Como limpar manchas de óleo e graxa do chão

Já se foi o tempo das manchas de óleo ou graxa representar um terror na limpeza

Você sabe como limpar manchas de óleo e graxa do chão? Algumas manchas que podem aparecer no seu piso, nem sempre são fáceis de serem removidas. Quando o assunto se refere ao óleo e graxa, muita gente torce o nariz e não sabe o que fazer para deixar o piso limpo novamente.

Na maioria dos casos, essas manchas são mais frequentes nos pisos da garagem ou em pequenos espaços onde existe o funcionamento de máquinas. As oficinas mecânicas também são ótimos laboratórios para replicar as dicas que serão passadas.

Como se trata de uma dica caseira, não será necessário o uso de produtos químicos. Isso já representa uma economia no seu orçamento, já que a maioria desses produtos custam caro e precisa de muito cuidado na aplicação.

Dicas de como limpar manchas de óleo e graxa do chão

As manchas de óleo e graxa podem ser identificadas em pisos que apresentam limpeza mais facilitada, como é o caso da cerâmica e porcelanato, a remoção acaba sendo mais fácil. E o que dizer então do concreto?

Para limpar manchas de óleo e graxa do chão vale apostar na água quente

As técnicas de limpeza são diferentes para cada tipo de piso (Foto: depositphotos)

Pois bem, essa última modalidade de piso é um verdadeiro terror para muitos aficionados em limpeza, principalmente pelo fato dele deixar uma mancha escura e bem visível.

Mas, para tudo há uma solução! Acompanhe as dicas e deixe o seu piso de concreto, cerâmica ou porcelanato livre das temidas manchas de óleo e graxa.

Veja também: Aprenda como remover cera do piso

Piso de concreto

A primeira dica para eliminar as manchas de óleo e graxa do seu piso de concreto é a partir da utilização da areia de gato. O produto tem o poder de absorver a mancha por completo.

Para limpar manchas de óleo e graxa do chão use areia de gato, pois ela absorve a sujeira

O piso de concreto sujo de graxa pode dar um pouco de trabalho para a remoção (Foto: depositphotos)

Para isso, basta espalhar um pouco do produto por toda a extensão da mancha. Deixe a areia de gato agir por 24 horas. Passado esse tempo, a recomendação é que você use uma vassoura ou uma escova para esfregar um pouco.

Depois disso, use uma pá para remover toda a areia de gato. Esse estágio da remoção da mancha de óleo ou graxa vai acabar com resquícios líquidos do produto que por ventura estejam no local.

O passo seguinte é colocar um pouco de detergente sobre a mancha. Deixe o detergente agir por cerca de uma hora. Esfregue, logo em seguida, com uma escova ou vassoura. Para enxaguar, use água quente.

Caso a mancha seja muito resistente, repita o processo com o detergente o quanto necessário.

Dicas adicionais

Caso você não tenha acesso a areia de gato, o processo de limpeza das manchas de óleo ou graxa pode ser realizado com serragem. Ela tem o mesmo papel de absorção da areia de gato.

Veja também: Como tirar manchas de xixi de cão ou gato do carpete

Caso a mancha de óleo ou graxa tenha sido causada por pingos caindo do motor do carro, basta colocar um balde plástico para que a substância não caia direto no chão.

Existem outras formas de remover as manchas de óleo ou graxa a partir da utilização de produtos químicos disponíveis no mercado. Porém, a utilização desses requer alguns cuidados específicos para evitar problemas com a pele ou danos no piso.

Já outros métodos optam pela utilização de gasolina ou querosene, o que não é indicado, já que esses produtos são inflamáveis e também podem danificar a superfície onde a mancha de óleo ou graxa incide.

Pisos cerâmicos ou porcelanato

Nos casos em que o piso da garagem for de revestimento cerâmico ou porcelanato, retirar a mancha de óleo ou graxa é bem mais simples e só necessita da utilização de apenas um produto: detergente ou sabão em pó.

O detergente e o sabão em pó podem facilitar a remoção da graxa do piso

Esse tipo de mancha é comum de aparecer em garagens (Foto: depositphotos)

Se sua opção foi o detergente, basta você colocar um pouco do produto sobre a mancha e esfregar com ajuda de uma vassoura. Esfregue bem até que toda a mancha seja removida. Logo em seguida, basta jogar água. Caso a mancha persista, você pode repetir o processo novamente.

Já se a sua opção para remover a mancha de óleo ou graxa foi o sabão em pó, coloque uma quantidade considerável do produto sobre a mancha e esfregue com ajuda de uma vassoura.

Feito isso, você vai começar a perceber que a mancha está indo embora. Para finalizar a limpeza, basta jogar um pouco de água limpa. Assim como aconteceu com a instrução passada anteriormente quanto a utilização do detergente, se a mancha persistir, basta repetir o processo.

Veja também: Como desencardir piso branco com fórmulas caseiras

Dicas adicionais

Caso você perceba que o óleo ou a graxa aparece em grande quantidade, você pode usar areia de gato ou serragem para absorver o excesso. Depois, use uma vassoura para remover o produto e siga com a limpeza utilizando detergente ou sabão em pó.

Seguindo essas indicações, você vai deixar o seu piso limpinho, longe das manchas de óleo ou graxa. Ah! é importante destacar que, como ambos os processos não fazem uso de produtos químicos, seu piso não sofrerá nenhum dano.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.