Chá vermelho para o colesterol

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

Você já ouviu falar que o chá vermelho serve para o colesterol? Esse chá é uma das variações de chás obtidos a partir da erva Camellia sinensis. O chá preto, o chá verde e o chá branco são as outras variações. A diferença entre eles está na forma de preparo e de maturação da erva, onde após um processo de eliminação de enzimas e fermentação se obtém a coloração vermelha característica do chá. As partes da erva utilizadas para consumo são as folhas e o caule.

O chá vermelho é bastante utilizado pelos excelentes benefícios que suas propriedades proporcionam no nosso organismo. Segundo a fitoterapeuta clínica Michelly Caldi, ele tem em sua composição proteínas; glicídios; ácido ascórbico; vitaminas do complexo B e bases púricas, especialmente a cafeína; polifenóis: monosideos de flavonóis e flavonas; entre outras substâncias importantes.

Um dos benefícios mais conhecidos desse chá é que ele diminui a taxa de colesterol (LDL) do sangue, prevenindo doenças cardíacas. Veja como preparar essa bebida.

Como preparar o chá vermelho para o colesterol?

Michelly diz que o preparo do chá vermelho pode ser por infusão, utilizando a quantidade de 5 gramas para 500 mL de água. Ele pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia.

Xícara de chá vermelho
O chá vermelho é obtido através da mesma erva do chá verde, preto e branco (Foto: depositphotos)

Confira o passo a passo:

  1. Ferva 500 ml de água.
  2. Após ebulição, desligue o fogo e coloque os 5 gramas do chá.
  3. Abafe por cerca de 10 minutos.
  4. Após esse tempo, coe e acondicione o chá. Conserve em geladeira.

A fitoterapeuta diz que é importante coar o chá para que os princípios ativos não retornem novamente para as folhas. Além disso, ela orienta: “é muito importante lembrar que o chá medicinal, após o seu preparo, não pode ser reaquecido”.

Para quem não gosta de chá, a especialista diz que existem outras formas possíveis de se consumir do chá vermelho. Você poderá adquirir na forma de cápsulas, tintura mãe (gotas) ou através do extrato solúvel.

Outros benefícios do chá vermelho

Além de diminuir a taxa de colesterol ruim, o chá vermelho possui muitos outros benefícios. Michelly lista alguns dos mais importantes:

  • Melhora o fluxo sanguíneo prevenindo algumas doenças do coração;
  • Age como diurético;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Queima calorias por agir como termogênico no organismo, pois acelera o metabolismo, auxiliando em dietas de emagrecimento;
  • Auxilia a desintoxicação do organismo. Os polifenóis e as antocianinas agem como antioxidante que combatem a ação de radicais livres capazes de deteriorar as células, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Os radicais livres são produzidos naturalmente a partir de hábitos diários comuns, como a própria respiração, a má alimentação, a exposição solar, a poluição, o estresse emocional entre outros.

Segundo a fitoterapeuta, ainda não existem estudos que demonstrem contraindicações para o chá vermelho, porém, é comum encontrar recomendações para gestantes e pessoas que sofrem de insônia não consumirem o chá, devido ao alto teor de cafeína. Mesmo assim, o ideal é sempre consultar um profissional de saúde antes de começar qualquer tipo de tratamento.

O colesterol e seus dois tipos

O colesterol é um tipo de gordura que está presente naturalmente em nosso organismo e tem um papel importante para o bom funcionamento celular. “Ele é componente estrutural de membranas celulares de nosso corpo e está presente no coração, cérebro, fígado, intestino, músculos e pele. O colesterol também participa da produção de alguns hormônios como: vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e também os ácidos biliares que ajudam na digestão”, explica Michelly. Entretanto, é preciso saber que existem dois tipos de colesterol. Os chamados colesterol bom e colesterol ruim.

O Colesterol LDL (Lipoproteína de baixa densidade) é o colesterol ruim. Michelly conta que ele se acumula nas artérias de forma silenciosa, aumentando o risco de doenças cardiovasculares como: angina, infarto ou AVC. Portanto, o seu controle é muito importante para a saúde. O excesso desse colesterol pode se dar por fatores genéticos ou alimentares.

Já o colesterol HDL (Lipoproteína de alta densidade) é o colesterol bom. Ele tem a capacidade de transportar o colesterol ruim das artérias e levá-lo para o fígado, onde será eliminado.

Outras formas de melhorar os níveis de colesterol

O estilo de vida é muito importante para o controle do colesterol, por isso, é necessário mudar alguns hábitos da nossa rotina. “Evitar o sedentarismo, evitar comer alimentos com gordura saturada e evitar fumar são medidas importantes a serem seguidas. O tratamento é preventivo e permanente”, explica Michelly.

Sendo assim, a profissional indica consumir alimentos mais saudáveis e ricos em ômega 3, como: salmão, fibras, frutas e vegetais, soja, nozes e alho. Todos esses alimentos contribuem para melhorar os níveis de colesterol no sangue.

Em contrapartida, os alimentos que mais aumentam o colesterol e devem ser evitados são: gema dos ovos, bacon, a pele da carne das aves, manteiga, creme de leite, nata, frituras, salsichas e embutidos.

Para finalizar, ela acrescenta: “existe na fitoterapia uma grande quantidade de plantas, inclusive com comprovação científica, que melhoram os níveis de colesterol sanguíneo. Seu uso requer acompanhamento de um fitoterapeuta que irá avaliar a necessidade individual de cada paciente, avaliar os medicamentos que este paciente já faz uso e, a partir da individualidade de cada um, traçar uma linha de tratamento”, reforça a profissional.

*Informações sobre a especialista entrevistada

Michelly Caldi
Fitoterapeuta Clínica com ênfase em emagrecimento, doenças crônicas, distúrbios do sono e ansiedade, sistema imunológico, dores crônicas.

Sobre o autor

Jornalista, possui especialização em Jornalismo Cultural e também atua na área de marketing de conteúdo e produção audiovisual. Registro Profissional MTB-RJ: 36167.