Crepioca: 5 receitas que não engordam

Esse alimento caiu no gosto do brasileiro por ser versátil e saudável

Você sabia que existem receitas de crepioca que quase não engordam e ajudam a emagrecer? Isso mesmo, essas receitas – bastante fáceis e simples de fazer – têm tomado o lugar na mesa das pessoas no mundo todo, principalmente como substitutas do famoso pão francês (ou pão de sal).

Crepioca nada mais é do que a união entre crepe e tapioca. Dessa forma, esta mistura resulta em uma receita baseada em 2 ingredientes principais: ovos e goma de mandioca (ingrediente da massa de tapioca comum). O ovo também pode ser substituído por leite, inclusive o de soja.

Sendo uma alternativa natural, livre de glúten e gorduras, a crepioca é uma fonte de carboidratos que não resulta em muito acúmulo de gordura. Por isso, é uma das opções de carboidratos saudáveis principalmente no café-da-manhã.

Confira agora as receitas fit de crepioca que não engordam. Veja também abaixo como a crepioca ajuda no emagrecimento e seus benefícios para a saúde e organismo no geral.

5 melhores receitas fáceis de crepioca

As receitas de crepioca são bem simples. Qualquer pessoa pode fazer sem grande dificuldades. A massa é bem simples e única, e o recheio vai da preferência de cada pessoa. Veja abaixo como fazer as melhores crepiocas fit.

Ingredientes da crepioca

Além de simples de preparar, a crepioca pode levar diversos tipos de recheios (Foto: depositphotos)

Crepioca fit simples

Primeiro, temos a crepioca fit simples, que nada mais é do que a massa da crepioca. Em uma tigela, adicione 2 colheres (de sopa) de goma de mandioca peneirada e 1 ovo. Você pode substituir o ovo por 50 ml de leite da sua preferência. Isso equivale a 3 ½ colheres de leite.

Misture tudo e leve a uma frigideira quente. Prefira as frigideiras e assadeiras antiaderentes, que não necessitam de óleo, margarina ou manteiga para assar. Caso queira usar, prefira a manteiga ou óleo. Use pouco e espalhe com ajuda de um guardanapo ou papel toalha.

Asse em fogo baixo, dos dois lados. Se você tem dificuldade para virar a massa, pode usar um prato como apoio ou uma espátula. E pronto! Massa de crepioca está feita e você pode rechear com um algum integrante fit, como queijos e patês.

Crepioca fit de frango

Prepare a massa de crepioca com 1 ovo (ou 50 ml de leite) e 2 colheres (de sopa) de goma de mandioca peneirada. Asse os dois lados em uma frigideira e reserve no prato. Para o recheio, misture 4 colheres de frango desfiado, 2 colheres de requeijão light, ½ tomate picado sem sementes e 2 colheres de milhoEsta é uma receita bastante nutritiva, saborosa e que vai satisfazer a fome tranquilamente.  

Veja também: Dê um up no seu treino fazendo uso desse tipo de alimentação

Crepioca fit de queijo cottage

O queijo cottage nessa receita é um ingrediente chave para uma receita. Prepare a massa com 2 colheres (de sopa) de goma de mandioca peneirada e 1 ovo (ou 50 ml de leite). Asse dos dois lados em uma frigideira e reserve em um prato.

Para o recheio, use queijo cottage picado e brócolis picado. Não há uma medida, pode usar à vontade. Mas não exagere, use o suficiente para equivaler a quantidade da massa.

O queijo cottage é um dos queijos brancos com menos teor de gordura que existem no mercado. De acordo com pesquisas e estudos sobre a sua composição, estima-se que ele possua apenas 4% de teor de gordura (1).

Crepioca fit doce de banana com canela

Para dar aquela quebrada nas crepiocas salgadas, você também pode preparar uma receita doce. Prepare a massa usando 2 colheres (de sopa) de goma de mandioca peneirada, 1 colher (de chá) de cacau em pó, e 1 ovo (ou 50 ml de leite). Asse dos dois lados na frigideira aquecida. Reserve.

Para o recheio, corte uma banana média em rodelas e adicione sobre um dos lados da crepioca. Feche colocando o lado vazio sobre o lado com as bananas. Por fim, “polvilhe” um pouco de canela em pó sobre a massa. Pronto!

Crepioca de atum com requeijão

Esta é uma das opções mais práticas e consumidas por todos que amam crepioca. É muito simples. Prepare a massa usando 2 colheres (de sopa) de goma de mandioca peneirada e 1 ovo (ou 50 ml de leite). Asse dos dois lados em uma frigideira aquecida. Como recheio use 1 colher (de sopa) de requeijão e 2 de atum.

Crepioca ajuda a emagrecer?

Sim, a crepioca pode ser uma boa aliada em dietas de emagrecimento. É uma opção de substituta para o pão francês, e pode ser recheada com uma enorme diversidade de recheios fit, como queijos, além de ingredientes e preparos poucos calóricos.

A crepioca é um alimento funcional. Alimentos funcionais são aqueles que, além de oferecer as funções nutricionais básicas, produzem efeitos metabólicos, fisiológicos ou benéficos para a saúde. (2) São alimentos que podem ser consumidos sem supervisão médica, exceto em casos de intolerâncias.

Mas, claro, vale lembrar que a crepioca ainda é uma fonte de carboidratos, então não pode haver exageros. Trocar 1 pão francês por 3 crepiocas, por exemplo, vai continuar te engordando.

Lembre-se também que a crepioca é uma alimento substituto e não emagrecedor. A perda de peso é resultado de práticas físicas e alimentação balanceada. Por isso, entre em uma dieta saudável que inclua a crepioca e pratique exercícios, assim, você vai emagrecer ou manter o peso que quer.

Veja também: Motivos que farão você começar a substituir o pão por tapioca

Benefícios da crepioca

A crepioca traz alguns benefícios ao organismo humano. Em primeiro lugar, é importante compreender a tapioca (goma de mandioca) como um alimento natural, livre de glúten e gordura. Além disso, há baixo teor de sódio, mesmo sendo uma boa fonte de carboidratos. (3).

Já o ovo é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico e vitaminas. Entre os principais nutrientes destacam-se as vitaminas do complexo B, A, E, K e minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco. Além disso, a ciência confirma a presença de carotenoides e colina, um importante componente para o cérebro.

Além disso, estudos indicam que o consumo de ovos pode estar relacionada a mais saciedade e diminuição da ansiedade. A ansiedade é um fator muito influente no aumento de peso, uma vez que pode causar fome e até mesmo compulsão alimentar em pacientes.

Caso haja a preferência do leite de vaca ao invés do ovo, a crepioca continua sendo uma opção nutritiva, fit e saudável. O leite é um alimento rico em proteínas, aminoácidos e minerais, como cálcio e fósforo (4).

No caso do uso de leite de soja no preparo da massa da crepioca, a receita fica ainda mais natural. Sendo a principal opção de substituição do leite de vaca, o leite de soja conta com zero lactose, proteínas vegetais, carboidratos  e nutrientes de alto valor para a saúde humana (5).

Por fim, trata-se de um alimento muito versátil, que funciona tanto com recheios salgados e doces, e uma ótima alternativa de introduzir alimentos saudáveis na alimentação diária. Por exemplo, usar legumes junto a frango no recheio vai melhorar o consumo de alimentos naturais no dia a dia.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.