Como tirar tinta do alumínio

Saiba como deixar os objetos desse metal como novos sem gastar muito

Você sabe como tirar tinta do alumínio? O alumínio é um metal resistente, mas que ao mesmo tempo é leve. Isso lhe dá uma larga vantagem em relação a outros materiais, como o cobre ou o aço.

Por isso, ele é amplamente utilizado na fabricação de móveis, latas, portas, janelas e utensílios de cozinha. Por ser tão popular, certamente você tem algum objeto nesse material em sua casa.

Neste artigo, você descobrirá como fazer isso e outras informações relevantes para o manuseio e conservação desse metal. Confira.

3 dicas de como remover tinta do alumínio

Quando reformamos a nossa casa é quase impossível não respingar tinta nas janelas ou portas de alumínio, por isso é importante saber como limpar tudo. Veja como proceder em diferentes situações:

Para tirar mancha de tinta do alumínio vale apostar no ácido bórico

As manchas mais recentes conseguem ser removidas mais facilmente (Foto: depositphotos)

Tintura recente

Se suas paredes foram pintadas recentemente e alguns pingos atingiram em cheio algum utensílio de alumínio, você pode experimentar removê-los com um pano umedecido em água quente. Esfregue-o sobre a superfície para retirar a tinta fresca.

Tinta de alguns dias

Se a tinta respingou há alguns dias, misture vinagre à água fria e passe em cima do alumínio. O ácido acético tem o poder de remover algumas substâncias, sem agredir a superfície. Coloque a mistura em um borrifador e utilize uma flanela seca para remover o excesso.

Veja também: Como tirar mancha de tinta de caneta das roupas

Tinta velha

Se a tinta já é velha sobre o alumínio, você deve empregar outro tipo de ácido, o bórico. Ele é mais forte que o vinagre branco comum e tem que ser diluído em água na proporção de 100 gramas para cada 50 mililitros de água. Coloque a mistura sobre o alumínio e deixe agir por 5 minutos, depois remova com um pano seco.

O que alumínio?

O alumínio é considerado o terceiro elemento químico mais abundante na crosta terrestre. Representado pela sigla Al, seu estado puro é encontrado em argilas e outros minerais.

Suas características mais relevantes são atribuídas ao seu peso leve, sua alta resistência à corrosão, por refletir a luz, ser de fácil condução elétrica e por ser totalmente reciclável.

Outras vantagens do alumínio são: a sua abundância no meio ambiente, facilidade de ser processado e sua capacidade de se fundir com outros elementos.

Por esses motivos ele é tão empregado nos mais diferentes tipos de indústria e certamente durante a sua rotina, você faz uso de diversos materiais que contêm alumínio.

Posso raspar a tinta sobre o alumínio?

Essa não é a maneira adequada para remover a tinta, embora que uma espátula seja bem eficiente. Em compensação, ela pode arranhar a superfície do alumínio e, portanto, não vale a pena raspar a tinta sobre o alumínio.

Se a camada for muito grossa, você até pode utilizar uma ferramenta de metal para remover a camada superior, mas assim que começar a atingir o alumínio é melhor recorrer a alguns dos métodos citados anteriormente.

Posso utilizar solvente de tinta?

Essa é uma questão polêmica, pois os solventes retiram a tinta de qualquer superfície, inclusive do alumínio, mas a questão é que eles podem remover também todo o brilho do metal. Isso deixará a superfície fosca. Em portões ou portas, por exemplo, ficará um aspecto feio.

Os solventes devem ser usados sem exagero porque podem danificar o alumínio

Nenhuma tinta fixará bem se o alumínio não receber o primer (Foto: depositphotos)

Veja também: Como tirar manchas de óleo da parede

O uso de solvente só é recomendado, caso você queira remover a tinta, para pintar a superfície com outra cor. Isso é bem comum em peças de decoração, como molduras, cadeiras, mesas e outros objetos.

Para isso, você deve passar o solvente e esperar o tempo necessário de acordo com as instruções do fabricante. Respeite esse período, pois permanecer um tempo a mais pode prejudicar a superfície do alumínio. Em seguida, remova tudo com um pano macio e seco.

Ah, e não esqueça de proteger as suas mãos, pois os solventes são bem agressivos. Se possível, tampe o nariz e proteja seus olhos também.

Como pintar alumínio

Se a sua ideia é remover uma tinta velha para aplicar uma nova sobre algum objeto de alumínio, saiba que existe uma tinta adequada para esse material. Depois de retirar toda a cor anterior, você tem que limpar tudo com um desengordurante até que a superfície fique bem áspera.

Inicialmente, você aplica um primer para metais. É ele que vai causar a aderência da tinta, que vem depois de 4 horas de descanso após a abrasão do primer.

O tipo de tinta varia de acordo com o ambiente. Se for externo, use tinta látex. Se for interno, uma tinta esmalte à base de óleo. Porém, é essencial saber que nenhuma tinta fixará bem se o alumínio não receber o primer específico para criar atrito, processo chamado de abrasão.

Veja também: Como tirar mancha de tinta de caneta das roupas

O tempo de secagem da tinta látex é de quatro horas entre uma demão e outra. Já a tintura a óleo é de dois dias em camadas finas e de 5 a 10 dias para camadas extremamente espessas.

E para finalizar segue uma dica de ouro: para proteger janelas durante reformas, experimente proteger o alumínio com plástico PVC e evitar todo esse trabalhão!