Como fazer a higienização correta da pia do banheiro

Temos a impressão de que a pia é uma das partes mais limpas do banheiro. Mas não se deixe enganar; ela possui inúmeras bactérias

Temos a impressão de que a pia é uma das partes mais limpas do banheiro. Afinal de contas, ela está sempre em contato com produtos como sabonete. Mas não se deixe enganar; ela possui inúmeras bactérias.

Uma das formas de acabar com os germes da pia do banheiro é realizando uma limpeza profunda semanalmente. Acompanhe as sugestões do livro Limpe e Arrume a sua Casa – Dicas e Técnicas para Organizar Todos os Ambientes de Maneira Prática e Rápida, da autora Anna Shepard.

Como limpar a pia do banheiro

Como fazer a higienização correta da pia do banheiro

Foto: depositphotos

Para realizar essa limpeza mais profunda, você irá precisar dos seguintes materiais:

  • Esponja dupla-face para banheiro;
  • Sapólio cremoso;
  • Borrifador vinagre branco;
  • Pano de microfibra.

Para começar a limpeza, esquente água e encha a pia com ela. Deixe o líquido por alguns minutos para que os resíduos de sabonete saiam. Pegue a esponja e limpe a pia. Deixe a água escorrer.

Coloque um pouco de sapólio na parte abrasiva da esponja e esfregue na pia para as manchas serem removidas. Passe principalmente no ralo, do pino e ao redor da base das torneiras. Depois, enxague bem.

Para evitar o acúmulo de limo, misture parte iguais de água e vinagre branco. Coloque a solução no borrifador e aplique em uma esponja. Esfregue a pia e a torneira e depois enxágue. Enxague com um pano de microfibra seco. Use-o também para polir as torneiras e o ralo. Deixe a pia seca para evitar a formação de limo.

Dicas

Utilize uma escova de dentes em desuso para limpar as áreas de difícil acesso, como por trás das torneiras. A limpeza mais profunda deve ser realizada semanalmente. Mas procure diariamente limpar de forma mais superficialmente sempre depois de usá-la, para evitar acumular resíduos de sabonete e pasta de dente.

E pelo menos uma vez por mês aplique um pouco de vinagre branco em um papel toalha, coloque sobre o limo que foi formado, deixe até amolecer e depois retire.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.