Inimigos do sorriso: alimentos que são prejudiciais para os dentes

Ingerir bastante água durante o dia e ainda evitar alguns alimentos podem ser formas de cuidar do seu sorriso

O ato de sorrir tem o poder de transformar realidades, isto porque o sorriso é capaz de mudar a vida das pessoas, abrir caminhos, criar oportunidades, transmitir sensações boas, atrair olhares etc. Enfim, com apenas um sorriso sincero é possível dizer muitas coisas. No entanto, algumas pessoas se privam deste ato por vergonha dos próprios dentes.

Por isso que cuidar deles é tão importante, não só para evitar o mau hálito, mas também para ter uma boa aparência. De acordo com a cirurgiã-dentista Sandra Kalil, além de escovar os dentes após as principais refeições e antes de dormir, é preciso ainda usar o fio dental para garantir a limpeza bucal.

Além disso, a odontopediatra da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) também recomenda que o paciente crie hábitos que garantam dentes sadios, como ingerir bastante água durante o dia, não roer unhas ou objetos duros e ainda indica alguns alimentos prejudiciais à qualidade do sorriso.

6 alimentos que devem ser evitados para ter um sorriso impecável

Café

Conheça os alimentos que são prejudiciais para os dentes

Foto: depositphotos

Não apenas o café, mas também alguns tipos de chás, como o chá preto, podem prejudicar os dentes. “Quem ingere bastante café ao longo da jornada de trabalho deve saber que o tanino – polifenóis de origem vegetal – mancha o esmalte dos dentes e também as próteses. Além disso, normalmente essas bebidas são adoçadas com açúcar refinado – uma combinação terrível para a beleza do sorriso”, explica a dentista.

Frutas secas

Conheça os alimentos que são prejudiciais para os dentes

Foto: depositphotos

“Durante o processo de desidratação da fruta, o açúcar fica muito mais concentrado, alimentando as bactérias presentes na boca. O resultado é um aumento na produção de ácido – que ataca primeiramente o esmalte dos dentes, podendo resultar em lesões de cárie e outros problemas orais mais graves”, alerta Sandra. Por isso, é indicado consumir moderadamente frutas secas, como uvas passas, damascos, bananas passas, ameixas e tâmaras.

Gelo

Conheça os alimentos que são prejudiciais para os dentes

Foto: depositphotos

Ingerir bebidas com gelo ou mastigar os próprios cubos de gelo são atitudes que danificam a saúde bucal, pois comprometem o esmalte do dente e ainda permite que eles fiquem enfraquecidos. Segundo a odontopediatra, estes atos podem até quebrar um pedaço do dente ou soltar alguma restauração. Sendo assim, evite o gelo ao máximo.

Refrigerante

Conheça os alimentos que são prejudiciais para os dentes

Foto: depositphotos

Apesar da fama de maléficos, os refrigerantes ainda são consumidos sem nenhuma prudência. De acordo com Sandra, eles são repletos de açúcar e isso é um dos motivos que fazem desta bebida uma ameaça ao sorriso. “Isso é considerado um verdadeiro banquete pelas bactérias, que se reproduzem numa velocidade muito mais rápida e destroem o esmalte, podendo atingir a dentina e a polpa se não houver prevenção adequada. Além disso, o gás dessas bebidas é ácido, o que também contribui para o aumento da quantidade de bactérias presentes na boca. Por fim, bebidas à base de cola ou que têm corante de uva também mancham o esmalte dos dentes.”

Pão

Conheça os alimentos que são prejudiciais para os dentes

Foto: depositphotos

O resultado de comer um pão é praticamente o mesmo que comer guloseimas. “Ao mastigar uma fatia de pão, as enzimas presentes na saliva quebram o amido, transformando tudo em açúcar imediatamente. E açúcar é sinônimo de cárie. Vale dizer que bolachas, batatas fritas e outros tipos de salgadinho também resultam em lesões de cárie se não ocorrer escovação adequada”, afirma a cirurgiã-dentista.

Álcool

Conheça os alimentos que são prejudiciais para os dentes

Foto: depositphotos

“Quem costuma almoçar ou jantar com uma taça de vinho como acompanhamento está numa margem segura e com risco bastante baixo de alcoolismo. Mas quem exagera nas doses diárias de bebidas alcoólicas está se expondo a várias doenças, inclusive as bucais. Além de manchar o esmalte dos dentes e aumentar a vulnerabilidade ao surgimento de cárie, quem bebe bastante geralmente tem o volume de saliva reduzido – o que também contribui para doenças periodontais”, finaliza Sandra.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.