Como fazer uma boa e profunda limpeza de pele em casa?

Uma limpeza de pele profunda ajuda a remover impurezas acumuladas durante o dia e abre os poros

Sabe aquela pele limpinha e hidratada que todo mundo almeja ter um dia? Pois bem, dependendo do tipo de cuidado que você tem com ela, certamente não será um objetivo muito difícil de ser alcançado. De antemão já vale destacar que alguns cuidados são mais que necessários, principalmente por eles evitarem outros problemas que podem aparecer. Dessa forma, uma limpeza de pele profunda é imprescindível na vida de qualquer pessoa.

Uma limpeza de pele profunda ajuda a remover impurezas acumuladas durante o dia, abre os poros e permite que os cremes penetrem com mais facilidade, agindo nas camadas mais profundas.

Esse tipo de cuidado ajuda a evitar também o surgimento de rugas precoces, manchas e até acne. Além de tudo isso, o mais legal de tudo é que você vai sentir na delicadeza de um toque o quanto esses cuidados podem fazer bem para a saúde da sua pele.

Cuidados para com a pele

A limpeza de pele profunda é imprescindível para a saúde de sua cutis

Uma pele bonita e saudável precisa de cuidados (Foto: depositphotos)

Seja antes ou depois de realizar uma limpeza de pele profunda, alguns cuidados devem fazer parte do seu dia a dia. Isso vai ajudar a manter a pele sempre com aparência de saudável e com bom índice de hidratação. São cuidados simples que, se incorporados na rotina, não causarão qualquer estranheza. Apesar de simples, eles vão fazer toda a diferença, independente da idade ou do sexo. Nesse caso, o que vai mesmo importar são os resultados que serão obtidos.

Maquiagem

O primeiro deles é tomar cuidado com a maquiagem. Procure usar produtos da sua confiança e que tenham boas indicações no mercado. Nunca esqueça de remover toda a maquiagem antes de dormir, pois isso colabora para que a sua pele esteja sempre saudável. A maquiagem fecha os poros e, a noite, na hora de dormir, os poros precisam estar livres para respirar. De certa forma, a maquiagem impede a realização desse processo.

Hidratação da pele

Não é só com a utilização de cremes e demais produtos que se conquista uma pele bonita e hidratada. Alguns hábitos que devem fazer parte do seu dia a dia também colaboram para isso. Tomar bastante água, além de fazer bem para o corpo, pois elimina as toxinas, também ajuda a mantê-lo hidratado, o que também pode ser sentido com a pele do rosto. Seja no inverno ou verão, a ingestão constante de água deve ser uma constante.

Uso de filtro solar

Certamente você já deve ter ouvido falar nos benefícios que o uso regular do filtro solar pode trazer para a pele, certo? Além do mais, esse produto ajuda a evitar doenças como o câncer de pele e ainda faz com que a pele não seja tão castigada com os efeitos dos raios ultravioletas. Produtos que são usados com frequência, como a maquiagem, por exemplo, possuem filtro solar na sua fórmula. Mas você não deve dispensar o uso do produto, inclusive no inverno.

Pele oleosa

Dependendo de cada tipo de pela, alguns cuidados podem ser mais recorrentes. No caso da pele oleosa, controlar a oleosidade é mais que necessário. A partir desse controle a pele fica mais favorável à aplicação dos produtos cosméticos, além de aparentar mais saúde e vitalidade. A pele oleosa necessita de limpezas profundas com mais frequência, já que a produção natural do sebo pode desencadear outros processos, como a incidência de acne.

Como fazer a limpeza de pele em casa

Depois de conferir todos os benefícios de incorporar a limpeza profunda no seu dia a dia, chegou a hora de conhecer as técnicas para desenvolvê-la em casa. Acompanhe todo o passo a passo:

Abertura dos poros

O primeiro passo a ser seguido é preparar os poros para o procedimento. Para isso você vai precisar de uma panela grande e de água. Coloque para ferver e, assim que a água começar a evaporar posicione o seu rosto a uma altura de mais ou menos 25 centímetros de distância. Fique na posição por dois minutos. O vapor vai abrir os poros, preparando-os para a retirada das impurezas. Tome cuidado para não chegar muito próximo à bacia para não se queimar.

Esfoliação

Para esfoliar a pele, o recomendado é que você faça uso de um creme da sua preferência. Ao aplicá-lo no rosto, faça movimentos circulares, sobretudo na área compreendida entre testa, nariz, bochechas e o queixo. Essa região também é conhecida como “zona T” e é onde se concentra grande parte da oleosidade do rosto. Vale ressaltar que o processo de esfoliação é o grande responsável por remover as células mortas da pele e demais impurezas.

Finalizando a esfoliação

Depois de passar pelos processos descritos acima, o próximo passo é lavar o rosto com água fria até que todo o produto seja retirado da pele. A água fria é responsável por fechar os poros. Por fim, você pode usar um tônico facial, que deve ser aplicado com um algodão seco.

Receita caseira para limpar a pele

Caso você não tenha acesso a um esfoliante, ou prefere fazer uso dos ingredientes que tem em casa para realizar a limpeza de pele profunda, basta ficar de olho na receita que será passada a partir de agora. Não importa a maneira que você escolha para fazer a limpeza de pele, o importante é fazê-la.

Ingredientes

– Meio copo de iogurte natural;
– 1 gema de ovo;
– Meia colher de farinha de trigo;
– 1 colher de mel.

Modo de preparo

Com ajuda de uma vasilha, coloque todos os ingredientes de uma só vez mexendo-os bem até obter uma pasta bem homogênea. Feito isso, pegue um pedaço de algodão e aplique em todo o rosto. Não é aconselhável aplicar a mistura na região dos olhos e boca. Após isso, deixe descansar por 20 minutos. Passado esse tempo, basta retirar a máscara do rosto com ajuda de água fria. Antes de aplicar a pasta, faça a higienização do rosto com um sabonete neutro.

Receitinha caseira prática para reduzir a oleosidade do rosto

Excelente receita de creme firmador para a pele do rosto. Aprenda

Cuidados

Mesmo sabendo o quanto é importante manter a pele limpa é imprescindível tomar alguns cuidados. Quando realizar depilação em alguma área do rosto, evite fazer a limpeza de pele logo em seguida. Isso pode causar uma irritação na região. A mesma dica vale para quem toma sol demais. Não esprema cravos e espinhas, isso marcará sua pele e pode ainda infeccionar.

Na intenção de resguardar a pele, não repita o processo de limpeza da mesma repetidamente. Respeite o tempo de acordo com seu tipo de pele. Não durma com maquiagem. Escolha um bom demaquilante e limpe a pele antes de dormir. A mais importante de todas as recomendações é recorrer sempre a um dermatologista ao menor sinal de que algo na sua pele está diferente do normal.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.