Descubra quanto de antioxidantes contém cada tipo de chocolate

Através da escolha do chocolate, rico em antioxidantes, você pode conseguir proteger o organismo

Como todo mundo sabe, o organismo humano é formado por células e estas unidades estão sujeitas a se transformarem no corpo com o passar do tempo ou devido a ação de outros elementos. Por exemplo, as células também envelhecem, mas cada uma no tempo certo. Entretanto, a ação de radicais livres pode provocar uma oxidação das unidades celulares mesmo quando elas estão saudáveis.

Este tipo de situação é prejudicial para as células e para o corpo do indivíduo, uma vez que isso pode provocar o surgimento de doenças e outras questões estéticas. Desta forma, é possível dizer que a oxidação das células pode provocar envelhecimento precoce, câncer e vários outros problemas de saúde.

Contudo, existe uma substância capaz de retardar ou inibir por completo a ação dos radicais livres. Chamado de antioxidante, este elemento está presente em diversos alimentos comuns do nosso dia-a-dia, inclusive no chocolate. Assim, todos os doces feitos com cacau podem trazer benefícios para a saúde do corpo e quanto maior a concentração desta substância, melhor será a ação antioxidante.

Descubra quanto de antioxidantes contém cada tipo de chocolate

Foto: depositphotos

Benefícios do antioxidante à saúde

Também chamados de polifenóis, os antioxidantes podem ser utilizados para melhorar diversas operações no corpo. De acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, estes elementos podem contribuir para regular o aparelho circulatório, melhorar a irrigação do cérebro, prevenir a formação dos coágulos sanguíneos e ainda manter o corpo saudável. A médica ainda afirma que estas substâncias “reduzem a pressão arterial, e protegem contra a oxidação do colesterol LDL, o colesterol ruim. Estes antioxidantes também turbinam o sistema imunológico aumentando a nossa resistência contra doenças e reduzem a inflamação”, finaliza Tamara.

Outros benefícios também podem ser alcançados com a ação dos antioxidantes no corpo, como a redução dos sintomas da TPM, a exemplo da depressão e da ansiedade. Isto porque, no caso do cacau, o alimento acaba elevando os níveis de serotonina, neurotransmissor do bem-estar. Além disso, a nutróloga lembra que o antioxidante ainda “contribui para suprir a carência de minerais (magnésio, ferro e manganês), comuns no período menstrual.”

Quantidade de antioxidantes nos tipos de chocolates

Antes de mais nada, é necessário reafirmar que, quanto mais cacau um chocolate tiver, mais amargo ele vai ser e mais benéfico ele se torna. Por exemplo, em cada 100 gramas de chocolate, é possível definir as miligramas de antioxidantes presentes neste produto. De acordo com a nutróloga, temos:

  • 100 g de chocolate amargo a 70%: 400 mg de antioxidantes.
  • 100 gramas de chocolate meio amargo a 50%: 250 mg de antioxidantes.
  • 100 gramas de chocolate ao leite: 70 mg de antioxidantes.
  • 100 gramas de chocolate branco: 0 mg de antioxidantes.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.