Como tirar manchas de xixi de cão ou gato do carpete

Uma dica importante é nunca usar água morna nesta tarefa, tendo em vista que a alta temperatura do líquido pode fixar ainda mais a mancha de xixi

Cães e gatos quando ainda são filhotes passam pela fase de aprender o que é certo e errado. Por esta razão, podem acabar fazendo xixi em lugares inapropriados, como em tapetes ou carpetes.

O problema é que quando isso acontece, é preciso limpar a sujeira o mais rápido possível, tendo em vista que quanto mais tempo demorar, mais difícil será da mancha e do odor sair da peça.

Quando isso ocorre, é preciso ter em mãos alguns utensílios e produtos que vão facilitar a limpeza, não sendo necessário retirar o carpete ou o tapete para lavar. Ainda no chão, você pode usar de algumas técnicas que são seguras tanto para retirar a sujeira como também para garantir que a peça não fique manchada.

Retirando a mancha de urina do carpete

Como tirar manchas de xixi de cão ou gato do carpete

Foto: depositphotos

Papel-toalha

Se a marca do xixi ainda está recente, use quantas folhas de papel-toalha for preciso para sugar a urina do carpete. É importante lembrar que você não vai conseguir um bom resultado se ficar esfregando o papel no chão. O correto é pressionar o papel contra o carpete para que ele consiga puxar toda a urina do local. Apenas pare de realizar este processo quando a mancha ficar mais clara ou quando o papel sair o mais seco possível.

Água com gás

Apesar do papel parecer estar seco ou da mancha clarear, é possível que ainda tenha urina no carpete mais que esteja sugado pelo pano. Para liberar a urina, despeje um pouco de água com gás no local. Com esta técnica, você consegue trazer o xixi para a superfície e com mais papel-toalha seque toda a umidade da mancha.

Produto especial

Após retirar o máximo de urina possível, aplique um produto específico para limpar a área. Geralmente, cada carpete tem suas especificidades com relação a lavagem e aos produtos que podem ou não serem utilizados na hora da limpeza. Por esta razão, é importante certificar-se de que o produto utilizado não irá danificar o carpete. Além disso, vale ressaltar que o modo correto de limpar é aplicar o líquido diretamente no carpete e, com uma esponja, esfregar das borda para o centro.

Água pura

Por fim, aplique água pura com um borrifador para limpar a área, com o auxílio de uma esponja. Preste atenção para não borrifar muita água. Terminada a limpeza, use uma toalha para secar a região, evitando que o carpete seque sozinho e fique um mau cheiro de umidade pela casa. Se desejar acelerar o processo de secagem, você pode usar um secador no modo frio.

Bom ar

A urina de gatos possui um forte odor e pode ser que ele não seja eliminado por completo na hora da limpeza. Por esta razão, uma dica é apostar em um bom ar, com o cheiro de sua preferência.

Atenção!

Se você viu o gatinho ou o cachorrinho fazendo xixi em cima do carpete, então saberá com clareza onde ficou a sujeira. No entanto, existem alguns casos em que o tutor só percebe a sujeira através do mau odor ou por meio de uma marca na região. Para retirar estas sujeiras, é necessário umedecer a área com água fria e depois aplicar os demais passos partindo do ponto da água com gás.

Outra dica importante é nunca usar água morna nesta tarefa, tendo em vista que a alta temperatura do líquido pode fixar ainda mais a mancha de xixi no carpete. Por isso, use apenas água fria para realizar esta tarefa.