Como fazer uma boa escolha na hora de comprar uvas

Na hora de comprar uva, é preciso ficar atento a alguns detalhes para saber qual fruta está adequada para ser levada para casa

O gosto docinho das uvas encanta a maioria das pessoas, que adoram consumi-las uma após a outra. É difícil não encher uma bacia com essas frutinhas, não é mesmo? Além de ser uma delícia, a uva proporciona diversos benefícios à nossa saúde. Neste artigo, conheça os benefícios desta fruta e saiba como fazer uma boa escolha na hora de comprá-las.

Benefícios das uvas

As uvas auxiliam na prevenção do câncer, protege a saúde do cérebro e olhos, combate a asma, melhora a digestão e aumenta o fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos. A fruta é um excelente anti-inflamatório natural e também apresenta propriedades antibacterianas e antivirais. Também combate a fadiga e doenças renais.

A uva roxa é doce e nutritiva e apresenta propriedades que podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, protegem o nosso estômago, evitam a prisão de ventre e infecções, sendo excelentes para limpar o nosso sangue e nossos órgãos.

Como fazer uma boa escolha na hora de comprar uvas

Foto: depositphotos

É importante ressaltar que, embora apresente tantos benefícios, a uva roxa não é indicada para pessoas diabéticas, devido ao seu alto teor de açúcares. As uvas verdes contêm menos açúcar do que as roxas, são ricas em minerais, são boas para o funcionamento de nossos rins, fígado e intestinos e auxiliam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e Alzheimer.

Como escolher a uva?

Na hora de comprar uva, é preciso ficar atento a alguns detalhes para saber qual fruta está adequada para ser levada para casa. Procure aquelas que estiverem mais gordinhas e firmes, com cores vibrantes e uniformes.

Observe também os cabinhos da uva, que devem estar verdes, pois os mais escurecidos indicam que a fruta está velha. Outro detalhe importante a ser observado é o tipo de “cera” que fica em cima da uva: se ela não for retirada, isso significa que ela foi menos manuseada e a tendência é que a fruta tenha mais tempo de vida. Se possível compre uvas orgânicas.

A conservação também é muito importante. Ao chegar em casa, coloque as frutinhas em um saco plástico e faça furinhos nele. Guarde na geladeira e procure consumi-las em menos de uma semana.

 

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.