Como escolher corretamente a melhor carambola

A fruta é composta por inúmeras vantagens para o organismo, mas para usufruir delas é preciso escolher carambola corretamente

A carambola é uma fruta muito saborosa e com poucas calorias (aproximadamente 35 calorias em 100g), a fruta é rica em nutrientes que fazem muito bem a saúde, como: sais minerais (cálcio, fósforo e ferro); vitaminas A, do complexo B (tiamina, niacina, riboflavina, vitamina B6) e C; e substâncias antioxidantes, que ajudam a combater a ação maléfica dos radicais livres.

Além de todas essas vantagens, a carambola é uma delícia pois mistura o doce ao azedinho. Não bastasse tudo isso, ela ainda é uma fruta muito bonita, em formato de estrela. Por conta disso, ela é largamente utilizada em decorações naturais.

O seu consumo beneficia diretamente a nossa saúde, pois ele pode retardar o envelhecimento precoce, graças às substâncias antioxidantes; acabar com as inflamações e reduzir os efeitos da psoríase; melhorar a digestão e a hidratação da pele e fortalecer o sistema imunológico.

Como escolher corretamente a melhor carambola

Foto: depositphotos

Como escolher carambola

Na hora de escolher carambola, você deve inicialmente estar atento à cor da carambola, que varia entre o amarelo e o verde claro. Fuja das tonalidades alaranjadas, pois denotam que a fruta já está passando do ponto.

Outra característica a ser observada é que nas extremidades da estrela as cores devem estar vivas e sem riscos marrons, que entregam o processo de apodrecimento já avançado.

Aperte a fruta nas mãos e veja se a mesma está consistente. Ela precisa estar brilhosa e sem ferimentos.

Como consumir e conservar

Quando for consumir você deve lavar muito bem a superfície da carambola, uma vez que ela é consumida com a casca e que pode ser portadora de impurezas. A duração dela é curta e para render mais você deve guardá-la na geladeira por, no máximo, três dias.

Para maior durabilidade experimente fazer um doce de carambola ou uma bebida da fruta. Aprenda ambas receitas abaixo:

Receitas com carambola

Doce de Carambola

Ingredientes

– 30 carambolas;
– Meio quilo de açúcar;
– Meio litro de água;
– Cravo a gosto;
– Canela a gosto.

Modo de fazer

Corte a carambola em fatias. Elas vão ficar em formato de estrelas, o que dará muito charme a sua receita. Leve-as ao fogo com os outros ingredientes e deixe ferver em fogo baixo por até 40 minutos.

Drink de Carambola

Ingredientes

– 1 carambola fatiada, cortada em estrela;
– ¼ xícara (de chá) de saquê;
– 1 colher (de sopa) de açúcar refinado;
– ¼ xícara (de chá) de água gelada;
– 3 folhas de hortelã;
– 5 pedras de gelo.

Modo de fazer

Em uma coqueteleira e com um socador, macere a carambola com o açúcar e as folhas de hortelã. Adicione os outros ingredientes, tampe a coqueteleira e agite. Sirva em seguida no copo decorado com 1 estrela da carambola e um raminho de hortelã.