Conheça 5 mitos que envolvem as alergias e tire suas dúvidas

Você tem algum tipo de alergia? Por mais que sejam incômodos os sintomas, ela é, simplesmente, uma defesa do nosso organismo a diversos tipos de substâncias como plantas, alimentos, picadas de inseto, poeira, produtos de limpeza, remédios, entre outras. Como reação, o organismo pode apresentar inchaços, espirros, corizas, edemas, urticárias, etc.

Já o diagnóstico é feito por meio de exames que utilizam alérgenos em reação com a pele ou o sangue do paciente. O tratamento envolve diversos tipos de iniciativas que vai depender no nível de comprometimento do organismo com a alergia e da indicação médica.

Existem inúmeros mitos relacionados às alergias. Selecionamos alguns para que você não tenha dúvidas!

Conheça os mitos que envolvem as alergias

Foto: depositphotos

Mito 1: Sistema de defesa fraco resulta em alergia

Esse é o primeiro mito relacionado às alergias. A alergia não tem nada a ver com o sistema imunológico fraco. Ao contrário, a defesa do organismo começa a funcionar muito bem. O único equívoco é que ele reage muitas vezes a ingestão ou contato com coisas ou substâncias que não ofereceriam risco à saúde. Ou seja, ele trabalha para combater algo que, via de regra, em outras pessoas não faz mal nenhum.

Mito 2: Comida dá mais alergia

Estudos revelam que apenas uma entre vinte pessoas que alegam ter alergia a determinado alimento, geralmente tem. O que acontece é que esses indivíduos possuem intolerância a certos alimentos. A diferença entre os dois é que a intolerância é apenas uma dificuldade de digestão, enquanto a alergia é uma reação quase que instantânea ao consumo.

Mito 3: Intolerância pode se tornar uma alergia mais séria

Não. Isso não acontece. Muitas pessoas acham que uma simples intolerância a determinado alimento ou bebida pode se tornar uma alergia, caso o seu consumo seja exagerado. Não há evidência científicas que comprovem a relação entre elas.

Mito 4: Alimentos gelados despertam as alergias?

Há uma grande crença que diz que tomar sorvete, picolé ou algum líquido gelado pode provocar alergia. Isso não é verdade. O que é recomendado por médicos e especialistas é que na presença dos sintomas alérgicos deve ser evitado o consumo de gelados. Entretanto, se a pessoa não estiver naquele momento com sintomas da alergia, pode ingerir a comida em baixa temperatura, sim.

Mito 5: Grávidas não podem se tratar contra rinite e asma

Tudo que envolve uma mulher grávida deve ser revisto pelo médico. Já existem no mercado medicamentos autorizados para o uso em gestantes que não trazem riscos nem a mãe nem ao bebê. Entretanto, consulte sempre o especialista.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.