Cravo-da-índia – Benéfico para a saúde e emagrece!

Emagrecer com saúde é um verdadeiro desafio, mas é possível utilizando o chá de cravo-da-Índia

Usar o cravo-da-Índia no dia a dia confere aos indivíduos benefícios para a saúde e para o corpo. Assim como ervas e outros produtos naturais, esta especiaria vem ganhando espaço não só nas cozinhas brasileiras mas também na caixinha de remédios.

Rico em propriedades terapêuticas, o cravo-da-Índia trata problemas relacionados aos sistemas digestório, imunológico e circulatório. Ainda possui ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, termogênica e desintoxicante.

Chamada cientificamente de Syzygium aromaticum, essa especiaria também pode ser encontrada pelos nomes de cravo, cravo de cheiro, árvore de cravo, craveiro etc. Uma de suas maiores características é o aroma marcante, que junto ao sabor forte, constitui um ingrediente muito utilizado no preparo de pratos tipicamente brasileiros.

Para que serve o cravo-da-índia?

O cravo-da-índia tem o poder de melhorar a digestão, evitar a prisão de ventre e náuseas

Essa especiaria consegue fortalecer o sistema imunológico (Foto: depositphotos)

O uso de cravo-da-Índia não se resume à culinária. Apesar de ser muito empregada para esta função, essa especiaria também se destaca quando os assuntos são tratamento de doenças e melhorias na estética.

Pode ser aplicada, por exemplo, no caso de problemas digestivos. Isto porque o cravo tem o poder de melhorar a digestão, minimizar os problemas de indigestão, prisão de ventre e náuseas. Outro grande papel da planta é a ação antisséptica que garante alívio nas inflamações bucais, as quais afetam dentes, gengivas ou a garganta.

Além disso, árvore de cravo é indicada para combater a tosse, fortalecer o sistema imunológico e aliviar dores que afetam músculos e articulações. Já nos tratamentos estéticos, essa especiaria consegue inibir o surgimento e desenvolvimento de acnes.

Veja também: Orégano e cravo podem matar mosquito transmissor do zika vírus

Benefícios do cravo-da-Índia para os cabelos

O cravo possui uma função importante no organismo, a de melhorar e estimular a circulação sanguínea. Quando ele é colocado dentro dos potes de shampoo, acaba exercendo esta função no couro cabeludo. Consequentemente, os cabelos também são beneficiados por esta habilidade da especiaria, fazendo com que os fios cresçam com mais facilidade.

Além de estimular o crescimento das madeixas, o cravo também atua no fortalecimento dos fios e combate a queda. Para conseguir todos esses benefícios, basta colocar 10 cravos-da-Índia dentro de um pote de shampoo, mexer bastante e após dois dias, começar a usar este produto.

Mastigar cravo emagrece?

Há uma ideia no senso comum afirmando que mastigar cravo pode ajudar no processo de emagrecimento. Apesar dessa especiaria possuir propriedades capazes de auxiliar na perda de peso, elas não são alcançadas na mastigação.

Veja também: Benefícios do óleo de cravo para a saúde!

Para conseguir que o cravo acelere o metabolismo, agindo como um termogênico, e assim contribua para a queda de números na balança, é preciso preparar um chá. Para isso, basta tem em mãos uma colher (de café) de cravos e uma xícara de água fervente.

Misture os dois ingredientes, tampe o recipiente e aguarde a infusão ficar pronta depois de 10 minutos. Após o tempo determinado, basta coar e beber o chá sem adicionar açúcar, adoçante ou mel. A dica é fazer uso dessa bebida até três vezes por dia.

Cravo, canela e gengibre, um chá que chapa barriga

Se o cravo já é eficaz na perda de peso, imagine como ele age no corpo sendo combinado com os benefícios da canela e do gengibre. O “trio parada dura” funciona como um potente termogênico, acelerando o metabolismo e, como consequência, a perda de peso.

Além disso, a canela auxilia no processo de digestão e o gengibre elimina sensações de mal-estar. Assim, basta combinar os três ingredientes em um só chá e aproveitar inteiramente os benefícios oferecidos por essas três especiarias.

Para isso, coloque em uma panela com água filtrada os seguintes ingredientes: um pedaço de gengibre cortado em rodelas, dois paus de canela e cinco cravos-da-Índia. Leve tudo para o fogo e espere ferver. Assim que iniciar o processo de ebulição, abaixe o fogo, tampe a panela e aguarde cinco minutos. Por fim, coe o chá e sirva sem acrescentar mais nada. O ideal é tomar até três vezes durante o dia.

Emagrecer com cravo e com dieta

Para quem deseja emagrecer usando como suporte o chá de cravo ou a infusão feita com a combinação das três especiarias citadas anteriormente, é preciso levar em consideração alguns pontos.

O primeiro deles é que não é possível emagrecer sem mudanças nos hábitos alimentares. A planta pode ser apenas uma aliada, mas não o fator principal da perda de peso. Neste caso, é necessário uma reeducação alimentar comandada por um profissional especializado.

Além das mudanças na alimentação, faz-se necessário a aplicação de atividades físicas no dia a dia. Qualquer exercício, quando bem planejado e executado, pode render bons frutos para quem deseja perder medidas.

Veja tambémÓleo de cravo – Suas propriedades para unhas e dentes

Contraindicações desta especiaria

Chá de cravo não deve ser utilizado durante os nove meses de gravidez, assim como lactantes também não podem aproveitar dos benefícios dessa especiaria. Além disso, os pacientes que fazem uso de remédios anticoagulantes e os que são portadores de úlceras gastrintestinais devem evitar o uso de cravo-da-Índia.

De uma maneira geral, é mais apropriado e indicado buscar a opinião médica assim que o corpo apresentar sintomas incomuns. Só um profissional de saúde está habilitado para prescrever remédios que tratam doenças, sejam eles naturais ou não.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.