Chá de orégano: benefícios e como fazer

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

Presente na cozinha de todo apaixonado por pizza, o orégano tem muito mais a oferecer além do sabor. Você sabia que o chá da erva possui diversos benefícios? Ele é conhecido por ser anti-inflamatório, ajudar a regular a menstruação e ser coadjuvante no processo de emagrecimento.

É um condimento bastante utilizado, principalmente suas folhas, na culinária mediterrânea e pertence ao grupo das “ervas provençais”, como a sálvia, o alecrim, o funcho, a lavanda etc. 

Folhas naturais e desidratadas de orégano
O orégano tem a capacidade de proteger o organismo contra doenças por ser rico em nutrientes essenciais (Foto: depositphotos)

A versão desidratada do orégano é a mais utilizada e fácil de encontrar. Porém, é na erva in natura que está concentrada a maior parte dos seus benefícios. Confira alguns deles a seguir: 

Os principais benefícios do chá de orégano

É bactericida

O orégano é capaz de combater bactérias bastante nocivas à saúde, como a Escherichia coli, associada a casos de intoxicação alimentar. 

O óleo essencial da erva ainda combate à Salmonella enterica, causadora da salmonelose, doença que passa do frango para os seres humanos. (1,2)

Reforça a imunidade

O orégano é fonte de diversas vitaminas. Entre elas: a vitamina A, responsável pela regeneração dos tecidos do corpo, e a vitamina C, fundamental para a imunidade. 

Também é fonte de minerais como o zinco, o ferro, o magnésio, o cálcio e o potássio, que desempenham funções importantíssimas no nosso organismo, como a saúde dos músculos, ossos e dentes, metabolismo e contração muscular. 

Segundo a nutricionista Adriana Lima, “o tempero é rico em ômega 3. Esse ácido graxo é essencial para o bom funcionamento do cérebro, e ainda protege o organismo de doenças cardiovasculares, além de prevenir o câncer”, pontuou.  

Controla a asma

A asma é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Contudo, é possível que seja moderada. O orégano é uma das ervas que podem ajudar no combate à doença. 

Para o tratamento da asma, assim como da bronquite, é recomendado o uso do óleo essencial para inalações. (3) Outra possibilidade natural que ajuda no combate a asma são os alimentos ricos em ômega-3.

Ajuda a emagrecer 

Adriana Lima esclareceu que o carvacrol, substância presente na erva, pode ajudar na perda de peso, porque reduz a inflamação nas células de gordura. 

“O chá também ajuda a diminuir a retenção de líquidos que causa muito inchaço principalmente nas mulheres e durante as altas temperaturas”, completou a nutricionista.

De maneira indireta, o orégano emagrece ao prolongar a sensação de saciedade.

Importante! O consumo do chá deve fazer parte de uma estratégia de emagrecimento, onde deve ser combinado com a prática de atividade física e uma alimentação saudável. 

Regula a menstruação e alivia cólicas

Para muitas mulheres, o período menstrual pode ser bastante dolorido. Inchaço, cólicas, dores nas pernas…

O chá de orégano pode ajudar a regular o ciclo menstrual, e até mesmo prevenir a menopausa precoce. E por ser antiespasmódico, ou seja, que relaxa os músculos, pode ser usado como remédio durante as crises de cólicas.

Previne o envelhecimento precoce

Os radicais livres são os grandes responsáveis por diversas doenças como câncer e Alzheimer e também são protagonistas no processo de envelhecimento. 

O orégano é rico em ácido fenólico e flavonoides, o que confere sua ação antioxidante. Por isso, atua como auxiliar no combate ao envelhecimento precoce. (4)

Reduz o colesterol 

Esses mesmos antioxidantes combatem o colesterol ao diminuir a oxidação das partículas LDL (colesterol ruim). Assim é reduzida também sua capacidade de entupir os vasos sanguíneos. 

Auxilia a digestão

A erva estimula a secreção de bile, que ajuda a digerir a gordura dos alimentos. Também é ótimo para atenuar o desconforto da indigestão e dos gases. 

Chá de orégano: como fazer?

Xícara com chá de orégano
A indicação é preparar esse chá com as folhas frescas do orégano (Foto: depositphotos)

As folhas frescas do orégano não são tão fáceis de encontrar, mas é a forma mais indicada de usar a erva. Por isso, vale a pena buscar um pouco mais em feiras ou mercados maiores.

Também é uma boa ideia ter um vaso com a planta em casa. Assim você pode incluir na sua rotina o consumo diário do chá. 

Como fazer chá de orégano

Ingredientes

  •  2 colheres (de sopa) de folhas de orégano
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo

Após ferver a água, acrescente as folhas de orégano. Tampe e deixe descansar por 5 minutos. Consuma sem adoçar. A recomendação é tomar 2 a 3 vezes ao dia. 

Contraindicações

Ainda que seja um chá 100% natural, seu consumo requer alguns cuidados. Pessoas com alergia ao orégano não devem consumir o chá. Durante a gravidez também é recomendável evitar a ingestão. 

*Artigo feito com a colaboração da nutricionista da Cia. da Consulta, Adriana Lima (CRN – 34.984).  

Referências

(1) SIENKIEWICZ, M; WASIELA, M; GŁOWACKA, A. The antibacterial activity of oregano essential oil (Origanum heracleoticum L.) against clinical strains of Escherichia coli and Pseudomonas aeruginosa. Med Dosw Mikrobiol, 64(4):297-307, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23484421. Acesso em: 03 de dezembro de 2019.

(2) BEDOYA-SERNA, C. M. et al. Antifungal activity of nanoemulsions encapsulating oregano (Origanum vulgare) essential oil: in vitro study and application in Minas Padrão cheese. Braz. J. Microbiol., v.49, n.4, São Paulo, Oct./Dec, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-83822018000400929&lang=pt. Acesso em: 03 de dezembro de 2019.

(3) BRITTO, K.B et al. Plantas com atributos antiásmicos. Sitientibus, Feira de Santana, 1983. Disponível em: http://www2.uefs.br:8081/sitientibus/pdf/2/plantas_com_atributos_antiasmaticos.pdf. Acesso em: 03 de dezembro de 2019.

(4) MORAIS, S. M. de. Ação antioxidante de chás e condimentos de grande consumo no Brasil. Rev. Bras. Farmacogn. Braz J. Pharmacogn., 19(1B), Jan./Mar, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbfar/v19n1b/a23v191b.pdf. Acesso em: 03 de dezembro de 2019.

Sobre o autor

Jornalista, especialista em Comunicação Digital e Mestre em Serviço Social. Atua como redatora e revisora freelancer para o Remédio Caseiro e outros portais.