Como limpar cortina persiana com receita caseira

As cortinas e persinas dão um toque de sofisticação aos ambientes

As cortinas e persianas são elementos de decoração que acabam passando uma proposta de aconchego para os ambientes, além de protegê-los da incidência do Sol forte. Na hora de limpar, muita gente tem dúvidas quanto à forma mais eficaz.

A partir de algumas orientações, sua cortina ou persiana ficará limpinha como nova. É importante destacar que existem serviços especializados para essa necessidade, no entanto, a partir das receitas caseiras você vai economizar uma boa grana.

Como limpar cortinas e persianas

Antes de começar com as orientações, você deve prestar bem atenção ao material da sua cortina ou persiana, já que cada tipo necessita de uma técnica diferente. A maioria delas são feitas de tecido, PVC, plástico, madeira, alumínio ou fibras.

Utilizando algumas técnicas é possível limpar adequadamente suas persianas

A indicação é que o processo de limpeza seja repetido cada ano (Foto: depositphotos)

Mesmo seguindo essas dicas, os profissionais orientam que a procura por uma empresa especializada nessa área de limpeza deve ser feita a cada dois anos. Isso vai ajudar a conservar sua peça e deixá-la livre mesmo das sujeiras mais complicadas.

Como limpar as cortinas de tecido

As cortinas de tecido são conhecidas por acumular bastante poeira. Na hora da higienização, a recomendação é que tanto o lado de dentro como o de fora sejam contemplados.

Para dar início ao processo de limpeza, feche as cortinas. Com ajuda de um aspirador de pó você vai optar pelo bocal horizontal, aquele que é próprio para limpar superfícies mais planas, como sofás e a própria cortina.

Dessa forma, você vai percorrer toda a extensão da cortina com o aspirador, de baixo para cima e de um lado para o outro. Continue este movimento até passar por toda a extensão da peça.

Repita o mesmo processo do lado da cortina que fica virado para a janela. Por estar em completo contato com o ambiente externo, este lado da cortina é mais sujo e por isso precisa de mais tempo no processo de limpeza.

Após limpar os dois lados da cortina, retire a peça e a sacuda em um ambiente de ar livre, de preferência com as portas e as janelas próximas da casa fechadas. Esta técnica faz com que o pó restante seja eliminado.

É indicado que você deixe a cortina no varal, em exposição por algumas horas. A ventilação natural faz com que os ácaros, poeiras e outros micro-organismos sejam eliminados.

Veja também: Aprenda macetes para limpar facilmente a cortina da sua casa

Por fim, procure por manchas. Se encontrar, retire-as com uma esponja úmida e um pouco de sabão. Topicamente em cada região manchada, aplique a esponja fazendo movimentos circulares.

Assim que as peças estiverem secas, recoloque-as dentro de casa. Você deve repetir esse processo ao menos uma vez por mês. Isso garante que a sua cortina ficará longe da poeira e sujeira.

Como limpar as persianas

Esse tipo de cortina, as chamadas persianas, são peças confeccionadas de aletas de PVC que podem ser facilmente encontradas e instaladas. Porém, na hora de fazer a limpeza, nem todo mundo encontra facilidade.

Isso acontece por não ser utilizada a técnica correta. Com ajuda de um aspirador de pó, você vai precisar daquele bocal que tem uma escova na extremidade. Com as aletas viradas para um dos lados, aspire toda a superfície.

Feito isso, você vai precisar virar as aletas ao contrário. Repita o processo com o aspirador de pó. Para finalizar a limpeza, pegue um copo de água e a mesma medida dele com vinagre branco. Misture e coloque em um borrifador.

Veja também: Técnica caseira para tingir cortinas de renda usando saquinhos de chás

Com ajuda de um pano macio, você vai borrifar essa mistura e passar o pano na sequência. Uma fica que ajuda a reduzir o tempo de limpeza é vestir uma peia em uma das suas mão. Feito isso, as aletas devem ficas abertas, assim você já limpa os dois lados ao mesmo tempo.

Como limpar as persianas de tecido e alumínio

Para quem possui persianas de tecido, ou alumínio, a forma de limpá-las é bastante semelhante à primeira indicação, com as persianas de PVC. Porém, ainda mais fácil.

Inicialmente você vai precisar do aspirador de pó e do bocal que tem uma escovinha na extremidade. Você vai passar o equipamento por ambos os lados da persiana, inclusive o lado que fica virado para a janela.

Para cumprir o passo seguinte, você vai precisar de um pano seco. Com ele em mãos, basta passar por toda a superfície da persiana. A indicação é que o processo de limpeza seja repetido cada ano.

Como limpar as persianas romanas

O modelo de cortina romana é mais rebuscado, por isso a limpeza dela acaba sendo um pouco mais trabalhosa. Mas é tão indispensável quanto qualquer outra, já que esse cuidado aumenta o tempo de duração.

Utilize um aspirador de pó com o bocal que tem uma extremidade com cerdas. Para isso a persiana deve estar inteiramente baixa ou fechada. Passe o aspirador por toda a superfície da persiana, a fim de remover toda poeira. Lembre-se de passar pelos dois lados.

Ao fim, com ajuda de um pano seco, passe por toda ela. Se ela tiver adornos na parte superior, você pode usar o próprio aspirador de pó ou então um espanador. Finalize também com um pano seco.

Veja também: Limpe carpetes e tapetes de forma rápida e fácil, sem danificá-los

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.