Como tirar água do ouvido

Você já deve ter se perguntado como tirar água do ouvido, certo? Esse é um questionamento que muita gente faz antes de seguir para um médico, já que os macetes caseiros são bastante conhecidos.

Pois saiba que a partir da utilização de ingredientes simples, é possível se ver livre da incômoda água que se acumula no interior do ouvido. O problema pode atingir crianças e adultos, por isso pode ser mais comum do que se imagina.

Apesar de parecer uma coisa inofensiva, não retirar a água do ouvido o mais rapidamente possível, pode trazer alguns transtornos para a saúde. Entre eles o aparecimento de infecções, fazendo com que o ouvido comece a doer.

Caso não consiga retirar a água com algumas das receitas que serão apresentadas a partir de agora, não hesite em procurar um médico.

Dicas para tirar água do ouvido

Para tirar água do ouvido, algumas soluções caseiras são indicadas. A partir delas, você vai se ver livre desse mal de uma vez por todas. Porém, vale a pena tomar alguns cuidados para evitar que o problema perdure.

Seringa em ouvido

Se não eliminada, a água no ouvido pode evoluir para infecções (Foto: depositphotos)

Agora, veja todas as soluções caseiras indicadas para tirar água do ouvido:

Com álcool

O álcool boricado é conhecido pelo rápido poder de absorção da água. Para resolver o problema de água no ouvido, basta aplicar o álcool diretamente no orifício do ouvido afetado e deixar agir por cerca de cinco minutos.

Enquanto isso, você vai procurar manter a cabeça em posição inclinada, o que evitará que o álcool verta. Para finalizar a ação, depois do tempo recorrido, basta virar a cabeça no sentido contrário para que o álcool saia.

Com secador

Para retirar a água do ouvido, uma dica bem simples é usar um secador de cabelo. O vento quente que sai do equipamento vai ajudar a água, que está no ouvido, a evaporar com mais facilidade, desobstruindo o canal.

Para isso, coloque a temperatura do secador em um nível mais baixo, para evitar queimadura. Depois, posicione o secador próximo ao ouvido, sem encostar. Por fim, faça movimentos de forma a facilitar a entrada e saída do ar quente.

Com azeite

O azeite possui propriedades antissépticas, por isso pode ser usado para ajudar a acabar com a água no ouvido, além de reduzir o risco de infecção. Preste atenção como utilizar o ingrediente da melhor forma:

Coloque um pouco de azeite em uma panela pequena e aqueça um pouco. O próximo passo é colocar algumas gotas de azeite quente no ouvido afetado. Espere 10 minutos vire a cabeça para o lado, deixando o azeite sair.

Com água oxigenada

A água oxigenada desobstrui o ouvido com água e dissolve a cera acumulada. Isso porque ela age como um desinfetante, já que o oxigênio liberado destrói os germes e bactérias que podem causar infecções.

Para fazer uso do ingrediente, basta colocar três gotas no ouvido. Fique com o ouvido para cima e deixe a água oxigenada agir por um minuto. Passado esse tempo, vire a cabeça para o ingrediente sair.

Com ajuda de uma seringa, enxágue o ouvido com água. Deixe agir por alguns segundos e vire a cabeça do lado contrário para a água escorrer. Se achar necessário, repita a operação.

Veja também: Técnica caseira: Tratamentos térmicos irão aliviar a sua dor de ouvido

Solução de álcool e vinagre

Quando combinado, o álcool e o vinagre podem promover a desobstrução imediata do ouvido. Isso ocorre justamente porque a solução promove maior evaporação da água no canal e também previne a ação de bactérias.

Para preparar a solução, misture uma colher (de chá) de álcool com uma colher (de chá) de vinagre branco. Com ajuda de um conta-gotas coloque três gotas no canal auditivo. Espere 30 segundos e incline a cabeça para retirar a solução.

3 métodos para tirar a água do ouvido

Outros métodos também podem ser usados para a retirada da água do ouvido. Eles não precisa necessariamente da utilização de outros ingredientes, basta apenas seguir algumas orientações simples.

Menino com água do mar no ouvido

Uma das causas da água no ouvido é durante mergulhos de piscina ou no mar (Foto: depositphotos)

1- Usando as mãos

Coloque a palma da mão sobre o ouvido afetado com a água. Logo em seguida, empurre suavemente para dentro e para fora. Esse movimento vai fazer com que se crie um efeito de bombeamento. Para finalizar o movimento, incline a sua cabeça para baixo, de maneira a que o ouvido com água esteja em paralelo ao solo. Isso facilitará a saída da água.

2- Lei da gravidade

Para os mais pacientes, uma solução para retirar a água do ouvido é deitar com a cabeça no travesseiro, sendo com o lado do ouvido afetado para baixo. Feito isso, você vai esperar a ação da lei da gravidade.

A força obrigará o líquido a sair naturalmente, mesmo que demore alguns minutos. Caso o problema persista, veja nesse artigo e encontre outra solução que seja mais viável para a retirada da água do seu ouvido.

3- Pequenos pulos

Esse método talvez seja o mais usado e difundido, sobretudo na infância. Ele consiste em inclinar a cabeça para o lado do ouvido que está com água. Para ajudar, você deve dar pequeno pulos, somado a golpes leves na nuca, sendo do lado contrário ao ouvido afetado. Com a outra mão, você também pode puxar o lóbulo da orelha afetada para baixo, fazendo com que o canal auditivo seja alongado.

Tirando água do ouvido de bebê

Só de pensar em lidar com água no ouvido de um bebê, muita gente já fica aflita. Os bebês são bastantes frágeis quanto a qualquer que seja o problema. Especificamente sobre esse, é necessário tomar cuidado para não gerar um problema mais grave.

O primeiro passo é secar o ouvido do bebê que foi atingido pela água com uma toalha. Caso você tenha percebido que o incômodo do bebê em relação ao problema não foi solucionado, o melhor a se fazer é procurar um pediatra.

Esse médico é o mais indicado para a resolução do problema, principalmente pelo fato dos bebês demandarem mais cuidado e atenção. Além do incômodo, a água no ouvido pode dar origem a uma infecção.

Para evitar que a água entre no ouvido do bebê, o melhor a se fazer é prestar mais atenção a tarefas simples, que podem acarretar no problema. A hora do banho é uma delas. Mas existe uma forma de facilitar a realização da tarefa, minimizando os riscos.

Peque um pedaço de algodão. Coloque um pouco de creme hidratante no algodão, antes de colocar no ouvido do bebê. A gordura presente no creme não permite que a água entre. Daí é só prestar atenção ao ouvido do bebê.

Veja também: Método caseiro para tratar ouvidos tampados

Tirando água do ouvido de cachorro

Se a água no ouvido dos humanos já causa transtorno, imagina nos animais, sobretudo cachorros. Nem sempre eles vão conseguir expressar o problema, por isso que, nesses casos, a prevenção é o melhor remédio.

Porém, se o seu animal foi afetado pelo problema, o mais indicado é tentar fazer com que a água saia, caso contrário, procurar o veterinário é a melhor solução. Isso porque a água no ouvido pode originar problemas mais sérios, como infecções.

Para tanto, uma simples solução caseira é misturar uma colher (de chá) de vinagre branco com uma colher (de chá) de álcool. Com ajuda de um conta-gotas, coloque uma gota no ouvido afetado do cachorro.

O álcool vai atuar na secagem da água, já o vinagre vai ajudar a prevenir infecções. Para evitar que seu cão desenvolva qualquer tipo de infecção de ouvido, mantenha as orelhas do pet limpas e secas. Quando for dar banho, coloque um pouco de algodão para vedar o orifício auricular.

Problemas decorrentes da água no ouvido

Alguns sintomas podem delatar que uma pessoa está com água no ouvido. Para tanto, basta ficar atento a cada um deles. Ao identificar, o mais aconselhável é tentar remover a água, seja com os métodos caseiros ensinados ou consultando um médico.

Essa medida é importante para evitar que a água seja a causadora de um problema mais grave, como uma infecção. Agora, preste atenção em todos os sintomas de que o ouvido pode estar com água.

A princípio, as dores e o zumbido no ouvido são os primeiros sinais de água no ouvido. Em alguns casos, o paciente pode apresentar pequena dificuldade para ouvir. Algumas situações podem evoluir para problemas mais graves, no caso, a otite.

A otite, também conhecida como dor no ouvido, pode vir a se agravar e ocasionar corrimentos purulentos no ouvido, que são chamados de otorreia. Por isso, procurar um médico especialista é uma das providências mais importantes a serem tomadas.

Para evitar a incidência de problemas dessa natureza, alguns cuidados devem ser tomados: evite utilizar objetos como cotonetes, grampos, palitos ou outros para limpar a região interna do ouvido.

Também deve-se ter cuidado e impedir a entrada de água ou qualquer outro líquidos no orifício auricular, já que a umidade favorece a aparição de micro-organismos.

Chás para tratar dor no ouvido (otite)

Quando o paciente não se importa em resolver os casos de água no ouvido, outros sintomas mais graves podem aparecer e ocasionar outros problemas. O mais comum são as dores. Para tanto, algumas ervas podem ajudar a solucionar o problema.

Mesmo se tratando de ingredientes naturais, o mais aconselhável é que o médico seja consultado. Isso vai garantir que o tratamento esteja sendo feito da melhor forma possível, além de minimizar o risco de outros problemas.

Chá de guaco

Para preparar essa bebida você vai precisar de 1 litro de água filtrada, 1 colher (de sopa) de guaco, 1 pedaço de casca de laranja, e 1 colher (de sopa) de poejo, também conhecido por hortelãzinho.

Pegue uma panela com tampa e coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente todos os ingredientes de uma só vez. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para coar. O chá deve ser ingerido três vezes por dia, enquanto a dor de ouvido durar.

Chá de verbasco

No preparo desse chá você vai precisar de 200 ml de água quente e 1 colher (de sopa) de verbasco. Coloque a água em uma xícara e junte a erva. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Depois é só remover a erva e ingerir.

A forma correta de utilizar o chá é umedecendo um pedaço de algodão no chá e pingando algumas gotinhas no ouvido. Use o mesmo algodão para tampa o orifício auricular.

Chá de camomila

O chá de camomila também serve para solucionar o problema. Para prepará-lo você vai precisar de 200 ml de água quente e 1 colher (de sopa) de camomila. Coloque a água em uma xícara e a quantidade da erva recomendada.

Deixe repousando por 10 minutos. Depois, use uma peneira para remover a erva. A forma correta de utilizar o chá é umedecendo um pedaço de algodão e pingando algumas gotinhas no ouvido. Use o mesmo algodão para tampar o orifício auricular.

Veja também: Soluções caseiras para curar ouvido inflamado

Acabe de vez com a água no ouvido

Se você tinha alguma dúvida de como tirar a água no ouvido, depois das indicações passadas nesse artigo, certamente as suas dúvidas não existem mais. Além de maneiras caseiras de acabar com o problema, você ainda viu como evitá-lo.

Caso você sofra com água no ouvido, a recomendação é retirar logo para evitar outros problemas. Na dúvida, não hesite em procurar um médico. Pois o problema pode gerar complicações, seja em crianças, adultos ou animais.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.