É por essa razão que é importante comer alimentos antioxidantes

Alimentos ricos em compostos antioxidantes previnem o envelhecimento das células e doenças


No seu dia a dia certamente você já deve ter ouvido falar sobre a importância da alimentação para o bom funcionamento do corpo e também para evitar algumas doenças e complicações. Nesse sentido, estão os alimentos e nutrientes antioxidantes. Poucas pessoas, no entanto, conhecem os benefícios que eles podem oferecer à saúde.

Só para se ter uma ideia, pesquisas comprovam a eficácia dessas substâncias no retardo do envelhecimento precoce e no combate à formação de radicais livres, responsáveis pelo desenvolvimento de doenças como Alzheimer, Parkinson, arteriosclerose – enfermidade que pode favorecer AVC`s e infartos cerebrais – e diversos tipos de câncer.

Sendo assim, fazer uso constante de alimentos ricos em antioxidantes ajuda a manter o corpo livre de todos esses problemas. Para quem pensa que esses alimentos são de difícil acesso, a nutricionista Flavia Salvitti, do Hospital San Paolo, passa mais informações sobre os assunto.

É por essa razão que é importante comer alimentos antioxidantes. Descubra

Foto: depositphotos

Alimentos antioxidantes

Se você ficou interessado em aproveitar todas as propriedades nutricionais que os alimentos têm para oferecer, preste atenção a partir de agora. Além do mais, para que o seu corpo responda de forma positiva a todas as adequações que você pode vir a fazer na alimentação, o ideal é recorrer a um nutricionista.

Alimentos ricos em vitamina C, vitamina E e betacaroteno são boas fontes de antioxidantes – nestas categorias, entram frutas como laranja, kiwi, morango e mamão. Junto a esses alimentos, o chá verde também contém propriedades benéficas para o corpo. Ele é rico em catequina, que aparece como uma substância antioxidante.

De acordo com Flavia Salvitti, as adequações alimentares podem ser feitas em todas as refeições. “No almoço, por exemplo, uma saladinha de brócolis e salsa já garante uma boa porção de flavonoides, antioxidante que também é encontrado na ameixa e no mirtilo”, diz a nutricionista.


Veja mais alimentos antioxidantes

Açaí

Típico e bastante popular da região amazônica, o açaí é um alimento antioxidante. As antocianinas são os compostos que mais contribuem para essa capacidade, além de serem responsáveis pela cor vermelha escura característica da polpa do fruto. Além disso, o açaí é rico em gorduras benéficas como as monoinsaturadas e poli-insaturadas, que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL).

Castanha do Pará

Além de vitamina E, a castanha do Pará também é rica em selênio, um mineral antioxidante e essencial na produção de hormônios da tireoide. O consumo em média de uma castanha do Pará por dia é capaz de suprir a necessidade diária de selênio, mineral que reforça o sistema imunológico.

Guaraná

O guaraná tem o poderoso benefício de ter efeitos estimulantes e algumas pesquisas sugerem que o extrato do fruto contribui para a perda de gordura. Pesquisas também revelam que o guaraná possui perfil de antioxidante similar a outros alimentos já bastante consagrados por esta propriedade, como o chá verde e o cacau, por exemplo.


Informar erro