Como limpar joias de ouro

O ouro é um dos metais mais cobiçados e valiosos, presente em brincos, pulseiras e anéis

Você sabe como limpar joias de ouro? Essa é uma pergunta recorrente, principalmente porque as pessoas não sabem ao certo qual o produto usar para não danificar a peça. Nesse artigo preparado pelo Remédio Caseiro, você vai sanar essa e outras dúvidas.

O ouro é um dos metais mais cobiçados e valiosos. Quando usado para produzir brincos, anéis, pulseiras e outras joias, chama atenção pelo brilho e pela delicadeza. Porém, quando usado com frequência fica com aparência desgastada.

Uma das soluções para resolver esse problema, é recorrer a um ourives. Mas, nem todo mundo conhece um ou prefere limpar a peça em casa mesmo. Veja agora qual a maneira mais indicada para realizar a limpeza de uma joia de ouro.

Como limpar ouro em casa

Pode não parecer, mas a partir da utilização de ingredientes simples, que você consegue encontrar com facilidade aí na sua casa, é possível deixar as joias de ouro como novas. Veja o passo a passo de cada um desses macetes:

Água quente

A água fervente é uma maneira de como limpar joias de ouro

Essa dica tira toda a sujeira e gordura de suor das peças de ouro (Foto: depositphotos)

Essa é uma das formas mais simples para limpar uma joia de ouro em casa. Para isso você vai precisar de uma panela e água suficiente para cobrir as peças. Coloque a água para ferver juntamente com as joias de ouro.

Assim que ferver, você vai perceber que a sujeira, sobretudo quando se trata de óleo, gordura ou cera, vai ficar na superfície. É importante que você tome cuidado para que as peças estejam sempre submersas, para evitar que elas fiquem danificadas.

Na hora de remover a peça da panela com água quente, fique atento e proceda com cuidado para evitar queimaduras. Vale lembrar que essa dica de limpeza é aconselhada para joias sem pedras, já que a alta temperatura pode rachar a pedra.

Veja também: Como limpar prata: truques de higienização caseira

Detergente

O detergente é uma maneira de como limpar joias de ouro

Essa dica é ideal para limpar pulseiras e peças com muitos detalhes (Foto: depositphotos)

Assim como a dica anterior, usar o detergente é uma maneira bem fácil de limpar as joias de ouro em casa. Para isso você vai precisar apenas de um detergente neutro e um pouco de água morna.

Para iniciar a preparação, pegue um recipiente de vidro pequeno e coloque a água e algumas gotas de detergente neutro. Misture suavemente e coloque as joias de ouro de forma a ficarem totalmente submersas.

Deixe as peças descansando por 15 minutos. Essa dica é ideal para limpar pulseiras, já que o tempo de espera vai fazer com que a solução penetre nas partes mais difíceis de serem limpas. Depois, esfregue suavemente a joia com uma escova de cerdas macias.

Para que a limpeza seja feita de forma eficaz e sem danificar qualquer outra peça, você deve passar a escova de forma isolada em cada peça. Por fim, enxágue com água limpa e seque com ajuda de um pano macio.

Uma dica bastante válida é, na hora de enxaguar a peça, use uma peneira. Isso vai evitar que a peça escape da sua mão e se perca. Essa forma de limpeza pode ser aplicada em peças com aplicações de pedras.

Pasta de dente

A pasta de dente é uma maneira de como limpar joias de ouro

Aplique a pasta de dente diluída em um pouco de água (Foto: depositphotos)

A basta de dente é um produto bastante acessível. Porém, no que se refere à limpeza das peças de ouro é preciso tomar alguns cuidados. Se a peça for delicada, opte pelas outras dicas passadas anteriormente, já que ela pode aranhar a joia.

Para preparar a solução de limpeza, você vai precisar de dois centímetros de creme dental e duas colheres (de sopa) de água. Use um recipiente de vidro para misturar os dois ingredientes até formar uma pasta.

Com ajuda de uma escova de dentes de cerdas macias, passe por toda a peça de forma delicada. Caso fique na dúvida quanto à escova, você pode substituí-la por um pano macio. Umedeça-o na solução e passe sobre a peça.

Ao fim do processo, basta lavar a peça em água corrente até que toda a pasta de dente seja removida. Logo em seguida, enxugue a joia com um pano macio.

O que é bom para limpar corrente de ouro?

Entre as peças de ouro que são mais utilizadas pelas pessoas estão as correntes. Porém, como todo mundo sabe, essas peças são cheias de detalhes e espaços pequenos que, nem sempre qualquer método pode alcançá-los.

Por isso, a ideia é fazer uso de métodos mais práticos e que não necessite de grandes complicações. Entre os métodos apresentados anteriormente, a utilização da solução de limpeza com detergente é a mais indicada.

Por se tratar de uma solução a base de água, acaba sendo mais fácil penetrar nos cantos mais difíceis da corrente de ouro. Para tanto, basta misturar um pouco de água a algumas gotas de detergente neutro.

Veja também: Aprenda a limpar o inox sem deixar manchas e riscos na superfície

Misture suavemente e coloque as joias de ouro de forma a ficarem totalmente submersas. Deixe as peças descansando por 15 minutos. Depois, esfregue suavemente a joia com uma escova de cerdas macias. Enxágue em água corrente e seque com pano macio.

Como limpar ouro branco

O ouro branco é uma variação do metal que recebeu aplicação de uma camada de ródio. Isso faz com que a peça fique com aparência prateada. Na hora de limpá-las, não há muito mistério. Veja como proceder!

Para complementar a limpeza das peças de ouro branco, aplique uma pasta de bicarbonato de sódio

As peças de ouro branco podem ser limpas com detergente e água morna (Foto: depositphotos)

Você pode fazer uma mistura de 1 litro de água morna para 1 colher (de sopa) de detergente. Misture em uma vasilha até que o detergente seja inteiramente diluído. Em seguida, basta colocar a peça de ouro branco e deixar de molho por 15 minutos.

O passo seguinte é preparar uma pasta de bicarbonato de sódio, misturando duas colheres (de sopa) de água morna para uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio. Com ajuda de uma escova de cerdas macias, passe sobre a peça. Tome cuidado para não esfregar forte demais, pois isso pode remover a camada de ródio da peça.

O passo seguinte é lavar a peça de ouro branco em água corrente. Se for fazer isso direto na pia, coloque a peça sobre uma peneira. Isso vai impedir que ela escape e desça pelo ralo. Por fim, use um pano macio para secar.

Para fazer com que a peça de ouro branco brilhe ainda mais, você pode usar aqueles paninho de polimento.

Como limpar peças banhadas a ouro

Compradas por preços mais acessíveis, as peças folheadas a ouro são indiscutivelmente mais resistentes do que as bijuterias. Quando se tem certos cuidados, após o uso, a peça fica bonita por mais tempo.

Na maioria dos casos, devido a essa falta de cuidado, os acessórios folheados em ouro podem escurecer com mais facilidade. Isso acaba tirando um pouco do brilho e da beleza da peça. Veja agora qual a melhor forma de proceder com a limpeza dela:

Você pode utilizar detergente com água para deixá-la como nova. Para isso, não tem segrego algum. Basta colocar um pouco de água em um recipiente e pingar algumas gotas de detergente neutro. Misture e deixe a peça de molho por 15 minutos.

Veja também: Como limpar os vidros com vinagre

Com ajuda de uma esponja macia, esfregue a peça banhada a ouro com delicadeza. Antes de secar a peça com um pano macio, enxágue debaixo da torneira. Antes de usar ou guardar, o recomendado é deixar a peça em local ventilado para secar totalmente.

Dicas para fazer a sua peça de ouro durar mais

Depois de aprender variadas formas para limpar a sua peça de ouro, veja agora algumas dicas adicionais para evitar o desgaste da sua joia, fazendo com que ela esteja sempre brilhante e limpinha.

Guardar com giz

Para as joias guardadas em gavetas ou espaços menores, uma dica é colocar uma pedrinha de giz junto a elas. O giz vai absorver toda a umidade, evitando que o objeto escureça, seja ele de ouro amarelo, branco ou folheado.

Evitar produtos químicos

Se você gosta de usar anéis e pulseiras, na hora de fazer faxina ou mexer com produtos químicos, o recomendado é tirá-los. Além de evitar o contato direto com o produto químico, o suor também pode deixar o objeto escuro e sem brilho.

Evite banhos de piscina

Antes de se refrescar ou nadar em uma piscina com cloro, remova todas as joias de ouro. O cloro pode danificar a camada da peça, principalmente as de ouro branco. Isso pode deixá-la embaçada, amarelada ou remover o revestimento de ródio.

Enrolar em um papel

Na hora de dormir, pegue os anéis, pulseiras, brincos e colores e enrole em um pedaço de papel higiênico ou papel toalha. Isso faz com que a produção de ácido úrico do corpo não interfira no brilho das peças.

Limpeza simples após o uso

Para evitar danos as joias de ouro, uma dica simples e que pode aumentar a durabilidade da sua joia é passar um paninho macio após usá-las. Isso vai evitar que o suor escureça a peça.

Sua peça de ouro sempre brilhando

Depois de seguir todas essas dicas na hora de efetuar a limpeza da sua joia de ouro, além de ter o resultado esperado, sua peça vai ficar ainda mais brilhante e vistosa. Caso a sujeira seja grande e nenhuma das dicas funcionar, consulte um ourives.

Veja também: Macete caseiro para deixar os copos da sua cozinha brilhando como novos

Nesse artigo você também viu algumas dicas para conservar a sua joia bonita e vistosa por muito mais tempo. Além do mais, você também aprendeu a limpar as peças folheadas a ouro, que se mostram mais frágeis.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.