Descubra todo o potencial do lambedor de cenoura e aprenda a fazer

Por conter açúcar , essa receita não pode ser consumida por bebês e diabéticos

A cenoura é uma hortaliça saborosa amplamente utilizada como alimento em diversas receitas. Mas, você sabia que ela é uma poderosa aliada no tratamento contra a tosse se ingerida na forma de xarope? Isso mesmo!

Isso acontece graças à composição da cenoura. Ela é rica em vitamina B e A e atua como antioxidante, que é uma função muito importante para o organismo, pois expulsa os radicais livres que ficam circulando pelo nosso organismo, causando inúmeras disfunções.

A hortaliça também possui muitos minerais, como cálcio, potássio, fósforo, sódio e cloro, que garantem propriedades que combatem bactérias, promovem a cicatrização e acaba com o inchaço, devido ao acúmulo de líquidos no organismo. Outra função muito importante da cenoura é como expectorante e muito utilizada quando a tosse possui catarro.

É possível eliminar a tosse tomando xarope de cenoura

A cenoura é cicatrizante e expectorante (Foto: depositphotos)

A grande vantagem é que a cenoura é um alimento natural que também pode ser utilizado para fazer um lambedor para crianças, sem contraindicações. Ela torna-se um medicamento fitoterápico cheio de nutrientes.

Veja também: Como escolher cenoura. Aprenda e não erre na compra

Lambedor de cenoura para crianças

Aprenda a fazer um lambedor ou xarope de cenoura para acabar com a tosse das crianças acima de dois anos de idade.

Ingredientes

  • Uma cenoura;
  • Açúcar mascavo.

Modo de fazer

Corte a cenoura bem fininha ou rale-a. Coloque em uma panela junto com o açúcar mascavo, que é mais saudável pois não passa pelo processo de refinamento dos açúcares branquinhos. Esse recipiente deve ficar em repouso até formar uma calda que resulta da água que é eliminada da cenoura junto com o derretimento do açúcar. Depois disso, você deve tomar duas colheres (de chá) dessa calda ao dia.

Lembre-se: apesar de natural, esse lambedor não é aconselhável para bebês, por conta do açúcar. Também não é indicado o uso de mel para crianças menores de dois anos.

Veja também: Receitas de lambedores (xaropes)

Lambedor de cenoura para adultos

A principal diferença entre essa receita e a do lambedor de cenoura para crianças é a utilização do mel, uma vez que esse alimento não é indicado para os pequenos.

Ingredientes

  • 6 cenouras médias;
  • 3 colheres de mel de abelhas;
  • 2 colheres (de sopa) de água potável.

Modo de fazer

Você deve ralar as cenouras cruas no liquidificador ou no processador, como achar melhor. Para isso, coloque as duas colheres de água para transformar a mistura em uma espécie de pasta. Em seguida deve socar essa pasta em um pano e espremer para retirar todo o sumo, que será utilizado na receita. Esse suco concentrado deve ser misturado com o mel e levado ao fogo até formar o xarope. Tome uma colher (de sopa) duas vezes ao dia.

Veja também: Lambedor de romã: veja como preparar e para que serve

As pessoas diabéticas também não podem consumir lambedores uma vez que eles são doces.