Como tirar arranhões de óculos de sol com macete caseiro

Os métodos valem tanto para lentes de vidro como lentes de plástico

Não existe situação mais desagradável do que perceber que o óculos de sol está arranhado, certo? Geralmente isso acontece com aquela peça preferida, principalmente quando você está louco para usar, certo?

Porém, você sabia que é possível remover os arranhões dos óculos de sol com um rápido o fácil truque caseiro? Isso vai ajudar a deixar os seus óculos de sol prontos para serem usados, ainda mais com a chegada do verão.

Acabar com os arranhões, além de deixar a sua peça como nova ainda vai melhorar a sua visão através das lentes, já que alguns deles tornam a visão embaçada. O método que será passado a seguir vale tanto para lentes de vidro como de plástico.

Removendo os arranhões dos óculos de sol

Tirar os arranhões dos óculos de sol pode ser feito com produtos que você tem em casa

Os arranhões podem aparecer devido a falta de cuidados (Foto: depositphotos)

Geralmente os arranhões aparecem devido o uso constante ou quando ele é guardado de forma inadequada. Outro fator que contribui para o aparecimento dos arranhões é a higienização feita de forma inadequada.

Para remover os arranhões das lentes dos óculos de sol existem algumas maneiras bem simples. Cada uma delas faz uso de um ingrediente caseiro específico, porém, todos alcançam o mesmo objetivo.

Veja tambémMédico especialista ensina a escolher os melhores óculos de sol

Arranhões em lentes de vidro

Se a lente dos seus óculos de sol for de vidro, você vai precisar de apenas três itens. Confira a lista:

  • Pasta de dentes;
  • Chumaço de algodão;
  • Pano limpo e macio ou guardanapo macio.

Com todos esses itens a mão, o primeiro passo a ser feito é colocar um pouco de pasta de dentes no algodão. Feito isso, você vai aplicar delicadamente na lente, sobretudo no local onde ela está mais danificada.

Esfregue em movimentos circulares por alguns segundos. Depois disso, é só limpar a lente com um pano macio. Nesse ponto é importante que você remova todo o material.

Para realizar o passo seguinte você vai precisar de um pano macio, desta vez umedecido com um pouco de água. O procedimento de limpeza com o pano umedecido deve ser repetido até que todo o creme dental seja removido por completo.

Caso depois de finalizar o processo você perceba que o arranhão nos óculos de sol ainda persiste, repita todo o processo.

Arranhões em lentes de plástico

Da mesma forma que a remoção dos aranhões da lente vidro dos seus óculos de sol é possível, para aqueles com as lentes de plástico também há solução. Veja bem quais são os materiais necessário, assim como todo o procedimento.

Veja tambémOlhos: Como evitar contaminação através das lentes de contato

  • Cera automotiva;
  • Chumaço de algodão;
  • Detergente líquido;
  • Pano limpo e macio ou guardanapo macio.

Pegue o chumaço de algodão e umedeça-o com um pouco da cera automotiva. Feito isso você vai aplicar na lente como se estivesse dando polimento em um carro. Lembre-se de fazer movimentos leves. Nesse momento a dica é se concentrar onde as lentes estão arranhadas.

Para cumprir o próximo passo você vai precisar do detergente líquido. Despeje um pouco sobre as lentes e esfregue bem para que a cera possa ser removida. Depois disso, enxágue os óculos em água corrente até que toda a cera seja removida. Se achar necessário, pode colocar mais detergente.

Depois que remover toda a cera das lentes dos óculos de sol, você vai secá-las com ajuda do pano limpo e macio ou guardanapo macio. Vale lembrar que você nunca deve usar papel toalha nessa parte do processo.

Cuidados para evitar os arranhões nas lentes dos óculos de sol

Um dos fatores que mais evitam que os seus óculos de sol sejam atingidos por arranhões é o cuidado constante. Esse deve ser evidenciado desde a fase de higienização até a forma com que é guardado.

Quando for limpar as lentes, a dica é usar sempre um pano macio ou um guardanapo de papel bem macio. Quando optar pelos guardanapos, o mercado oferece uma variedade própria para essa tarefa, que são aqueles em caixinha.

Na hora de guardar, preserve sempre a caixinha que veio com os próprios óculos. Para se assegurar dos arranhões, forre o fundo da mesma com um paninho macio ou com guardanapos de papel.

É importante ter sempre a mão o próprio guardanapo ou paninhos macios. Isso evita que você limpe os óculos de sol com materiais inadequados, como a roupa ou guardanapos que não são tão macios.

Veja também: 11 técnicas caseiras para tratar olhos irritados

Em óticas

Caso os arranhões sejam muito grandes e sua remoção não seja possível a partir das dicas passadas nesse texto, o mais indicado a fazer é procurar uma ótica e trocar apenas as lentes, preservando as armações. Isso vai minimizar os custos.

Algumas óticas ofertam produtos especiais para fazer a higienização adequada dos óculos. Para usá-los, basta seguir as indicações na embalagem ou então tirar todas as dúvidas de uso com o próprio atendente.

Garantia do fabricante

Alguns óculos, sobretudo lentes, possuem garantias na manutenção e troca de lente arranhada dadas pelo fabricante. Nesse caso, o melhor é acioná-la, procurando a ótica onde o produto foi adquirido.

Nesses casos você deve evitar essas técnicas de remoção de arranhões caseiras, pois pode piorar o estado das lentes, fazendo com que você perca a garantia passada pelo fabricante.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.