Conheça os benefícios medicinais da baunilha

Essa planta pode ser consumida na forma de chá ou extrato natural

Nesse texto você vai poder conferir todos os benefícios medicinais da baunilha e quais as doenças que ela evita e trata. Veja também como utilizar a planta em prol da saúde e como preparar tanto o chá quanto o extrato. Confira tudo isso e muito mais a seguir!

Conhecida pelo relevante poder aromático, a baunilha possui muitas propriedades medicinais ainda desconhecidas pela maior parte das pessoas. Ela pode ser usada na prevenção e tratamento de alguns problemas de saúde.

A baunilha é originária do México. Ela é uma especiaria derivada da família das orquídeas do gênero Vanilla. Por ter o acesso facilitado, já faz parte do dia a dia de muita gente, seja no preparo de pratos, sobretudo doces e chás.

Porém, uma dica importante em relação ao consumo da baunilha é que, antes de inclui-la em qualquer que seja o tratamento, o médico deve ser consultado. Isso garante a sua utilização consciente e previne o aparecimento de qualquer problema.

Benefícios da baunilha

Entre os benefícios da baunilha estão o controle da pressão sanguínea e da ansiedade

A baunilha é uma especiaria derivada da família das orquídeas do gênero Vanilla (Foto: depositphotos)

A Baunilha possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde do corpo. Ela se destaca na medicina natural por possuir propriedades emenagogas, estimulantes, aromatizantes, afrodisíacas e carminativas.

Na composição da baunilha, algumas substâncias podem ser destacadas, a exemplo de sais minerais como magnésio, potássio e cálcio. No que diz respeito a utilização medicinal, tanto o chá quanto o extrato natural podem ser utilizados.

A partir de agora, veja em quais circunstâncias a baunilha pode ser usada em tratamentos relacionados a saúde.

Pele

Por conter em sua composição vitaminas do complexo B, tais como niacina, tiamina e ácido pantotênico, a baunilha pode ser usada em prol da saúde da pele. Além de proteger a pele contra os danos causados pelos poluentes ambientais e toxina.

Veja também: Chá de Baunilha, muito gostoso e combate até Alzheimer

A baunilha é uma substância rica em antioxidantes. Dessas forma, ela pode ser usada com o intuito de eliminar os radicais livres presentes no corpo, toxinas essas que causam o envelhecimento natural das células.

Ela possui o poder de retardar os sinais de envelhecimento da pele, entre eles, linhas de expressão, rugas e manchas de idade. Por esse motivo, a baunilha é bastante explorada pela indústria cosmética.

Devido ao efeito antibacteriano, a baunilha pode ser usada com a finalidade de limpar a pele. Com isso, o aparecimento de cravos e espinhas acaba sendo reduzidos. Por fim, a baunilha também pode ser usada para aliviar as queimaduras.

Ansiedade

O aroma da baunilha pode funcionar como um excelente remédio para tratar casos de ansiedade e depressão. Esse benefício é comprovado por diversos estudos realizados ao redor do mundo.

Nesse caso, a baunilha entra como componente nos tratamentos de aromaterapia. Pegando esse mesmo gancho, o aroma da baunilha também possui poder afrodisíaco, despertando sentimentos de prazer e saciedade.

Controlar a pressão sanguínea

Os minerais presentes na baunilha são imprescindíveis para preservar a saúde do coração. Sendo assim doenças como infarto podem ser evitadas. Já em relação as artérias sanguíneas, a baunilha faz com que o fluxo sanguíneo seja controlado.

Em muitos casos, esse controle também é reflexo na pressão arterial, que pode ser controlada a partir do uso da substância. A vanillina contida no extrato de baunilha atua de forma a baixar o nível de colesterol no corpo.

Auxilia na digestão

Para aqueles problemas de má digestão, o chá de baunilha pode ser uma solução bem eficiente. Somado a isso, a substância também pode ser usada com a finalidade de tratar problemas como enjoo, vômito e perturbações no estômago.

Regulação menstrual

Para as mulheres que sofrem com a menstruação desregulada, a baunilha pode funcionar como uma solução para que tudo volte ao normal. Sendo assim, ela regula o ciclo menstrual.

Veja também: Chá de canela acelera ou atrasa a menstruação?

Perder peso

O uso do extrato de baunilha ou até mesmo o chá desse ingrediente, pode ajudar na perda de peso. Porém, não adianta apenas se confiar na substância para alcançar esse objetivo, já que a adequação na rotina se faz mais do que necessária.

Essa adequação pode começar pela própria alimentação, onde a inclusão de frutas, verduras e legumes é bem-vinda. Fora isso, a inclusão de exercícios físicos regulares também ajuda a alcançar o objetivo de eliminar peso.

Como utilizar a baunilha

Tanto o extrato quanto o chá de baunilha oferecem benefícios para a saúde

Uma das maneiras de utilizar a baunilha é em forma de extrato (Foto: depositphotos)

A baunilha é um ingrediente bastante conhecido quando o assunto está relacionado a culinária. Ela entra no preparo de doces como pudins, bolos, sorvetes e bebidas. Pouca gente sabe que a baunilha pode ser usada na prevenção e tratamento de doenças.

Nesse sentido, a forma mais indicada é através do preparo do chá ou do extrato natural. Independente da forma de utilização, é importante que o médico acompanhe tudo. A partir de agora veja como preparar o chá da baunilha e o extrato natural.

Chá da baunilha

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 3 colheres (de sopa) de chá preto;
  • 1 colher (de sopa) de essência de baunilha.

Modo de preparo

Em uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva do chá preto. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Preserve a panela tampada para acelerar o processo de infusão.

Passado esse tempo, use uma peneira para remover toda a erva utilizada. Logo em seguida, acrescente a essência de baunilha ao chá preto e mexa. Caso seja da sua preferência, pode acrescentar adoçante ou mel.

Na hora de servir, o ideal é que a bebida esteja morna. Em relação ao consumo diário, a quantidade não deve ultrapassar as duas xícaras. A hora ideal para consumir a bebida é antes do almoço ou antes do jantar.

Veja também: Como fazer chás que deixam a alma, mente e corpo mais leves e relaxados

Extrato de baunilha

Ingredientes

  • 200 ml de álcool de cereais;
  • 2 favas de baunilha.

Modo de preparo

Para começar, você vai precisar de um recipiente de vidro com tampa. Antes de iniciar o preparo do extrato, esterilize o recipiente com água quente. Feito isso, coloque a quantidade de álcool de cereais recomendada na receita.

Na hora de acrescentar as favas de baunilha, corte-as ao meio e jogue direto no álcool. Tampe e agite bem. Você vai precisar deixar a mistura em repouso por dois meses em local escuro. Ao menos duas vezes por semana, agite a mistura.

Contraindicações da baunilha

Assim como a maioria das plantas, a baunilha, se consumida em excesso, pode causar intoxicação

Crianças menores de seis anos devem evitar o chá dessa planta (Foto: depositphotos)

Qualquer que seja a substância, seja ela natural ou não, pode trazer sérias consequências a saúde quando consumida de forma indiscriminada. Com a baunilha não é diferente!

A superdosagem é considerada neurotóxica, podendo causar dermatite de contato e provocar náuseas. Dessa forma, seu uso deve ser sempre supervisionado por um profissional médico.

Além do mais, o consumo da baunilha também é contraindicado para mulheres grávidas ou que estão em processo de amamentação. Entre as crianças menores de seis anos, o consumo da baunilha não é indicado.

Paciente que apresentam certos tipos de doenças também devem tomar cuidado quanto ao consumo do ingrediente, sobretudo aqueles com gastrite, alergias respiratórias, síndrome do intestino irritado e enfermidade de Crohn.

Veja também: Descubra quais chás que quem tem pressão alta não pode tomar

Pessoas com enfermidades neurológicas, assim como colite ulcerosa, mal de Parkinson, hepatopatias, epilepsia, úlcera, hipersensibilidade ao óleo de canela, óleo de bálsamo ou óleo essencial de baunilha, também devem ficar longe da baunilha.

No geral, o consumo do chá de baunilha deve ser evitado durante a noite justamente pelo fato de conter chá preto no seu preparo. Isso acarreta em perda do sono pela quantidade de cafeína que a erva possui.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.