Cuidados necessários para roupas e sapatos durarem muito tempo

Uma das dicas é lavar as peças de acordo com a indicação do fabricante

Sabe aquela sensação boa de usar uma roupa nova, ou melhor ainda, limpinha? Pois bem, essa é uma prática que faz parte da vida de muitas pessoas. Porém, nem todo mundo sabe qual a forma ideal de fazer com que as roupas, ou até sapatos, tenha uma vida útil estendida.

Uma das primeiras preocupações que se deve ter vem da higienização da mesma, passando pela acomodação e também as interferências externas. Afinal de contas, tudo pode ser levado em consideração quando o assunto está ligado a durabilidade das roupas e sapatos.

A partir de dicas e cuidados simples, você pode aumentar a vida útil das suas peças. Vale lembrar que você não precisará desprender muito esforço para isso, basta incorporar as ações e medidas no seu dia a dia. As dicas e sugestões foram retiradas do livro “Limpe e Arrume a sua Casa”, escrito por Anna Shepard e editado pela Publifolha.

A partir de dicas e cuidados simples, você pode aumentar a vida útil das suas peças

Uma das dicas é lavar as peças de acordo com a indicação do fabricante (Foto: depositphotos)

Cuidados para roupas e sapatos durarem mais

Limpar gavetas e armários

Reserve uma ou duas datas ao longo do ano para limpar suas gavetas e armários. Essa medida pode ser de fundamental importâncias para afastar as traças. Para tanto, esvazie todos os compartimentos e passe o aspirador de pó. Dependendo do material, vale a pena lavar os compartimentos também. Ao fim de tudo, forre com papel adequado.

Combata as traças

Você deve ficar bastante atento a presença de traças nas gavetas e armários. Geralmente elas ficam escondidas em meio as roupas, chegando até a danificá-las. Quando perceber alguma peça danificada, a primeira providência é descartá-la ou então aplicar uma técnica de lavagem a seco. Para afastá-las de vez, uma boa solução é espalhar sachês de lavanda e cedro pelas gavetas e armários.

Veja tambémVeja o jeito certo de arrumar o seu gaveteiro de utilidades

Troque as roupas

Para fazer com que suas roupas durem mais, uma dica bem simples é evitar usá-las por dois dias seguidos. Além de acumular suor e mau-cheiro, as roupas e sapatos perdem um pouco da vida útil. Para tanto, pendure-as em local arejado, longe do Sol e da umidade. Além do mais, essa prática ajuda a evitar vincos.

Mais cuidados com as peças

Se você é daquelas pessoas que adoram amontoar roupas no guarda-roupas, preste mais atenção. Isso pode deixá-las mais amassadas e difíceis de passar. Também leve em consideração o tecido da roupa para saber dos cuidados específicos que devem ser tomados. Com as peças de tricô, por exemplo, você não deve pendurá-las. Lavá-las com frequência também provoca desbotamento e desgaste.

Veja também: Fiapos nas roupas pretas? Vem ver como tirar isso rapidinho e sem trabalho

Roupas de estação

Para as roupas de uso específico em determinada estação do ano, o cuidado deve ser redobrado. Procure organizar o seu guarda-roupas de forma que elas fiquem todas separadas em um único canto. Isso ajuda até na hora de conservá-las. Lave-as de acordo com a indicação do fabricante e use sacos, caixas ou baús para guardá-las. Proteja-as da luz solar e também da umidade excessiva. Isso vai aumentar a vida útil dessas peças.

Junte a lingerie

Na hora de guardar as peças íntimas, vale a pena separar uma gaveta específica para isso. As mulheres devem separar as calcinhas dos sutiãs, assim como os homens as meias das cuecas. Para facilitar a tarefa, o mercado oferece uma série de modelos de organizadores. Veja o que melhor se encaixa na sua necessidade.

Cuidado com os sapatos

Os mesmos cuidados tomados com as roupas devem ser refletidos nos sapatos. Para facilitar o uso, evite misturá-los, preservando-os sempre em pares. Se eles estiverem molhados, use jornal ou papel-toalha para que eles sequem naturalmente. Evite usá-los dois dias seguidos e, antes de guardá-los, deixe secar um pouco, já que o pé também pode molhá-los com a produção de suor.

Veja tambémMisturinha prática para limpar o seu tênis encardido

Elimine o cheiro

Uma das várias reclamações que podem surgir em relação aos sapatos vem da presença do mau cheiro. Ele pode ser facilmente eliminado a partir da utilização de bicarbonato de sódio. Para isso, basta salpicar um pouco da substância durante a noite e retirar na manhã seguinte. Ao fim, passe o aspirador de pó. Isso ajuda a eliminar todo resquício de bicarbonato de sódio.