Para comprar: Saiba onde é possível encontrar a planta buchinha

A buchinha possui ação anti-herpética, adstringente, antisséptica, expectorante e vermífuga, por isso pode ser usada para solucionar problemas de saúde

A planta conhecida como buchinha é bastante utilizada para resolver alguns problemas de saúde. Porém, a grade dificuldade, ao menos para algumas pessoas, é onde encontrar essa planta. Dependendo do local, ela pode ser facilmente encontrada em feiras livres ou até na própria vizinhança. Em outros lugares, essa espécie só pode ser conseguida através de outros meios. Saiba quais são eles a partir de agora!

A buchinha é uma planta que tem origem na América do Sul. Trata-se de uma espécie trepadeira de caule anguloso. Suas folhas são longo-pecioladas, um pouco crespas, angulosas e com três ou cinco lobos. A planta produz uma flor amarela, enquanto as sementes são longas, lisas e com margens regulares. Os frutos são ovoides, flácidos, pequenos, crespos e com tímidas nervuras ou saliências espinescentes e seriadas.

Dependendo do local onde a buchinha é encontrada, ela pode ser identificada por vários outros nomes. Entre os principais, destaque para: cabacinha, bucha-dos-paulistas, puga-de-joão-pais, abobrinha-do-mato, abobrinha-do-norte, purga-de-bucha, bucha-dos-caçador, purga-de-bicho, endoço, purga-de-falope, capa-de-bode e buchinha-do-nordeste.

Para comprar: Saiba onde é possível encontrar a planta buchinha

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Benefícios e propriedades da buchinha

A buchinha possui ação anti-herpética, adstringente, antisséptica, expectorante e vermífuga. As indicações de uso da planta incluem o tratamento de rinite, sinusite, bronquite, nariz entupido, amenorreia, inflamações genito-urinárias e oftálmicas, feridas, ascite, dor de cabeça e herpes. Porém, antes de utilizá-la é necessário tomar alguns cuidados, já que ela é tóxica.

Onde encontrar

Depois de conhecer as propriedades medicinais dessa planta ou para cumprir uma indicação do seu médicos, muita gente não sabe por onde começar a procura-la. É importante destacar que, pela espécie ser nativa do Brasil, no quintal de algumas casas ou até parques é possível encontrar exemplares da espécie. Fora isso, ela é encontrada também em feiras livres, hortifrútis ou até supermercados.

No caso de nenhuma dessas alternativas apresentadas anteriormente tenham solucionado a sua busca, outra forma rápida e cômoda de encontra a buchinha é através de alguns sites da internet. O Mercado Livre (www.mercadolivre.com.br) é um deles, assim como Tudo Saudável (www.tudosaudavel.com.br) e também no Chá & Cia (www.chaecia.com.br).

Dependendo da forma com que o material seja apresentado e também da quantidade, o produto pode variar entre R$ 6 e R$ 30.

Recomendações

A utilização da buchinha deve ser feita com cautela, pois a planta é altamente tóxica e o seu uso é exclusivamente externo em inalações. Dessa forma, o fruto é a parte da buchinha que se utiliza como erva medicinal. Para que não aja nenhuma dúvida quanto a isso, o mais indicado é que o médico seja consultado. Ele possui conhecimento suficiente para liberar o uso, a forma mais adequada e a frequência.