Como fazer chá de ameixa

A ameixa é uma fruta rica em fibras, sais minerais e vitaminas. Vale apostar no seu chá

Entre os ingredientes naturais que podem ser usados no combate a prisão de ventre, a ameixa aprece no topo da lista. Porém, além do consumo do fruto in natura, outra forma bastante usual é de preparar o chá de ameixa.

Nesse sentido, muita gente ainda tem dúvida sobre qual a parte da planta utilizar, se o chá pode ser preparado com a utilização do fruto ou de outra parte. Além das demais propriedades que a ameixa pode apresentar para a saúde.

Antes de tudo, é importante que você saiba que a ameixa é uma fruta rica em fibras, carboidrato, magnésio, sódio e potássio. Dessa forma, ela pode ser usada em diversos tratamentos. Saiba mais sobre a ameixa a partir de agora.

Como preparar o chá de ameixa

O chá de ameixa pode ser preparado de duas formas, com as folhas ou com o fruto

Além de saboroso, esse chá pode ser muito nutritivo (Foto: depositphotos)

Antes de seguir esmiuçando as propriedades da ameixa, veja as duas formas que a planta pode ajudar nos problemas de saúde.

Dependendo da necessidade, o chá de ameixa pode ser preparado de duas formas: a partir da utilização da folha da ameixa ou com o uso do próprio fruto. Agora, acompanhe a forma de preparar cada um desses tipos:

Chá das folhas de ameixa

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 2 colheres (de sopa) da folha de ameixa.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver com ajuda de uma panela com tampa. Logo em seguida, acrescente as folhas da planta e deixe ferver. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e deixe a panela tampada descansando por 10 minutos.

Antes de ingerir, use uma peneira para facilitar a remoção das folhas. A indicação é que o consumo da bebida seja feito em até três doses diárias.

Chá de ameixa

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 3 ameixas pretas.

Modo de preparo

Primeiro você deve retirar as sementes das ameixas. Feito disso, coloque as ameixas na xícara que está com a água. Em seguida você deve amassar bem as três ameixas e deixá-las em repouso durante toda a noite.

No dia seguinte pegue a xícara e misture bem. Logo em seguida, coloque a mistura no fogo e deixe ferver. Depois disso basta apenas deixar o chá esfriar um pouco e beber. É aconselhável beber este chá em jejum para que seu efeito seja mais intensificado.

Veja também: Benefícios e propriedades do chá de ameixa seca

Propriedades do chá de ameixa

A ameixa é uma fruta rica em vitaminas e minerais. Na sua composição ela contém vitaminas dos complexos A, B, C, E e K. Elas apresentam ainda ácido fólico, além dos minerais potássio, flúor, fósforo, magnésio, ferro, cálcio e zinco.

De acordo com a nutricionista Mirian Bento, “o chá de ameixa é muito indicado para o tratamento da prisão de ventre, fortalecer o sistema imunológico, ajuda a diminuir os níveis de mau colesterol, combate a anemia, arteriosclerose, bronquite, resfriado, tosse e rouquidão”, lista.

Ainda segundo ela, a realização de estudos mostram que o consumo de frutos de caroço tais como ameixas, “ajuda na luta contra a síndrome metabólica, devido à presença de compostos bioativos (flavonóides e fenólicos) tais como antocianinas, ácidos clorogênicos, quercetina e catequinas”, afirma.

Essas substâncias, presentes nas ameixas, exercem a função anti-obesidade, anti-inflamatórios e aintioxidativa. “Sem contar que é excelente fonte de fibras, ajudando no trânsito intestinal”, acrescenta Mirian.

Na lista de benefícios da ameixa ainda podem ser citados: o combate a doenças respiratórias, diminui os níveis do colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico e ainda pode atuar em favor do emagrecimento.

Ameixa para tratar prisão de ventre

Falou em prisão de ventre, um dos primeiros ingredientes naturais que vem a cabeça é mesmo a ameixa. Suas propriedades naturais ajudam a tratar o problema, além fazer com que ele funcione de forma natural.

A causa desse transtorno está relacionada à falta de atenção a certos pontos. Entre eles podem ser citados: a dieta desequilibrada, estresse, hormônios desregulados, falta de água no organismo e a pouca prática de exercício físico.

Se você está passando por alguns desses problemas, o mais indicado é que o médico seja consultado. Tratando a raiz da questão, tudo pode ser resolvido de forma prática e eficaz, evitando a solução pontual, que faz com que o problema retorne.

Dependendo do caso, o médico pode prescrever a utilização de ingredientes naturais para regular o intestino. Entre eles, a ameixa possui propriedades laxantes e depurativas que ajudam a resolver o caso.

O chá de ameixa é excelente para combater a prisão de ventre graças a uma substância denominada sorbitol, um laxante natural que facilita a eliminação das fezes. Para obter o efeito laxante, o chá de ameixa deve ser ingerido em jejum. Além do mais, as pessoas podem comer a polpa da fruta cozida.

Não custa nada lembrar que, usar medicamentos por conta própria pode representar um perigo para a sua saúde. Por isso, ao apresentar qualquer um dos sintomas que configuram a prisão de ventre, não hesite em recorrer a um médico especializado.

Veja também: Veja como não errar quando for escolher a ameixa na hora de comprar esse fruto

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.