,

Como tirar mancha de biquíni branco de forma caseira

Geralmente essas manchas são causadas por protetores solares, gorduras ou manchas de alimentos

Com a chegada do verão, o que logo vem à cabeça são os banhos de mar e piscina. Para isso, a mulherada investe nos modelitos de biquínis para estar sempre bonita. Nesse meio, os brancos estão entre os mais usados.

No entanto, um problema que se mostra bastante frequente são as manchas que, vez por outra, deixa a peça não tão bonita. Mas, existe uma solução caseira que vai acabar com todas elas, deixando o seu biquíni branco como novo.

Geralmente, essas manchas são causadas por protetores solares, gorduras ou manchas de alimentos. Para que o biquíni não fique estragado, você deve seguir algumas especificações para lavagem.

Tirar manchas de biquínis brancos

O biquíni branco é uma peça chave no guarda-roupas de verão de qualquer mulher, justamente pelo fato dele combinar facilmente com acessórios coloridos, tais como pulseiras e saídas de banho.

(Foto: depositphotos)

Na maioria das vezes, o biquíni branco fica amarelado pelo contato constante com protetor solar, óleo bronzeador, desodorante, comida e proliferação de fungos. Além do mais, a exposição solar também causa as manchas amareladas.

De acordo com a facilitadora doméstica e personal organizer, Lucy Mizael, o ideal é lavar a peça assim que chegar da praia ou piscina. “Devemos usar sabão para a roupa delicada ou sabão de coco e deixar de molho, no máximo, por 10 minutos”, afirma.

Veja também: Manchas de suor na roupa? Aprenda a remover com técnica caseira e prática

A partir de agora, você vai conhecer algumas formas para acabar com essas manchas:

Manchas de protetor solar ou desodorante

Para acabar com esse tipo de mancha nos biquínis brancos você vai precisar de água oxigenada (30 volumes) e um pouco de água morna em temperatura média de 40°C. Para não perder a eficácia do produto, passe na proporção de uma porção de água oxigenada para quatro de água morna.

Feita a mistura você vai precisar de um chumaço de algodão. Umedeça o algodão na mistura e coloque-o bem em cima da mancha. Deixe agir por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma escova para dar leves batidinhas.

Depois dessa fase, enxágue bem a peça. Para retirar qualquer resquício de sabão, a dica é misturar um colher (de sopa) de vinagre branco ou de maçã em 10 litros de água. Lave a peça e, se preferir, coloque um pouco de amaciante.

Um dica bem importante é, se o biquíni branco tiver algum tipo de aplicação, tome cuidado. Pois o contato com a água oxigenada pode danificar a peça.

Veja tambémCuidados necessários para roupas e sapatos durarem muito tempo

Manchas de gordura ou alimento

Esse tipo de mancha é facilmente removida com a utilização de detergente de lavar louça incolor. Para usá-lo, antes você precisa umedecer a peça. Logo em seguida, basta aplicar um pouco em cima da mancha e deixar agir por 10 minutos.

Assim como na dica anterior, é indicado preparar uma solução com vinagre branco para remover qualquer resquício de sabão. Misture uma colher (de sopa) de vinagre branco em 10 litros de água e basta enxaguar. Finalize com amaciante.

No lugar do vinagre você também substituir pelo bicarbonato. “Para dois litros de água, use uma colher (de sopa) de bicarbonato e deixe o biquíni de molho por cinco minutos. Depois, é só torcer”, ensina a facilitadora doméstica.

Manchas de bebidas

Geralmente o tipo de mancha mais frequente causada em biquínis brancos por bebida é por vinho ou refrigerante de cola. Uma forma que pode acabar com ela é através da utilização do nabo.

Para isso você vai precisar cortar o legume em rodela e colocar em cima das manchas. Essa medida vale também para aquelas manchas que já secaram ou estão na peça por mais tempo. Deixe agir por 10 ou 20 minutos. Em seguida, enxágue normalmente.

Veja também: Chiclete grudado na roupa? Técnica caseira vai solucionar rapidinho

Dicas para evitar manchas

Através de medidas simples você pode evitar alguns tipos de manchas nos biquínis brancos. A primeiras delas é lavar bem a peça assim que terminar de usá-la. Seja na praia ou na piscina, a medida é a mesma para ambas.

Na hora de lavar, opte por sabão neutro. “Na hora de lavar, esfregar com delicadeza, depois enxágue e torça”, completa Lucy.  Quando for colocar para secar, escolha um lugar que não fique exposto ao sol, já que ele também pode ser um fator causador das manchas amareladas.

“Uma dica legal para evitar que a peça fique pingando é secar a peça antes, com uma toalha. Para tanto, estire a peça em uma toalha, faça um rolo com as duas peças e depois é só torcer”, ensina Lucy.

Na hora de guardar o biquíni branco, o ideal é abolir as bolsas plásticas. Você pode estar substituindo-as por saquinhos feitos com TNT ou então separar uma gaveta só para guardar essas peças.

Ao menos uma vez por mês, deixe as portas do guarda roupas ou gaveta aberta para fazer o ar circular. Essa atitude evita a proliferação dos fungos, que também podem causar manchas amareladas nas peças.