Como tirar mancha de tinta de caneta das roupas

Lavar roupas já é uma tarefa complicada para muita gente, o que dizer então quando o tecido está manchado com tinta de caneta? É um problemão, mas nem tudo pode estar perdido. Existem métodos caseiros que ajudam a remover manchas difíceis como essas das roupas.

Das inúmeras formas de sujar o tecido de uma roupa, a tinta de caneta é uma das mais difíceis de remover. Por isso, não espere que exista um método milagroso para reverter o problema. O que você pode fazer é realizar algumas etapas que podem alcançar de 50% a 100% da remoção, dependendo da cor da roupa.

Apesar de estarmos aqui para ajudar, precisamos informar que se a mancha de tinta de caneta estiver em um tecido branco e já está completamente seca, removê-la vai ser muito mais complicado do que em outras cores de roupas, como vermelho ou azul, por exemplo.

Avisos dados, então chegou a hora de você por a mão na massa, ou melhor, no tecido, e remover as manchas de caneta da roupa. Confira:

Tirar mancha de tinta de caneta: limpe com água o mais rápido possível

Em primeiro lugar, se você quer salvar uma roupa da mancha de caneta, dê prioridade a esse acidente. Quando tomamos alguma providência enquanto a tinta ainda está fresca, as chances de conseguirmos 100% de remoção aumentam muito.

Roupa em água corrente

Se não puder lavar em água corrente, aplique um algodão molhado na mancha (Foto: depositphotos)

Assim que a roupa for manchada ou riscada, molhe um algodão ou esponja com água e esfregue o local. Tente tirar o máximo de tinta superficial que puder. Se estiver em casa, leve a roupa imediatamente para a lavagem em água corrente, esfregando o local manchado.

Se não der tempo de lavar enquanto a tinta estiver fresca, o trabalho vai ficar mais difícil. Mesmo assim você deve começar lavando o local da mancha somente com água, para pelo menos tirar os excessos. Depois, esfregue o local com sabão neutro.

Álcool e acetona

Assim que o excesso da tinta for retirado com água, o próximo passo é usar álcool e/ou acetona. Há também outros tipos de removedores de esmalte que podem servir, mas também podem manchar o tecido. Antes de usar qualquer um desses produtos, faça o teste em uma parte escondida da roupa.

Umedeça um algodão com álcool e limpe o local da mancha de tinta. Se a mancha for pequena, você já pode ir direto fazendo o mesmo processo, já com a acetona. Esfregue com cuidado, a fim de que o produto passe por toda a mancha.

Faça isso e vá lavando em água corrente, repita o processo algumas vezes para ir diminuindo a mancha. Ir lavando a parte manchada enquanto limpa diminui as chances de manchar o tecido com esses produtos, que são considerados produtos fortes.

Em nenhuma hipótese pingue ou despeje álcool ou acetona diretamente no tecido, pois assim você pode danificar a cor do local e acabar removendo a mancha de tinta de caneta, mas ficando com uma mancha branca no lugar, se for uma roupa colorida.

Se a mancha de tinta de caneta for pequena, ela já pode sair nessa etapa. Se esse for o caso, só lembre de lavar a roupa em seguida e jamais deixe o álcool ou acetona secarem no tecido, pois vai manchá-lo. Caso a mancha não saia, continue a limpeza com as dicas abaixo.

Ferva a roupa

Depois que a mancha estiver menor e mais clara, o ideal é ferver a roupa antes de lavá-la normalmente. Lembre que você só deve colocar a roupa em uma panela de água quente depois que ela já estiver em fervura. Esse processo pode causar acidentes, por isso tenha muito cuidado.

Deixe a roupa ferver por 10 minutos no fogão. Para melhorar ainda mais a remoção da mancha nesse processo, antes da fervura da água, adicione 1 colher de sal ou bicarbonato de sódio e o suco de 1 limão; e misture bem.

Esse processo é importante pois vai ajudar na última etapa da remoção da tinta de caneta, que é a lavagem. Ela vai ajudar a “amolecer” todas as manchas da roupa, que podem ser removidas em seguida.

Lave a roupa normalmente, mas esfregue bem a parte manchada

Essa é a última etapa da lavagem, e é onde você vai verificar se a mancha será removida totalmente ou parcialmente. Depois que a roupa for fervida, deixe esfriar e leve a roupa para a lavagem. É nessa hora que você pode testar aquele alvejante preferido (se a roupa for branca).

Esfregue bem o local da mancha com sabão. É recomendável que a peça manchada seja lavada a mão, pois dessa forma é dada uma atenção e esforço maior no local da mancha.

Deixe a roupa secar naturalmente

Uma dica importante é não usar a secadora de roupas após tentar remover uma mancha. Deixe a roupa secar ao ar livre, de preferência em local ventilado e na sombra.

O uso de máquina secadora ou deixar a roupa secar ao sol pode causar reações na mancha, que podem tanto ajudar a removê-la quanto fixá-la. De todo modo é um risco, ainda mais se você utilizar produtos na secagem.

A mancha de tinta de caneta não saiu: o que fazer?

No final, após todo esse processo, a mancha ou risco de tinta de caneta pode permanecer no tecido, mas calma! Isso é mais comum do que se imagina. Caso isso aconteça, deixa a roupa secar normalmente e no dia seguinte, repita essas dicas e vá eliminando a mancha aos poucos.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.