Como usar água oxigenada em casa

Entre as principais funções da água oxigenada na limpeza da casa está a eliminação de bactérias, fungos e vírus

Você sabe como usar água oxigenada em casa? A água oxigenada (H2O2) pode ser usada em várias situações dentro de casa. Sendo um poderoso desinfetante, o peróxido de hidrogênio (nome verdadeiro do composto que produz a água oxigenada), é capaz de eliminar vírus, bactérias e fungos.

É um tipo de substância multiuso, que pode ser usada até mesmo no tratamento de ferimentos e feridas, como unhas encravadas, por exemplo. Tudo isso graças ao seu poder de prevenir inflamações causadas por fungos e bactérias.

Todavia, seu principal uso se faz em processos químicos necessários na fabricação de produtos de limpeza, cosméticos e produtos de beleza, assim como em higienização na indústria alimentícia, têxtil e farmacêutica.

Sendo um produto tão versátil, a água oxigenada pode ser de grande ajuda em várias tarefas domésticas. Descubra.

6 formas de usar água oxigenada em casa

1- Limpar vasos sanitários

A água oxigenada é excelente na limpeza de vasos sanitários e banheiros, no geral. No caso dos vasos sanitários, a substância consegue matar as bactérias que os produtos comprados no mercado não conseguem.

O modo de limpar é muito simples. Despeje um pouco da água oxigenada diretamente da embalagem nas paredes internas do vaso e depois use a escovinha de banheiro para espalhar o produto por toda a parte de dentro.

Do lado de fora, você pode umedecer um paninho com a água oxigenada e passar no assento e do lado de fora, sem esquecer da tampa do vaso. Se preferir, pode despejar diretamente nas superfícies e limpar com papel toalha.

Veja também: 4 passos caseiros para deixar o vaso sanitário limpinho

2- Desinfetar frutas e verduras

Entre os usos da água oxigenada dentro de uma casa, a higienização e desinfetação de frutas e verduras é um dos mais conhecidos. O poder de limpeza da água oxigenada nesses alimentos é muito efetivo e previne que consumamos micro-organismos que podem prejudicar .

Encha a pia de água e adicione meia xícara (ou uma xícara, dependendo do tamanho da pia) e em seguida mergulhe as frutas e verduras recém compradas ou colhidas. Deixe por alguns minutos. Se preferir, esfregue-os com as mãos para melhorar a limpeza.

Depois enxágue bem e guarde as verduras e frutas em locais limpos. Lembre de enxaguar bem, pois o consumo dos alimentos com resquícios da água oxigenada pode fazer mal a saúde.

3- Higienizar escovas de dentes

Muita gente não sabe, mas é preciso higienizar as escovas de dente constantemente. Por mais que o objeto sempre esteja em contato com a água e creme dental (e sempre ser enxaguado), as escovas ainda podem acumular bactérias e sujeira.

Existe um método bem prático de realizar a limpeza completa das escovas de dentes. Ferva uma panela de água e mergulhe a escova dentro por cerca de cinco minutos. Retire, esfrie em água corrente e depois a coloque é um copo de água com uma colher (de chá) de água oxigenada por mais cinco minutos.

Em seguida, retire da solução e lave bem com água corrente. Pronto! Sua escova vai estar mais limpa do que nunca. Tente repetir esse processo de 15 em 15 dias.

Veja também: 10 usos medicinais da água oxigenada para o seu dia a dia

4- Limpar qualquer superfície

Diferente de muitos produtos de limpeza, não existe realmente uma “contraindicação” no uso da água oxigenada. Ela pode ser usada para a limpeza de quase toda superfície, até mesmo na higienização e cultivo de alguns tipos de plantas.

Misture duas colheres (de sopa) da substância com um litro de água e coloque em um borrifador. Assim você terá um potente higienizador geral! A solução serve para limpar móveis e portas, principalmente.

Para limpezas mais profundas, como de boxes de banheiro, pisos e banheiras, a água oxigenada pode ser aplicada pura, sem necessidade de misturar em água. Lembre de usar luvas para evitar acidentes.

5- Limpar tábua de carne

Esse é outro instrumento da casa que sempre precisa estar higienizado e muitas vezes esquecemos ou não damos a devida atenção. Trata-se de um objeto que pode acumular inúmeras bactérias que prejudicam seriamente a saúde.

As bactérias e micro-organismos que vem junto da carne podem sumir durante o seu preparo, mas podem continuar por dias na tábua se ela não for limpa da forma correta.

Após o uso, lave bem a tábua de carne e em seguida, despeje um pouco de água oxigenada pura no objeto, espalhando bem com papel toalha ou um pano. Deixe agir de 5 a 10 minutos. Depois enxague bem e guarde em local limpo e fechado.

Veja também: Quais produtos de limpeza caseiros não podem ser misturados

6- Higienizar esponjas

Estamos tão acostumados a usar esponjas para limpar as coisas que podemos esquecer que elas também precisam estar higienizadas para cumprir bem a sua missão.

É importante lembrar que depois que lavamos a louça, por exemplo, ou limpamos algum cômodo da casa com um esponja, parte das bactérias são transferidas para a mesma. E por mais que lavamos com água corrente, é difícil dessas bactérias saírem.

Mergulhe as esponjas em um recipiente com água oxigenada, depois retire todo o excesso e lave bem. Esprema bem para que toda a água oxigenada saia. Dessa forma, suas esponjas ficarão limpinhas e prontas para serem usadas novamente.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.