Dê um up no seu treino fazendo uso desse tipo de alimentação

Os macronutrientes não podem faltar no cardápio diário, por isso é indicado que os atletas consumam alimentos à base de proteínas, carboidratos e lipídio

Quem deseja ter um melhor desempenho nas academias, precisa cuidar também, e principalmente, da alimentação. De acordo com a nutricionista Natasha Terra, é praticando atividades físicas e se alimentando de forma equilibrada que o indivíduo consegue ter resultados mais eficientes nos exercícios. Por esta razão, lembra a especialista, é indicado fazer boas escolhas e composições de pratos nas refeições diárias, tanto de pré-treino como de pós.

Para Natasha, os macronutrientes não podem faltar no cardápio diário, por isso ela recomenda que os atletas consumam alimentos à base de proteínas, carboidratos e lipídios. Estas opções, segundo a nutricionista, conseguem melhorar a performance esportiva, facilitar o ganho de massa magra e ainda favorecer a recuperação dos músculos.

Levando em consideração estas informações, a especialista ainda reforça a importância de cada macronutriente e de como a combinação deles traz benefícios ao organismo. Além disso, Natasha Terra ainda indica algumas opções que podem ser boas investidas no antes e depois do treino.

É dessa alimentação que você precisa para melhorar o desempenho na atividade física

Foto: depositphotos

A soma de macronutrientes para ter bons resultados nos treinos

Natasha recomenda que as proteínas estejam presentes em todas as refeições, pois elas são os macronutrientes mais importantes para o corpo. Isto porque, de acordo com a especialista, estes elementos participam da síntese proteica e da recuperação dos músculos. Além destas funções, as proteínas ainda podem aumentar a saciedade e ainda contribuir para o bom crescimento dos cabelos e das unhas.

Mas se tem algo melhor que as proteínas, se chama a combinação delas com os carboidratos. A associação destes elementos pode fornecer energia para o indivíduo exercer as atividades físicas e também para repor o glicogênio muscular, substância escassa após o treino, pois é utilizada nos exercícios.

Desta forma, a profissional em nutrição recomenda alguns alimentos onde podem conter os macronutrientes:

  • Proteínas magras: peito de frango, filés de peixe (como Saint Peter ou linguado), carne vermelha (patinho, alcatra, coxão mole);
  • Outras fontes de proteína: leguminosas, como grão-de-bico, lentilha, feijão, ervilha, soja e cogumelos;
  • Carboidratos “bons” para serem consumidos durante o dia: estão presentes na batata doce, arroz integral, mandioquinha, inhame, mandioca, aveia, etc, além de frutas e verduras.
  • Carboidratos “bons” pós-treino: batata, arroz branco, tapioca, frutas como laranja, melancia, banana, melão e uva.

Além dos tipos de proteínas e dos tipos de carboidratos, existem ainda gorduras saudáveis que devem compor a alimentação de um atleta, são elas: coco, abacate, castanhas, azeite de oliva, entre outros. Estes elementos são fontes de nutrientes e antioxidantes, sendo assim acabam atuando no metabolismo de hormônios e vitaminas lipossolúveis.

Sugestões da nutricionista de receitas para antes e depois do treino

Antes

  • Biscoito de arroz com pasta de grão de bico (homus) ou pasta de amendoim;
  • Ovo + tapioca (na forma de panqueca), lanche conhecido como “crepioca”;
  • Iogurte + aveia + fruta.

Depois

  • Omelete com queijo magro + tomate + 1 fruta;
  • Iogurte desnatado + fruta + castanhas;
  • Whey protein isolado batido com fruta.

Veja também:

O que comer antes do treino

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.