Para que serve a couve manteiga? Conheça todos os benefícios deste vegetal

Essa hortaliça evita o acúmulo da gordura no corpo, evitando celulites, peso extra e gordura nas artérias

Você sabe para que serve a couve manteiga? Nesse artigo você vai conhecer todos os benefícios deste vegetal para a saúde, quais doenças esse tipo de couve evita e quais consegue tratar. Para esclarecer esses e muitos outros pontos, o Remédio Caseiro preparou um material especial para você. Confira a seguir e boa leitura!

Antes de desvendar todos os segredos da couve manteiga, saiba que ela é rica em fibras, sais minerais e vitaminas. A cor verde das suas folhas é sinal de que ela pode ser benéfica para o corpo, interferindo, positivamente, em várias das suas funções.

A couve manteiga é um ingrediente muito fácil de ser encontrado em supermercados e feiras livres, por isso não há grandes dificuldades para ser inserido no cardápio diário. No que diz respeito ao preço, seu valor é inversamente proporcional aos benefícios.

Para que serve a couve manteiga?

Conhecida por sua cor verde, a couve manteiga é rica em betacaroteno, vitamina C, proteínas e fibras. Além do mais, sais minerais como o cálcio, ferro, magnésio e potássio se destacam.

O ingrediente ainda possui vitaminas dos complexos A, B, C e K. “A couve tem efeito anti-inflamatório, pois possui ômega-3, ácidos graxos que ajudam a regular o processo inflamatório do organismo”, acrescenta o médico Juliano Pimentel.

A couve manteiga serve para equilibrar os níveis de gordura no corpo, regulando a pressão

A couve manteiga é rica em cálcio e magnésio, evitando casos de osteoporose (Foto: depositphotos)

Veja o que mais está agregada a couve manteiga:

  • Desintoxica o organismo
  • Evita o aparecimento de alguns tipos de câncer
  • Combate o colesterol ruim
  • Faz bem para os ossos
  • Controla a pressão arterial
  • Combate diabetes
  • Evita anemia
  • Combate celulite
  • Promove sensação de bem-estar

Depois de conhecer quais os benefícios do consumo da couve manteiga no dia a dia, agora chegou a hora de conhecer, de forma detalhada, todos esses pontos levantados. Fique atento!

Veja tambémBenefícios e propriedades da couve flor

Desintoxica o organismo

Presente em sucos detox, a couve é um alimento que possui o poder de desintoxicar o organismo, eliminando os agentes que podem trazer problemas para o seu funcionamento. Em outras palavras, ele faz uma verdadeira faxina no organismo.

A couve também traz benefícios para o bom funcionamento do intestino e fígado, o que faz com que ela seja usada para tratar problemas como a prisão de ventre.

Evita o aparecimento de alguns tipos de câncer

Entre os benefícios da ingestão da couve está o poder de combater certos tipos de câncer. Isso se deve a ação desintoxicante, que interfere também na mutação das células que, mais tarde, podem ajudar no desenvolvimento do problema.

Entre os principais tipos de câncer que a couve combate, destaque para o câncer do pulmão, colorretal, da mama e da próstata. Vale ressaltar que a ação do vegetal pode ser sentida em diferentes estágios de desenvolvimento da doença.

Combate o colesterol

A couve manteiga fornece os nutrientes necessários que o corpo precisa para não desenvolver doenças relacionadas ao colesterol. Na prática, ela se liga a ácidos biliares no tubo digestivo.

Isso faz com que essa substância seja excretada do corpo com mais facilidade. Vale ressaltar que os ácidos biliares são constituídos a partir do colesterol que circula pelo corpo. Dessa forma, o índice de colesterol acaba sendo reduzido.

Faz bem para os ossos

A presença da vitamina K na composição da couve acaba por fomentar a absorção do cálcio pelo organismo. Isso faz com que a massa óssea seja beneficiada. A presença de magnésio e cálcio coloca a couve em posição de destaque em relação ao leite.

Tudo isso em conjunto, faz com que problemas de saúde como a osteoporose sejam evitados a partir da ingestão regular da couve manteiga.

Controla a pressão arterial

O que faz da couve um excelente alimento para controlar a pressão arterial é a presença de magnésio. No corpo, essa substância ajuda na eliminação das gorduras, o que mantém a pressão estável.

Combate diabetes

Conhecida pela grande quantidade de fibras, a couve também é um excelente alimento para ser consumido por pacientes com diabetes. No corpo, as fibras acabam interferindo nos níveis de glicose no sangue, reduzindo-os.

A presença de uma substância conhecida por ácido alfa-lipoico, também é responsável pelo equilíbrio dos níveis de glucose. Isso faz com que a sensibilidade à insulina aumente. Em suma, a couve melhora significativamente a qualidade de vida dos diabéticos.

Evita anemia

A presença de sais minerais na composição da couve, sobretudo do ferro, faz com que o alimento deixe o corpo mais resistente a problemas como a anemia. Por isso ele deve sempre estar presente na dieta das pessoas.

Combate celulite

A couve evita o acúmulo de gordura no corpo. Isso faz com que as tão temidas celulites sejam evitadas. A partir de uma dieta equilibrada e regada a couve, esse benefício pode ser uma realidade.

Porém, só isso não é o suficiente! Levar uma dieta equilibrada, longe de alimentos gordurosos e frituras, assim como incluir a prática de exercícios físicos, colabora para a obtenção dos resultados.

Veja também: Comer couve todo dia deixa o cérebro 11 anos mais jovem

Promove sensação de bem-estar

Você sabia que a presença do magnésio pode influenciar na formação de todos os neurotransmissores? Na prática, isso faz com que o estresse fique longe do seu dia. Além do mais, uma substância conhecida como colina, previne a depressão.

Isso é possível justamente pelo fato da colina induzir a produção do dos hormônios serotonina, dopamina e norepinefrina, que estão diretamente ligados a sensação de bem-estar.

Couve manteiga emagrece?

Quando um alimento aparece com uma gama de benefícios para a saúde é comum as pessoas também relacioná-la ao emagrecimento. Com a couve manteiga isso não é diferente. Mas antes de prosseguir, é bom que você saiba que ela ajuda sim na briga com a balança.

O consumo da couve manteiga serve para ajudar o corpo a reduzir medidas

A grande quantidade de fibras prolonga a sensação de saciedade (Foto: depositphotos)

A couve é um alimento conhecido pelo baixo teor calórico. Daí já se pode entender porque ele é tão presente nas dietas de emagrecimento. Além disso, a grande quantidade de fibras também prolonga a sensação de saciedade.

“Uma xícara de couve contém cerca de 20% da RDA de fibra dietética, que promove a digestão regular, previne a constipação, reduz o açúcar no sangue e promove saciedade”, destaca Juliano Pimentel.

Ainda sobre as fibras, elas também apresentam muitos benefícios quando o que está em jogo é o bom funcionamento do processo digestivo como um todo. Isso também se reflete no intestino.

Junto, tudo isso faz com que o corpo esteja sempre passando por processos de desintoxicação, o que se liga também ao não acúmulo de gorduras. A prisão de ventre é um problema que também é evitado a partir do consumo da couve manteiga.

Porém, não adianta apostar somente nas propriedades da couve para perder peso. O paciente tem de tomar cuidado com a alimentação e incluir também a prática de atividades físicas regulares no dia a dia.

Como consumir a couve manteiga

A partir do tanto de benefícios a respeito da couve manteiga que foi apresentado até agora, difícil vai ser encontrar aquela pessoa que não queira incluí-la na dieta diária, certo? Pois veja como é fácil!

Por ser um alimento fácil de ser encontrado e ainda por cima versátil, a couve manteiga pode entrar na composição de saladas, sejam elas cruas ou cozidas, sucos e onde mais a sua imaginação permitir.

Veja tambémComo plantar couve em casa e desfrutar dos benefícios da hortaliça

Veja agora como preparar algumas receitas com a couve:

Salada de couve

Para preparar esse prato você vai precisar de 30 folhas de couve cortadas bem fininha, 2 tomates médios cortados em cubinhos, 2 dentes de alho cortados, 1 cebola cortada em cubinhos, 1 cebolinha cortada bem fininha e 3 colheres de shoyu.

Para temperar, separe: orégano, pimenta-do-reino branca, sal, azeite e suco de meio limão. Pegue um recipiente grande e misture todos os ingredientes. Depois disso, basta servir, de preferência, como entrada.

Couve refogada

Nessa receita você vai precisar de 1 maço de couve manteiga lavada e cortada em fatias finas, 1 colher (de sopa) de azeite, 1 pitada de tempero baiano, 1 pitada de orégano, ½ sazón verde e 1 pitada de sal.

Com ajuda de uma panela, coloque o azeite e a couve. Mexa bem de forma a refogá-la. Logo em seguida, acrescente os demais ingredientes. Cozinhe em fogo baixo e mexa de vez em quando. Depois, basta servir!

Suco de couve, maçã e hortelã

Para preparar o suco, basta separar 200 ml de água, 1 folha de couve manteiga, 1 maçã vermelha cortada e ½ colher (de sopa) de hortelã fresca. Bata todos os ingredientes no liquidificador de uma só vez e sirva. Se preferir, adicione gelo.

Suco de couve com laranja

Na preparação dessa receita de suco de couve você vai precisar de 100 ml de água, suco de 1 laranja, 1 folha de couve e gelo a gosto. Com ajuda de um liquidificador, bata todos os ingredientes de uma vez. Logo em seguida, sirva.

Suco de couve com melancia

Essa receita é bastante fácil de ser preparada. Para tanto, reserve 100 ml de água, 1 fatia de melancia, 1 folha de couve manteiga e gelo a gosto. Com ajuda de um liquidificador, bata todos os ingredientes de uma vez e sirva.

Veja também: Detox: aprenda 3 formas de fazer suco de couve com limão para perder peso

Por ser desintoxicante, a couve manteiga compõe a maioria dos sucos detox

A couve manteiga pode ser consumida em forma de sucos, saladas e sopas (Foto: depositphotos)

Como comprar a couve manteiga

Apesar de ser um ingrediente que está acessível de maneira facilitada, muita gente ainda tem dúvidas sobre a forma correta de escolher a couve. Seja na feira livre ou supermercado, preste atenção nas orientações a seguir.

Na hora de escolher a couve, opte pelas folhas mais verdes. Quando estiver examinando-as, presta atenção se não possuem partes queimadas pelo sol ou comida por bichos. Observe também se elas estão firmes e lisas.

É bom destacar que as folhas pequenas e mais jovens apresentam sabor mais suave e menos amargo do que as folhas maiores. Também vale prestar atenção se as folhas não estão murchas, justamente pelo fato delas serem mais amargas.

Como armazenar

Para conservar as folhas da couve fresquinhas, existe sim um truque para guardá-las. Lave-as bem. Certifique-se de que todos os resquícios de terra e eventuais fungos foram removidos.

Logo em seguida, seque as folhas da couve com ajuda de um papel toalha. Preste atenção para não secá-las totalmente. Envolva as folhas em um papel toalha e guarde em um saco de plástico hermeticamente fechado.

Caso não consiga esse saco plástico, também pode guardá-las em uma recipiente plástico bem tampado. Esse cuidado ajuda a conservar todos os nutrientes da couve até a hora de ser servida, principalmente se for em saladas cruas.

A couve no seu dia a dia

Depois de acompanhar todas as dicas que foram passadas nesse artigo, assim como as propriedades e benefícios que o alimento possui, agora você já pode se considerar quase um especialista na couve manteiga.

Mas, se por ventura, alguma dúvida persistir, não hesite em procurar um profissional, seja para falar mais das suas propriedades ou então para aconselhar sobre a frequência e melhor forma de ingeri-la.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.