Confira como preparar receitas caseiras usando a cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar possui uma série de ingredientes benéficos para o corpo, principalmente pela quantidade de nutrientes essenciais que ela apresenta


No Brasil, a cana-de-açúcar é um produto consumido desde a época da colonização. A partir desse fundamento histórico, não é de se estranhar que várias forma diferentes de utilização do produto fossem surgindo com o passar dos tempos, inclusive com vasta utilização na culinária. Fora isso, o produto é destaque pelas propriedades naturais que apresentam para a saúde humana.

A cana-de-açúcar é uma fonte notável de energia, e para a nutricionista Marcia Daskal “este é um ingrediente que deriva muitos alimentos que agradam o paladar, e se consumido com equilíbrio, faz parte de um estilo de vida saudável”. Além disso, ele pode ser investigado na dieta não só como o açúcar refinado, mas em outros formatos, como através do caldo de cana, ou até mesmo do tradicional melado!

Benefícios da cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar possui uma série de ingredientes benéficos para o corpo, principalmente pela quantidade de nutrientes essenciais que ela apresenta. Ela possui alta concentração de sais minerais, a exemplo do ferro, cálcio, potássio e magnésio. Na sua composição também se destacam vitaminas dos complexos B e C, ácidos fenólicos (cafeico, sináptico e isômero do ácido clorogênico), flavonoides (apigenina, luteolina e derivados de triticina) e outros compostos fenólicos.

No que diz respeito à saúde, a cana-de-açúcar pode ser usada como ingrediente natural para prevenir o aparecimento da diabetes, contra gripes e resfriados, para o fortalecimento de órgão vitais como coração, rins, cérebro, fígado, assim como os olhos. O caldo da cana também é usado na hidratação e para curar feridas, já que a substância ajuda a promover o sistema imunológico.

O ingrediente natural também pode ser usado pelos paciente em tratamento de câncer, justamente pela quantidade de vitaminas e sais minerais que ela proporciona para o organismo. A cana-de-açúcar também combate as células causados do câncer de próstata e de mama. Somado a tudo isso, o ingrediente também fortalece o funcionamento do coração e do cérebro.

Pelo poderoso poder hidratante, o caldo da cana-de-açúcar pode ser usado no combate a problemas urinários, para dar energia instantânea, aliviar distúrbios febris e tratar infecções.


Confira como preparar receitas caseiras usando a cana-de-açúcar

Foto: depositphotos

Receitas caseiras com a utilização de cana-de-açúcar

Depois de conhecer um pouco mais sobre os benefícios de incluir a cana-de-açúcar na sua dieta diária, chegou a hora de aprender a preparar alguns pratos. Uma das formas mais fáceis é a partir do melaço, que é um tipo de xarope denso obtido do caldo da cana, por meio da sua fervura, evaporação e purificação pela retirada da espuma. Lembrando que essa etapa precede o processo de cristalização do açúcar.

Molho para salada crua

Ingredientes

  • 120 gramas de mel de engenho;
  • 40 ml de aceto balsâmico.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, despeje o melado e o aceto. Misture bem e leve ao fogo. Deixe reduzir até ficar com espessura leve. Depois de atingir esse ponto, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar. Coloque em um recipiente de vidro com tampa. Este molho é indicado para saladas verdes como, por exemplo, as preparadas com alface, rúcula, endívia, chicória, entre outras folhas de sua preferência.

Bolo de mel de cana-de-açúcar

Ingredientes

  • 2 xícaras de rapaduras raspadas;
  • 1 xícaras de mel de cana de açúcar;
  • 500 gramas de farinha de trigo;
  • 1 xícaras de óleo;
  • 2 ovos;
  • 20 gramas de canela em pó;
  • 1 dúzias de bananas.

Modo de preparo

Com ajuda do liquidificador, acrescente o óleo, os ovos, o mel, as bananas e a rapadura. Bata até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Logo em seguida, despeje a mistura em uma vasilha maior. Aos poucos, vá misturando todo o trigo. Por último, acrescente a canela em pó. Coloque a massa em uma redonda ou retangular, untada e enfarinhada. Leve para assar por 40 minutos, em forno médio.

Bolo de melado

Ingredientes

  • 1 e ½ xícaras das de chá de leite;
  • ½ xícara de chá de melado de cana-de-açúcar;
  • 2 colheres (de sopa) de margarina cremosa;
  • 2 ovos inteiros;
  • 1 xícara de chá de açúcar cristal;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 xícara de chá de mistura de grãos (farelo de trigo, aveia, sucrilhos, granola, amendoim, frutas secas, castanha do pará);
  • 1 colher (de sopa) bem cheia de fermento em pó;

Modo de preparo

Com ajuda de uma batedeira, coloque os ovos, açúcar e a margarina. Bata tudo até que forme uma mistura bem homogênea, logo em seguida, acrescente o melado e mexa. Acrescente a farinha de trigo e o leite, aos poucos, voltando a bater com cuidado até ficar uma massa bem leve. Agora com auxílio de uma colher, misture os grãos e, em seguida o fermento em pó.

Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada, levando para assar em forno pré-aquecido à 180° por 30 minutos.


Informar erro