Como fazer chá de orégano

A erva também pode ser consumida através de suas folhas frescas ou até mesmo como óleo

É muito normal encontrarmos o orégano em cima de pizzas e tortas salgadas e em inúmeros outros tipos de comida. O ingrediente de cheiro inconfundível, além de dar sabor à diversas receitas, também pode ser utilizado como uma benéfica bebida natural. Saiba como fazer o chá de orégano.

Normalmente encontramos o orégano na forma desidratada, mas a erva também pode ser consumida através de suas folhas frescas ou até mesmo como óleo.

Chá de orégano

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas de orégano;
  • 200 ml de água.
O chá de orégano é uma ótima receita natural para quem pretende emagrecer de forma saudável

Mulheres que sofrem com o clico menstrual desregulado devem consumir esse chá (Foto: depositphotos)

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e depois misture-a com as folhas de orégano. Deixe o recipiente abafado por alguns minutos e consuma a bebida quando ela amornar.

O consumo indicado do chá de orégano é de, no máximo, três vezes ao dia. É importante ter cuidado nas horas de ingestão da bebida, que não deve ultrapassar o limite de 12 horas entre um consumo e outro.

Benefícios do chá de orégano

Segundo o especialista Juliano Pimentel o chá de orégano pode ser utilizado para diversos fins medicinais. “Suas propriedades, trazem benefícios para a saúde por atuar como anti-inflamatório, antioxidante, fortalecer o sistema imunológico, combater os fungos e bactérias, estimular a digestão e combater o colesterol. O composto de tratamento predominante, carvacrol, é, sem dúvida, o componente mais importante explicando porque o orégano é tão potente”, revela.

Veja também: Conheça os benefícios do chá de orégano

Emagrece

O chá de orégano é uma ótima receita natural para quem pretende emagrecer de forma saudável. A bebida ajuda a reduzir o apetite, prolonga a sensação de saciedade e retarda a absorção de alimentos.

“Devido ao carvacrol presente no orégano, a erva é capaz de prevenir o ganho de peso através da modulação de alguns genes e da redução da inflamação no tecido adiposo branco”, revela Juliano.

É importante lembrar que o chá de orégano sozinho não realiza milagre; para obter o resultado da perda de peso é importante aliar o consumo da bebida com a prática diária de exercícios físicos e o consumo de uma dieta leve.

Regula o ciclo menstrual

Mulheres que sofrem com o clico menstrual desregulado podem consumir o chá de orégano para deixá-lo mais certo. Além disso, a bebida também ajuda a prevenir a menopausa precoce e diminuir as dores causadas pelas cólicas.

Trata dores musculares

A bebida também pode ser utilizada com um tratamento natural para aliviar dores nas costas e distensões musculares leves, sendo um excelente relaxante muscular.

Auxilia a digestão

“Um dos benefícios do chá de orégano é estimular a secreção de bile pelo fígado. A bile facilita a digestão de gorduras, permitindo a absorção de nutrientes. O chá de orégano também melhora a indigestão, a flatulência e a sensação de estufamento que pode ocorrer após as refeições”, revela o especialista.

Veja também: Efeitos colaterais: descubra os do chá de orégano

Trata gripes e resfriados

Responsável por fortalecer o sistema imunológico, o chá de orégano também ajuda na prevenção de gripes e resfriados.

Combate asma

Graças as substâncias carvacrol, os terpenos e flavonoides contidas no chá de orégano, a bebida ajuda a purificar o pulmão, combatendo problemas como asma, bronquite, gripes e resfriados.

Contraindicações

Mulheres que estão em processo de amamentação, grávidas e crianças devem consumir o chá sob acompanhamento de especialista. O excesso de chá de orégano pode provar alergias na pele e vômitos.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.