Como fazer sachê perfumado para colocar em casa

As essências devem ser escolhidas de acordo com a finalidade do sachê. Veja como não errar

Quem não gosta de manter a casa sempre cheirosa? Afinal, não tem nada melhor do que sentir aquele aroma agradável e aconchegante no conforto do nosso lar. E uma boa opção para isso são os sachês perfumados.

Super versáteis, eles podem ser feitos de várias formas, com diversos aromas e podem ser usados em diferentes ambientes da casa, principalmente em armários e gavetas. Além de eficientes aromatizantes e de ajudaram a tirar aquele cheirinho incômodo de guardado, eles também são ótimas opções para presentes e lembrancinhas de eventos e datas comemorativas.

Gostou da ideia? Então, que tal você mesmo fazer o seu sachê perfumado? A artesã Kessia Albuquerque, criadora do atelier Sachê de Amor, que produz sachês para lembranças de maternidade, diz que existem várias maneiras de fazer o sachê, basta usar a criatividade. Abaixo, ela ensina como fazer um modelo super fácil e prático.

Passo a passo para fazer o sachê perfumado

Acompanhe a receita da Kessia para não errar na hora de fazer o seu sachê.

Sachês perfumados

Os sachês perfumados servem para aromatizar armários e gavetas (Foto: depositphotos)

Ingredientes

Para fazer um sachê perfumado você precisa de:  

  • 1 retalho de tecido com a medida 14x14cm (ou no tamanho que preferir)
  • 1 fitinha para amarrar
  • 1 recipiente, tipo vasilha ou pote com tampa e 1 colher de pau
  • Enchimento de fibra de silicone ou sagu para encher o saquinho (normalmente, usa-se 100g, mas a quantidade vai depender do tamanho do seu sachê)
  • Essência de sua preferência
  • Linha e agulha

Passo a passo

  1. Dobre o retalho de tecido do lado avesso e costure a lateral.
  2. No recipiente, coloque o enchimento de fibra de silicone, ou o sagu, e vá pingando um pouco de essência. Misture com a colher de pau até que fique do seu gosto.
  3. Encha o saquinho de retalho com a mistura, amarre com a fitinha e pronto!

A artesã acrescenta que você também pode personalizar a seu gosto. Nesse caso, mais uma vez, vai de acordo com a sua criatividade. Você pode colocar rendas, fuxicos, sisal, juta, crochê, feltro, etc. Também pode decorar com bijuterias, biscuit, paetês, strass, botões, florzinhas e o que mais a sua imaginação criar.

Veja tambémComo aromatizar a casa com lavanda

Existe ainda a possibilidade de usar corantes cosméticos para colorir o sagu. Mas é bom que a cor do corante seja escolhida de acordo com a essência. Por exemplo, se o seu sachê será de erva-doce, o corante verde é a melhor opção. Se for de lavanda, use corante violeta ou roxo.

Além disso, uma dica legal para quem não quiser ou não souber costurar é usar saquinhos de tule. Mas, se você tem bastante habilidade manual, pode ousar e fazer os sachês em formatos diferentes como: coração, estrela, bonequinhos, bichinhos ou até simulando roupinhas de criança. Caso você utilize o sachê perfumado para lembrancinha, poderá adicionar etiquetas à fita ou bordados personalizados ao tecido.

A escolha da essência

Existem muitas opções de essências para usar nos sachês. O ideal é usar aquelas que são à base de água, mas, se preferir, pode usar à base óleo. “Pode-se fazer com essências industriais ou naturais, com folhas de plantas, pétalas de flores orgânicas, algumas especiarias, tudo que tenha um cheirinho agradável”, afirma Kessia. Também é comum usar essência de sabonete.

A escolha do aroma ideal é algo muito pessoal e depende do gosto de cada um. Mas, para quem gosta de cheiros mais fortes e marcantes, a artesã recomenda que se opte pelo sagu ao invés da fibra de silicone. “Se você quer um cheirinho mais forte, recomendo que misture a essência com o sagu, pois ele mantém o cheirinho da essência por mais tempo, ao contrário do enchimento de fibra de silicone, que exala mais rápido a essência”, explica.

Para enxovais de bebê, Kessia indica usar essências naturais e de fragrância mais suave. O mesmo aplica-se para pessoas sensíveis. Inclusive, o sachê perfumado é uma lembrancinha muito apreciada em chás de bebê e saída de maternidade; mas também é muito usado em noivados e festas de casamento.

Como alternativa mais original e autêntica, você pode criar um aroma exclusivo e combinar dois tipos de essências, desde que os aromas sejam complementares e não entrem em conflito.

Dicas para fazer o cheirinho durar por mais tempo

Como já explicado por Kessia anteriormente, o sagu é o melhor produto para manter o cheirinho da essência. Ele é feito da fécula de mandioca e pode ser encontrado facilmente em casas de doce por todo o país.

Mas, uma outra dica muito boa para manter o cheiro do sachê perfumado por mais tempo é borrifar sobre ele um pouco de água perfumada para lenços. Isso também vai deixar um aroma muito agradável no ambiente onde ele for utilizado. Além disso, Kessia orienta:sempre que sentir que o cheirinho do sachê estar enfraquecendo, é só abrir e borrifar um pouco mais de essência”.

Veja tambémDurma em minutos com o travesseiro aromatizado

Algumas receitas também costumam misturar álcool de cereais (4ml) e fixador (1ml) com a essência escolhida e o sagu. Esse tipo de álcool ajuda a transferir o aroma para o sagu e o fixador ajuda a fixar melhor a essência. Após misturá-los, é bom deixar o recipiente descansar por dois dias enquanto o álcool, a essência e o fixador agem. Assim, eles podem ajudar ainda mais a manter o sachê duradouro.

*Informações sobre a especialista entrevistada

Kessia Albuquerque
Artesã, criadora do atelier Sachê de Amor
Especializada em sachês para lembrança de maternidade

Sobre o autor

Jornalista (MTB-RJ: 36167), formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela PUC-Rio e especialização em Jornalismo Cultural, pela UERJ. Como redatora web, escreve matérias sobre assuntos diversos. Também atua na área de marketing de conteúdo e produção audiovisual.