Como tirar manchas de óleo da parede

Entre as principais saídas para se livrar do óleo na parede estão o sabão neutro, a água sanitária e o talco

Como tirar manchas de óleo da parede é uma dúvida muito recorrente, pois é um tipo de sujeira complicada de limpar. Se já é difícil em alguns casos tirar o resto de óleo de panelas, imagina quando o óleo acaba indo parar na parede?

Pois é, pode parecer que vai ser impossível reverter o problema, mas em alguns casos algumas alternativas caseiras podem ter resultados fantásticos.

Antes de tudo, é bom ressaltar que não são só paredes que o óleo pode manchar. Móveis, piso, eletrodomésticos e roupas também podem entrar nessa lista. Apesar disso, aqui você vai encontrar somente alternativas caseiras e eficazes de remover as manchas das paredes. Por isso, preste atenção às dicas.

Importante! Se você acabou de derramar óleo na parede há pouco instantes, corra logo para a dica do talco! Você ainda pode reverter o problema de forma mais fácil.

5 dicas para tirar manchas de óleo da parede

Água morna

Se a parede da sua casa é pintada com tinta lavável ou a óleo, um simples pano umedecido pode ser a solução. Jamais deixe o óleo na parede, por mais que ele não fique muito evidente nesse tipo de parede. Lembre que ele ainda faz escorregar e libera cheiro.

Umedeça um pano com água pura e limpe o local. Certifique de limpar bem, e em seguida enxugue com outro pano seco. Pronto, serviço feito!

Veja também: Aprenda truques para limpar paredes sem danificar a pintura

Sabão neutro

O sabão neutro é muito bom para tirar manchas de paredes com tinta escura, mas cuidado, é sempre bom fazer um teste em alguma parte escondida da parede, para saber se vai manchar ou não. Por mais que seja sabão neutro, a composição do produto muda de marca para marca.

Umedeça um pano e coloque um ou dois pingos de sabão neutro. Detergente neutro também serve. Esfregue suavemente o local onde está a marca de óleo. Tenha cuidado para não esfregar muito forte e danificar a parede.

Se a mancha não sair da primeira vez, não se preocupe. Deixe a parede secar naturalmente e repita o processo no dia seguinte. A mancha vai sumindo aos poucos.

Água sanitária

A água sanitária é uma boa opção para paredes brancas. Suas propriedades além de limpar o óleo, vão prevenir que o cheiro do mesmo não fique na parede.

Em um recipiente coloque uma medida de água sanitária para duas medidas de água. Usando luvas, umedeça um pano e esfregue suavemente o local da mancha. Não use esponjas ou outro material para a limpeza, pois pode danificar a pintura.

As manchas em paredes brancas são difíceis de sair, e talvez você precise repetir o processo algumas vezes. Sempre deixando a parede secar e arejar durante um dia entre uma tentativa e outra.

Veja também: Aprenda como tirar mancha de caneta da parede

É importante ressaltar que a água sanitária não é recomendada para paredes de tons claros, como bege e cinza, somente paredes brancas.

Talco

O talco é uma alternativa emergencial. Ou seja, ele precisa ser usado imediatamente após o óleo manchar a parede. Dessa forma, ele não serve para limpar manchas de óleo secas e envelhecidas, ou mesmo respingos de óleo na cozinha.

Assim que o óleo manchar a parede, corra e pegue um talco. Use em grandes quantidades no local, pode jogar bastante talco em cima. Deixe agir por cerca de 20 minutos. O talco vai absorver o óleo e formar pequenos grãos úmidos. Com uma escovinha, escove o local suavemente para tirar o talco com o óleo absorvido.

Por último, você pode passar um pano úmido no local, só para dar uma garantia. Se mesmo assim a parede continuou manchada, você pode utilizar algum dos métodos acima.

Papel toalha e secador de cabelos

Esse método é muito interessante para paredes com textura. Ele se baseia em transferir o óleo da parede para um papel toalha por meio do aumento de temperatura.

O ideal é que ele seja usado para manchas de óleo mais recentes. Em alguns casos, quando a mancha já está muito seca e envelhecida, esse método não vai servir.

Veja também: Buracos na parede de casa? Resolva o problema gastando pouco

Coloque um papel toalha em cima do local da mancha. Com o secador, aponte para o papel utilizando ar quente. O papel quente vai começar a absorver o óleo da parede. Cuidado para não queimar os dedos com o ar quente do secador.

E se a mancha de óleo for em papel de parede?

Para tirar manchas de óleo da parede é preciso adotar algumas técnicas caseiras

Esse tipo de mancha é considerada uma das mais difíceis de remover (Foto: depositphotos)

Calma, na maioria dos casos também tem solução. Só vai ser uma tarefa difícil se consistir em papéis de parede com textura de tecido, como existem no mercado. Alguns, por exemplo, são vendidos com textura de veludo. Nesses é quase impossível remover qualquer mancha, só trocando o papel mesmo.

Grande parte dos papéis de parede de qualidade são laváveis, o que facilita e muito na hora de limpar manchas. Os fabricantes os produzem assim para aumentar a durabilidade do material.

Em outros casos, os papéis de parede (principalmente os adesivos) possuem menor qualidade e podem manchar e rasgar muito fácil.

Veja também: Saiba como fazer a limpeza de ambientes com papel de parede

Para limpá-los, você deve usar apenas sabão neutro e água, e com muito cuidado. Qualquer outro produto de limpeza pode piorar a situação da mancha e ainda estragar a cor ou desenho do papel de parede.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.