


Informar erro