Abacaxi emagrece? Nutricionista explica

De acordo com a nutricionista Letícia Rocha, o abacaxi emagrece, mas essa ação não é tão simples quanto parece ser.

Assim como qualquer processo de emagrecimento saudável, é preciso um conjunto de fatores para que o (a) paciente comece a perder peso naturalmente.

Mas, segundo a especialista em nutrição, essa fruta tropical possui propriedades apropriadas para ajudar a secar a barriga e afinar a cintura.

Por essa razão, pedimos para Letícia Rocha explicar como ocorre esse e outros benefícios da fruta. Além disso, a nutricionista ensina como fazer a água do abacaxi e conta para que serve.

Tudo isso sem contar nas receitas mais saudáveis feitas com o fruto do abacaxizeiro e a produção do chá da casca de abacaxi super saudável. Confira!

Abacaxi emagrece?

“Depende, na verdade, não é que o abacaxi faz milagre e emagrece por si só, mas sim ajuda a eliminar líquidos e facilita a digestão“, explica a nutricionista Letícia Rocha.

Ainda segundo a especialista em nutrição, a fruta tropical acaba com o estufamento e inchaço, sensações comuns após as refeições.

Abacaxi e fita métrica

O abacaxi auxilia o emagrecimento pois elimina a retenção de líquidos (Foto: depositphotos)

Além disso, Letícia explica que esse alimento possui uma grande quantidade de água e fibras, duas substâncias que aumentam a sensação de saciedade. Portanto, abacaxi consegue diminuir o sentimento de fome.

No entanto, como mencionado no início do texto, para emagrecer com a fruta é preciso uni-la com outras mudanças no dia a dia.

“O abacaxi ajuda a emagrecer quando é utilizado juntamente com uma alimentação equilibrada e saudável. E, em conjunto com alguma prática de exercício físico, torna-se um aliado desse processo”, destaca.

Mas, o melhor de tudo é que o fruto do abacaxizeiro é versátil na cozinha. Por exemplo, ele pode ser consumido in natura, temperado com alguma especiaria, em forma de suco, de chá e até mesmo de água.

O único cuidado está em escolher os horários certos para consumir a fruta tropical, podendo ser um lanche da tarde ou da noite.

“Se você pensar em um plano alimentar em que o abacaxi substitui doces em alguma refeição, ele pode auxiliar e muito no emagrecimento, pois oferece uma alternativa de lanche saudável, substituindo bem os doces de calorias mais elevadas”, ressalta a nutricionista.

Como emagrecer com água de abacaxi?

Especialistas em saúde ensinam uma premissa simples: “Está com fome? Beba um copo de água! Se a fome não passar, você realmente estava com fome. Se passar, você estava desidratado!”.

Segundo Letícia, o consumo de água, seja de abacaxi ou não, pode contribuir sim com a perda de peso.

Se ingerido 30 minutos antes das refeições, “o líquido age como um saciador, o que torna mais fácil controlar o apetite e não consumir um número de calorias maior que o necessário”, explica a nutricionista.

Água de abacaxi

Consumir água de abacaxi antes das refeições aumenta a saciedade e auxilia as dietas (Foto: depositphotos)

Além de hidratar e saciar o corpo, a água de abacaxi ainda traz outros benefícios provenientes da fruta, como as ações antioxidantes, anti-inflamatórias e digestivas.

Mas claro, é preciso entender que a água não possui todos os efeitos benéficos da fruta, pois só são aproveitados por completo através do consumo in natura da polpa.

No entanto, “a água de abacaxi ajuda na melhoria da digestão e prevenção de problemas como flatulência, prisão de ventre e inchaço“, destaca.

Como fazer?

Ingredientes:

  • 1 abacaxi
  • 1 jarra cheia de água gelada.

Modo de preparo:

Descasque o abacaxi, higienize bem e corte a polpa em pedaços. Em seguida, coloque-os dentro de uma jarra com água, tampe-a e leve à geladeira por até 10h.

Como o preparo requer muito tempo, você pode preparar a água de abacaxi durante à noite. “No dia seguinte, consumir o primeiro copo em jejum e ir tomando o restante do conteúdo ao longo do dia”, aconselha Letícia.

Qual o efeito do abacaxi no organismo?

Se você consome o abacaxi por ser saboroso, vai ficar feliz em saber que a fruta também é rica em fibras e vitaminas, como A, C e as do complexo de B (B1, B2 e B6), conforme menciona a nutricionista.

Além disso, Letícia Rocha cita os minerais encontrados no fruto: folato, cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

No entanto, de todas as substâncias encontradas no abacaxi, a enzima bromelina é a de maior destaque.

Mulher comendo abacaxi

O fruto do abacaxizeiro é diurético, digestivo e expectorante (Foto: depositphotos)

“Ela [bromelina] ajuda na redução de inflamações e também contribui para uma boa digestão. E junto ao alto teor de água, a fruta se torna um poderoso diurético”, explica a especialista em nutrição.

Além desses benefícios, bromelina também tem ação mucolítica. Isso significa dizer que fruta auxilia na dissolução do muco ou catarro dos pulmões. (1) Por essa razão,  o abacaxi é muito utilizado na produção de medicamentos farmacêuticos para o tratamento de distúrbios respiratórios. (2)

Tabela de composição do abacaxi

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), a composição do abacaxi por 100 g da parte comestível é (3):

Características Quantidade
Energia (kcal) 48,0
Proteína (g) 0,9
Lipídeos (g) 0,1
Carboidrato (g) 12,3
Fibra alimentar (g) 1,0
Cinzas (g) 0,4
Cálcio (mg) 22,0
Magnésio (mg) 18,0
Vitamina C (mg) 34,6
Potássio (mg) 131

Receitas de sucos com a fruta

Existem formas de potencializar o emagrecimento com o auxilio do abacaxi combinado com especiarias, frutas e vegetais.

Além disso, essas bebidas ajudam a manter o corpo hidratado e nutrido, pois “sucos frescos de frutas com hortaliças oferecem ao nosso corpo grande parte das vitaminas, sais minerais, aminoácidos e enzimas necessárias”, explica Letícia Rocha.

Ainda segundo a nutricionista, os sucos devem ser consumidos logo após o preparo, para não oxidar e perder as propriedades.

Confira a seguir algumas receitas de sucos e seus respectivos benefícios!

Abacaxi e gengibre

Suco de abacaxi e gengibre

Enquanto o abacaxi elimina líquidos retidos, o gengibre age acelerando o metabolismo (Foto: depositphotos)

Segundo a especialista em nutrição, a combinação entre abacaxi e gengibre pode acelerar o metabolismo, pois a fruta é diurética e a raiz é considerada termogênica.

Dessa forma, esse suco tem “a capacidade de estimular o metabolismo a utilizar gorduras, impedindo o ganho de peso.”

Ingredientes:

  • 2 rodelas de abacaxi
  • 1 pedaço de aproximadamente 3 cm de gengibre cortado em cubinhos
  • 300 ml de água
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata bem e sirva, sem coar, em um copo com gelo. Letícia explica que essa receita rende de uma a duas porções.

Abacaxi, couve e limão

Suco verde

Esse suco é um desintoxicante e ajuda na digestão (Foto: depositphotos)

Já essa versão do suco de abacaxi conta com os benefícios do limão e do couve.

Enquanto a fruta cítrica é rica em vitamina C, aumentando a imunidade e ajudando a digestão, a hortaliça é fonte de cálcio, magnésio e enzimas antioxidantes. Portanto, “a couve tem a função de desintoxicar o organismo, equilibrando o trânsito intestinal.”

Ingredientes:

  • 1 abacaxi médio
  • 2 folhas de couve
  • 1/2 litro de água
  • Suco de 3 limões
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Coloque todo os itens no liquidificador e bata bem. Em seguida, coe o suco e sirva gelado.

Abacaxi e hortelã

Suco de abacaxi e hortelã

A hortelã potencializa os benefícios no processo de digestão (Foto: depositphotos)

Além das propriedades do abacaxi, esse suco também traz os efeitos benéficos da hortelã. Essa hortaliça “ajuda a desintoxicar o organismo, é anti-inflamatória e ajuda no processo de digestão. Além de ajudar a diminuir as cólicas e os gases“, frisa a nutricionista.

Ingredientes:

  • 1 abacaxi maduro
  • 10 folhas de hortelã
  • 1 litro de água
  • 10 pedras de gelo
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, descasque o abacaxi e corte-o em pedaços. Em seguida, bata no liquidificador junto com as folhas de hortelã.

Depois, adicione a água, cinco pedras de gelo e o adoçante. Bata por 3 minutos.

Por fim, coloque as demais pedras de gelo em uma jarra, despeje o suco e sirva-se.

Como usar a fruta com canela?

Abacaxi com canela

Com equilíbrio, o consumo dessa receita pode auxiliar no emagrecimento (Foto: depositphotos)

Outra maneira de usar o fruto do abacaxizeiro é grelhando-o e polvilhando canela por cima.

Segundo Letícia Rocha, além de ser uma sobremesa saborosa, essa receita também acelera o metabolismo, possui antioxidantes e tem propriedades anti-inflamatórias.

Para que serve o chá da casca de abacaxi?

Para a nutricionista, a casca do abacaxi possui tantos nutrientes e fibras quanto a polpa da fruta. Por essa razão, ela não deve ser descartada.

Além disso, essa parte do fruto também possui a enzima bromelina, o que auxilia no processo de digestão. (1)

As cascas do abacaxi são ricas em fibras e enzima bromelina (Foto: depositphotos)

“Mas, antes de preparar uma receita com a casca da fruta, é importante fazer a higienização correta. Nesse caso, o desinfetante mais utilizado é o cloro ou hipoclorito (cloro em água)”, alerta Letícia.

A especialista ainda ensina como fazer o processo corretamente, antes de preparar o chá. Siga as orientações da nutricionista e depois confira a receita:

  1. O primeiro passo é lavar a fruta em água corrente, para isso utilize uma escovinha própria para alimentos
  2. Em seguida, prepare a água com hipoclorito, na proporção de 2 colheres (de sopa) rasas de hipoclorito de sódio em 1 litro de água
  3. Depois, deixe as cascas de molho
  4. Espere 20 minutos e enxague em água potável.

Receita do chá

Ingredientes:

  • 150 ml de água
  • Casca de 1 abacaxi.

Modo de preparo:

Com as cascas já higienizadas, coloque a água para ferver. Corte a parte externa da fruta em pequenos pedaços e coloque-os na água fervente.

Espere que o chá fique pronto após 10 minutos de fervura. E então, desligue o fogo, tampe e espere esfriar um pouco.

Por fim, coe e adicione mel ou adoçante (opcional), beba o chá ainda morno e aproveite seus benefícios.

Aproveitando a casca no suco

Suco das cascas de abacaxi

O suco das cascas desse fruto também contribuem com a perda de peso (Foto: depositphotos)

Outra receita que pode ser feita com as cascas do abacaxi para auxiliar no emagrecimento é o suco. Veja como fazê-lo de acordo com as orientações da nutricionista!

Ingredientes:

  • Casca de 1 abacaxi
  • 1l de água
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Comece higienizando as cascas como foi ensinado anteriormente e só depois coloque-as fatiadas no liquidificador com meio litro de água.

Bata bem, coe e volte com o conteúdo para o aparelho. Bata mais uma vez com o restante da água, sirva e coloque o açúcar ou adoçante à disposição para quem desejar usufruir. Beba logo em seguida.

Casca com hortelã

*Artigo feito com a colaboração da nutricionista Letícia Rocha (CRN- 25870/P).

Referências

(1) TEIXEIRA, João Batista Picinini. “Conceitos em fitoterapia: uma revião da literatura. Abacaxi/Bomelina“. Programas de Plantas Medicinais e Terapias Não-convencionais, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Disponível em: http://www.ufjf.br/proplamed/atividades/fitoterapia/2157-2/. Acesso em 24 de julho de 2019.

(2) Food Ingredients Brasil. “Alimentos vs. Doenças“. 2010. Disponível em: http://www.revista-fi.com/materias/132.pdf. Acesso em 24 de julho de 2019.

(3) “Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO). 4ª edição revisada e ampliada“. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) e
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas -SP. 2011.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.