Relaxar está cada vez mais difícil hoje em dia, seja pela falta de tempo ou pela falta de recurso, o estresse vem consumindo as pessoas com mais intensidade.
Para quem busca uma pausa dessa exaustão um boa dica é ir à praia, esquentar o corpo no sol, olhar o céu azul, sentir a areia morna e ainda ouvir o barulho que as ondas fazem.
Esse seria um cenário perfeito para deixar as preocupações de lado e descansar.
Quem não tem a opção de curtir um dia na praia, pode ao menos usufruir dos benefícios oriundos dos oceanos, que são inúmeros!
Os animais, as plantas e as substâncias marinhas são fontes de nutrientes que além de nos manter saudáveis, podem deixar o corpo e a pele com uma melhor aparência.
Para evidenciar e explicar como isso acontece, o Remédio Caseiro trouxe as propriedades benéficas conseguidas através do mar.
Maravilhosos poderes do oceano
Não é de hoje que se tem conhecimento dos benefícios encontrados nos elementos do mar. A medicina mesmo está sempre utilizando desse meio para obter novos remédios mais potentes contra determinadas doenças.
Muitos produtos farmacêuticos estão em processo de desenvolvimento, como medicamentos contra o câncer originado das ovas da estrela do mar; remédio contra osteoporose proveniente de corais, o protetor solar mais poderoso do mundo é derivado de uma determinada espécie de água-viva, entre outros.
E o que falar sobre a saúde e a perspectiva de vida de japoneses e chineses?
Os orientais têm o costume de comer frutos do mar diariamente e essa prática está associada a qualidade de vida que eles possuem, menos doenças, mais longevidade e menos problemas ligados à obesidade.
Entre as vantagens oferecidas pelo mar, pode-se citar peixe, algas marinhas e o sal.
Peixe para sua saúde

Foto: Pixabay
Além de evitar a formação de coágulos sanguíneos, os causadores de doenças cardíacas, o peixe é eficaz contra uma série de outro problemas de saúde, como a depressão, inflamações à exemplo da psoríase, artrite reumatoide e doença de crohn.
Além disso, consegue ser um aliado das mulheres, pois pode aliviar as cólicas menstruais. Todos esses benefícios já foram testados e comprovados por especialistas.
Os resultados de ensaios clínicos foram demonstrados entre os esquimós da Groelândia, para os quais o peixe é a base alimentar.
Nessas sociedades, os índices dessas doenças coronarianas se apresentaram baixos. Uma outra dica, que também é comprovada, é o uso das cápsulas de óleo de peixe, que podem substituir o próprio animal marinho.
Alga marinha: fonte de vitaminas e minerais

Foto: Pixabay
Existem mais de 2.500 espécies de algas marinhas, todas elas são ricas em proteínas e fibras alimentares. Esses vegetais possuem 20 vezes mais vitaminas e minerais do que os que são plantados e colhidos no solo.
Apesar disso, contém muito mais sal do que as demais, sendo assim os hipertensos devem ter cuidado ao prepará-la.
Ao contrário das plantas terrestres, as algas marinhas contêm vitamina B12. Para se ter uma ideia de como esse nutriente é importante para a saúde humana, a falta dela pode causar fadiga, depressão, entorpecimento e formigamento.
A alga ainda possui, em sua composição, um ácido de nome algínico, que ajuda a eliminar o chumbo do sangue e a prevenir o câncer.
Como é possível notar através de pesquisas, as ocorrências de câncer e obesidade no Japão são extremamente raras. Isso acontece pois as algas marinhas ajudam a estimular o metabolismo e assim auxilia a glândula chamada tireoide.
Sal para uma pele saudável

Foto: depositphotos
Além dos animais e dos vegetais marinhos, outro grande aliado para a saúde humana é o sal. Claro que se consumido em doses exageradas se transforma em um inimigo para as pessoas, por isso o controle e a bom senso devem prevalecer na hora de salgar aquela refeição.
Mas, além de se apresentar como um saboroso tempero, o sal também é uma ótima maneira de hidratar a pele seca e danificada, oferecendo mais suavidade e maciez a essa região.