Como escolher corretamente a jabuticaba quando for comprá-la

Os benefícios dessa fruta vão depender do estado em que ela estará, por isso a necessidade de saber escolher a jabuticaba corretamente


A jabuticaba é uma fruta tipicamente brasileira. Ela é saborosa e tem um elevado valor nutritivo. Entre as substâncias benéficas estão as vitaminas do complexo B e C. Em 100g do fruto, você também vai encontrar: 9mg de cálcio, 60mg de fósforo, 1,26mg de ferro, 8,3mg de potássio, 0,54g de proteínas. Tudo isso em apenas 43 calorias!

Algumas das propriedades do consumo da jabuticaba são: prevenir problemas dermatológicos e dores causadas por reumatismo. Ela também é uma aliada no combate a infecções e proteção do sangue e dos ossos.

Esses e muitos outros benefícios que essa fruta pode proporcionar para a saúde e bem-estar vão depender diretamente do estado em que as jabuticabas estarão, por isso a necessidade de saber escolher a jabuticaba corretamente.

Como escolher jabuticaba

Na hora de comprar a jabuticaba escolha as frutas maiores, lisinhas sem machucados ou rachaduras. A sua casca deve ser brilhosa e as mais populares são na cor roxa-escura, quase preta.

Apesar da casca ser espessa, a jabuticaba tem uma duração curta depois de madura. O seu consumo é feito levando o fruto diretamente para boca, em seguida extraindo-se a casca e os caroços, por isso mesmo é que elas devem ser muito bem higienizadas em água corrente.

Porém, deixe para lavá-la somente quando for comer para que a mesma não fique úmida e acelere o seu processo de apodrecimento. O ideal é guardá-la na geladeira entre 2 e 3 dias.

Como escolher corretamente a jabuticaba quando for comprar essa fruta

Foto: depositphotos


Tipos de jabuticaba

A jabuticaba é uma paixão brasileira. O fruto nem sempre é encontrado com facilidade e é um ótimo ingrediente para sobremesas, bebidas ou para o consumo in natura. Conheça agora os tipos de jabuticaba mais cultivados:

– Jabuticaba Sabará: a sabará é a mais popular. Ela é bem doce e é a espécie mais cultivada dentre os tipos de jabuticaba. Apesar de não crescer muito, ela oferece um sabor delicioso e tem a pele mais fina que as demais;

– Jabuticaba Paulista: esse tipo de jabuticaba cresce bastante e sua produção é rápida;

– Jabuticaba Rajada: nem sempre a jabuticaba é roxa escura. Por exemplo, a jabuticaba rajada é verde. Ela é grande e sua produção também é farta.

– Jabuticabeira Branca: como o próprio nome já diz, essa jabuticaba tem uma cor clara, mas não chega a ser branca. Na verdade, ela está mais para o tom verde claro. Ela também é grande e muito saborosa.

– Jabuticabeira Ponhema: essa é a fruta mais utilizada pela indústria para fazer doces, geleias e licores. A cor dela é um roxo mais claro e seu tamanho é grande.


Informar erro