Como plantar batata doce em casa

A batata doce se tornou a queridinha dos atletas e adeptos da musculação

A batata doce é um alimento cheio de nutrientes e benefícios para a saúde. Sendo assim, você sabe como plantar batata doce em casa? A partir da leitura desse artigo você vai aprender todos os segredos sobre o procedimento.

É importante destacar que, a partir do cultivo caseiro, você passa a ter certeza que o alimento que está consumindo é livre de qualquer tipo de substância química que possa vir a fazer mal a sua saúde.

Outro fator importante é que, a partir dessa técnica, você passa a ocupar o seu tempo em prol da saúde e pode ter a batata doce sempre ao alcance. É importante destacar que, até em um vaso é possível cultivar essa planta.

Plantando batata doce

Apesar do tamanho resumido das residências, para plantar batata doce, você só vai precisar de um cantinho. Pode ser no jardim interno, externo, vaso ou até saco. Seguindo as dicas ideais, o seu pé de batata doce ficará vistoso e produtivo.

Batata doce roxa

Cultivar a batata doce em casa é mais saudável pois é livre de produtos químicos (Foto: depositphotos)

É bom destacar que a batata doce é um tubérculo da espécie Ipomea batatas, ou seja, a parte utilizada é a raiz. Ela é originária das regiões quentes da América Latina se desenvolvendo como uma espécie de pequeno porte.

Para plantar a batata doce em casa, basta escolher um local seco porém que esteja sempre úmido. Não deixe com que a terra fique encharcada, pois pode fazer com que as raízes da planta apodreçam.

Como plantar batata doce em vaso

Na primeira dica, você vai aprender a cultivar a batata doce em um vaso. Para isso você vai precisar de um vaso com a partir de 30 centímetros de profundidade e uma batata doce. Na hora de escolher a batata, opte por aquelas mais velhas. Elas são mais fáceis de geminar.

Corte a extremidade da batata e coloque-a em um copo com um pouco de água. Pouco depois de uma semana, você vai perceber que os primeiros brotos já começaram a surgir, assim como as raízes no fundo do copinho. Troque a água a cada dois dias.

O ideal é deixar a batata geminando por cerca de duas semanas. No fundo do vaso, coloque uma camada de palha. Depois faça uma mistura de 80% de terra e 20% de areia. Para que a planta cresça saudável, você também vai precisar de adubo.

Depois da palha, coloque uma camada de terra, intercalando com o adubo. Faça algumas camadas usando esses três ingredientes. Isso vai ajudar no desenvolvimento da raiz da batata doce. É importante a terra no vaso ficar bem fofa.

Nesse estágio, faça um buraco para acomodar a muda da batata doce. Por fim, regue um pouco. Entre 150 e 200 dias, você já pode colher as batatas. À medida que a planta da batata doce for crescendo, você pode usá-la como decoração.

Veja também: Batata doce – Benefícios para a saúde, emagrecimento e diabetes

Como plantar batata doce em saco

Para quem quer outra alternativa, além do vaso, para plantar batata doce em casa o saco pode ser uma excelente solução. Nesse caso, você pode utilizar os sacos de algodão, lona ou sintético. O importante é que ele seja firme e permita a respiração da terra.

O processo de geminação da batata doce é o mesmo apresentado anteriormente. Você vai precisar colocar a extremidade da batata doce em um copo com água. A partir de duas semanas, a batata já está na fase certa para ser plantada.

Para iniciar a preparação da terra você vai precisar de terra, um pouco de adubo e calcário. Misture tudo e coloque uma parte dessa terra no saco. Intercale com um pouco de palha e volte a colocar a terra.

O último passo é colocar os brotos de batata doce no saco. Como o volume de terra é maior do que um vaso, assim como a profundidade, você pode colocar de dois a três brotos, dependendo da variedade da batata. Para ajudar na drenagem da água, faça furos no saco com ajuda de uma faca. Regue com um pouco de água para finalizar.

Como cultivar batata doce na água

Essa forma de cultivo da batata doce é apenas decorativa. Assim como as outras apresentadas anteriormente, ela é bem fácil de ser preparada. Para isso, você vai precisar de um recipiente de vidro, água e água sanitária ou cloro.

Quanto a batata doce, o mais indicado é utilizar a extremidade, já que ela é mais fácil de ramificar e surgir os brotos. Quando a batata doce começar a brotar, coloque-a dentro do recipiente de vidro com água.

Preste atenção para só preencher o recipiente com água até a metade dele. Logo em seguida, pingue 3 gotas de água sanitária ou cloro. Vale ressaltar que as folhas que começarem a surgir serão somente para ornamentar o ambiente.

Tipos de batata doce

Como muita gente já deve ter percebido existem diversos tipos de batata doce. Entre as mais comuns estão a amarela, a branca e a roxa. Essas são as mais comuns de serem encontradas no Brasil.

Cada uma delas possui características que distingue uma da outra. Veja quais são elas:

Batata doce amarela – Uma das principais características é mesmo a variação de cor da casca. Já a polpa, apresenta coloração creme. Esse tipo de batata apresenta formato elíptico arredondado. Quanto ao sabor, ela é de doçura média.

Batata doce branca – Além da coloração mais clara, esse tipo de batata doce apresenta formato ovalado. Entre as três variações apresentadas, essa é a que apresenta sabor menos doce.

Batata doce roxa – Como o próprio nome já a identifica, essa variação apresenta cor roxa na polpa. Seu formato é oblongo, onde o cumprimento é maior que a largura. Já em relação ao sabor, ela é bastante doce.

Veja também: Entenda a diferença entre batata inglesa e batata doce

Como consumir a batata doce?

A batata doce é um alimento bastante versátil e simples de ser preparado. Cozida com casca é a forma mais comum. Porém, ela também pode figurar como a estrela principal em pratos como purê.

Panela com sopa de legumes

A batata doce pode compor sopas, ensopados, purês e diversos outros pratos (Foto: depositphotos)

O sabor adocicado pode ser misturado a outras especiarias, a exemplo da canela e noz-moscada. Outras combinações possíveis vêm a partir da utilização do coco e mel. O tubérculo pode substituir a batata-inglesa em pratos como sopa, bacalhoada e salada.

Mesmo com toda a sua versatilidade, não é recomendado fritar a batata doce, assim como se faz com a batata inglesa. Isso porque, ela retêm óleo e pode fazer muito mal para quem leva uma dieta equilibrada.

Veja também: Aprenda a fazer um delicioso pudim de batata doce e banana

Benefícios da batata doce

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico que virou a queridinha dos atletas e adeptos da musculação. Bastante nutritiva, ela supera outros tubérculos na quantidade de nutrientes, fibras e vitaminas.

Quando comparada com a batata inglesa, a batata doce possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio. Ela também é considerada um “carboidrato do bem”, proporcionando uma série de benefícios para o organismo humano.

Veja os principais deles:

  • Possui baixo índice glicêmico
  • Contribui para a queima de gordura
  • Reduz o colesterol
  • Evita cãibras
  • Regula a pressão arterial
  • Faz bem para a pele
  • Auxilia na digestão dos alimentos
  • Atua na formação de colágeno
  • Ajuda a prevenir câncer
  • Auxilia no controle da diabetes
  • Estimula o intestino

Batata doce emagrece

Você sabia que a batata doce pode ajudar na busca pelo peso ideal? Isso é possível pelo fato dela ser um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico. Isso significa que a sua absorção pelo organismo é mais lenta.

Veja tambémVai comprar batata doce? Acerte na hora de como escolher esse alimento

Isso faz com que a liberação da glicose na corrente sanguínea seja mais lenta, sem que aconteça o estímulo da insulina, hormônio que aumenta o apetite e o acúmulo de gordura no corpo.

Assim, apesar de ser mais calórica que a batata normal, esta raiz tuberosa auxilia no processo de emagrecimento, uma vez que aumenta a sensação de saciedade e fornece energia de forma equilibrada.

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, a batata doce ajuda a queimar a gordura corporal e favorece o ganho muscular.

Incluindo a batata doce no seu dia a dia

Nesse artigo você teve oportunidade de conhecer todas as técnicas e macetes para se cultivar a batata doce em casa. Mesmo em espaços pequenos, a partir da utilização de um simples vaso, você já consegue essa façanha.

Mesmo com todos os benefícios apresentados pelo ingrediente, antes de incluí-lo na sua dieta diária, o médico deve ser consultado. A partir dos seus objetivos, a inclusão desse ingrediente acontece livre de qualquer dúvida.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.