Dicas naturais para seus banhos de ducha

As ervas não são utilizadas apenas para tratar doenças internas. Além das propriedades medicinais, algumas plantas têm um inquestionável valor como fonte de bem-estar e beleza. E não é de hoje que os óleos essenciais e as infusões são usados para essa finalidade, pois ao longo da história as sociedades souberam usufruir esses benefícios, a fim de realçar a beleza feminina ou fazendo parte de banhos relaxantes e estimulantes.

No antigo Egito, por exemplo, a mirra, o açafrão ou a canela eram os ingredientes que perfumavam os banhos daquela região. Na Grécia, por sua vez, o costume era receber os convidados com um banho à base de nardo, rosas e amêndoas. Já os romanos criaram os termas, os imponentes banhos públicos, utilizando a técnica sisinun, um unguento preparado com ingredientes dos mais sugestivos, como os juncos aromáticos, mel, canela, açafrão e mirra.

Dicas naturais para seus banhos de ducha

Foto: Pixabay

Plantas medicinais para compor o banho

Além de provocar relaxamento, uma limpeza profunda na pele e servindo de proteção contra infecções cutâneas e de nutrientes para a região da epiderme, favorecendo a sua renovação, os banhos com ervas também agem por meio da aromaterapia, tendo em vista que ao se banhar, as essências chegam ao nariz e aos pulmões para serem transportadas ao sistema circulatório e ao cérebro. Dessa forma, é uma técnica infalível para tratar problemas emocionais e de saúde.

Papoula

Tendo como nome científico papaver rhoeas, a papoula produz, com suas propriedades, a sensação de relaxamento e de suavidade. Sendo assim, quem aparenta estar estressado, com músculos atrofiados, deve experimentar um banho com essa erva. Além disso, a planta ainda é capaz de atenuar os problemas circulatórios.

Dente-de-leão

A taraxacum officinale ou simplesmente dente-de-leão é uma planta muito conhecida pela beleza de suas flores que se desprendem do galho com a ação do vento. Mas, o que pouca gente sabe, é que essa preciosa erva se aproveitada em seu momento fresco é muito rica em vitamina A, sendo bem aproveitada em banhos por seu efeito purificador.

Sempre-viva

Cientificamente chamada de helichrysum bracteatum, a planta é pouco conhecida, entretanto, é muito valiosa para tratamentos da pele, podendo ser usada em banhos nutritivos e curativos.

Tília

As maravilhas encontradas na tilia cordata são aproveitadas no sentido de melhorar o aspecto da pele e ainda assim promover uma hidratação na região cutânea. Esses benefícios só são possíveis porque a tília contém em sua composição as mucilagens e o óleo essencial.

Receitas de banhos com infusões

Se você deseja um banho relaxante, a dica é preparar uma infusão com um combinado de plantas. Separe três colheres de sopa de alfazema e mais três de lavanda, depois coloque as substâncias na água do seu banho. A proposta é que esse momento de relaxamento dure em torno de 15 a 20 minutos, e rapidamente você sentirá a diferença e assim irá acalmar as tensões.

Agora, se você deseja um banho estimulante, para começar o dia com mais disposição e energia a receita precisará de 50 gramas de alecrim e a mesma quantidade de pétalas de rosa. Misture os ingredientes em um litro de água fervendo, em seguida tampe o recipiente e deixe em ebulição por 10 minutos. Depois coe, misture na água do banho e se preferir adicione umas gotas de óleo essencial de limão. Para finalizar é só curtir esse banho energético.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.