Como desentupir vaso sanitário com receitas caseiras

Vinagre, bicarbonato de sódio, água sanitária e detergente são ingredientes que podem resolver o problema

No dia a dia, algumas tarefas domésticas aparecem mesmo para testar a capacidade de resolução das pessoas. Uma delas é o entupimento do vaso sanitário. Lendo esse artigo até o fim, você vai descobrir algumas maneiras caseiras para resolver o caso.

Pode até parecer coincidência, mas o fato geralmente acontece quando menos se espera, ou então nos dias mais improváveis. Mas, o que não dá é ficar com o vaso sanitário entupido, ou em outras palavras, inutilizado.

O profissional mais indicado para desentupir o vaso sanitário é o encanador ou empresas especializadas. Porém, através de alguns macetes, você mesmo pode resolver o problema de uma vez por todas. Por isso, fique atento!

O que fazer para desentupir o vaso sanitário

O vaso sanitário entupido compromete a higiene do banheiro, além de trazer aquele mau cheiro que desagrada a qualquer olfato. Para aplicar as técnicas caseiras, basta apenas que você preste atenção em todos os detalhes.

Para desentupir o vaso sanitário você pode usar ingredientes que você já possui em casa

O vaso sanitário entupido compromete a higiene do banheiro (Foto: depositphotos)

Na maioria das vezes, todos os ingredientes utilizados você tem acesso fácil na sua própria casa, evitando o gasto de dinheiro. Se comparado a um encanador ou empresa especializada, o gasto vai parecer quase irrisório, caso precise comprar algum material.

Antes de recorrer a qualquer uma das técnicas caseiras para desentupir o vaso listadas a seguir, a primeira providência a ser tomada é que você faça uso de luvas de borracha, máscara e óculos de proteção.

Veja também: Solução de vinagre para uso em geral é tudo o que você precisava

Bater na parte traseira do vaso

Na hora de desentupir o vaso, a dica é começar logo pelas mais fáceis e que não precisa de nenhum material. Para tanto, bater na parte traseira do vaso pode resolver o problema de imediato.

Nesses caso você pode fazer uso de um sapato. Com esse objeto em mãos, você vai apenas bater com força na parte de trás. Tome cuidado para não exceder na força e quebrar o vaso. Se o entupimento for simples, isso vai resolver.

Água fervente

Outra forma simples e bastante eficaz é jogar água fervente direto no vaso sanitário entupido. Para isso você vai colocar uma boa quantidade de água em uma bacia grande e levá-la para ferver.

Assim que estiver em ebulição, pegue toda a água e verta dentro do vaso. Para evitar possíveis acidentes como queimadura, por exemplo, a dica é segurar a panela com as duas mãos e mirar bem no orifício para evitar que a água respingue.

Em todo caso, uma dica adicional de segurança é, na hora que for fazer essa técnica, usar calça jeans. Ela vai proteger sua pele de qualquer respingo que, por ventura, espirre em direção as suas pernas.

Veja também: Como desencardir piso branco com fórmulas caseiras

Água sanitária

Partindo para a utilização dos produtos de limpeza, um dos mais poderosos quando o assunto é a sujeira é a água sanitária. Ela também é indicada para os casos de entupimento do vaso sanitário.

Na hora de utilizá-la, basta você despejar uma boa porção diretamente no vaso e esperar cerca de três horas, antes de dar descarga normalmente no vaso. Nos casos de obstrução simples, o produto resolve.

Nos casos em que o entupimento é provocado por materiais como panos, madeira, plástico, entre outros, a água sanitária não surtirá efeito.

Vinagre e bicarbonato de sódio

A combinação vinagre branco com bicarbonato de sódio é uma boa saída para resolver muitos problemas domésticos, inclusive o vaso entupido. Para tanto, basta separar meio copo de bicarbonato com meio copo de vinagre.

O passo seguinte é unir os dois ingredientes com ajuda de um recipiente e, logo em seguida, despejar tudo no vaso sanitário. Assim como acontece com a água sanitária, essa solução só vai surtir efeito se o entupimento for leve.

“O vinagre branco é útil para acabar com os germes, remover manchas e dissolver gorduras; já o bicarbonato de sódio ajuda a tirar manchas e eliminar as bactérias”, comprova uma matéria publicada aqui mesmo no Remédio Caseiro, que fala sobre o uso das substâncias na limpeza.

Garrafa pet como desentupidor

Para utilizar dessa macete caseiro, você vai precisar apenas de uma garrafa pet. Corte a garrafa ao meio e depois coloque o cabo de uma vassoura na parte do bico da garrafa que já foi previamente cortada.

Depois de feito, você vai colocar a garrafa dentro do vazo e fazer movimentos para cima e para baixo, como se estivesse usando o desentupidor de borracha. Com a frequência de movimentos, você vai perceber que a bacia logo desentupirá.

Veja também: Técnica com sabão pode evitar que o espelho fique embaçado

Detergente

Usado com bastante frequência para lavar a louça na cozinha, o detergente também faz parte das soluções caseiras para desentupir o vaso sanitário. “O detergente funcionará como um lubrificante para auxiliar no desentupimento. Ele ficará no fundo do vaso dentro de poucos minutos”, testifica o site eHow Brasil.

Para utilizá-lo, basta você diluir um pouco de detergente em um pouco de água fervente. Feito isso, você só vai precisar jogar a mistura no vaso, seguido de uma descarga.

Para os casos em que o entupimento é leve, de primeira, a receita já funciona. Caso contrário, você pode repetir todo o processo por até três vezes.

Soda cáustica

A soda cáustica é um produto químico que pode ser bastante perigoso, caso manuseado de forma irresponsável. Por isso, o uso de todos os equipamentos de segurança indicados no início do texto é imprescindível. O contato direto com a pele pode causar queimaduras graves. Dessa forma, tome bastante cuidado!

Para usar o produto, separe um balde de água. Para essa quantidade você vai precisar de duas colheres (de sopa) de soda cáustica e duas colheres (de sopa) de sal. Misture e despeje o conteúdo inteiro no vaso sanitário.

De acordo com o site Depclean desentupidora e serviços, a soda cáustica “pode dissolver o composto que está obstruindo a passagem de água, enquanto está quente. Porém, quando esfria, ela se solidifica e pode gerar o acúmulo nas redes dos dutos”.

Ainda segundo o site, “outro problema que pode acontecer é o total rompimento dos dutos na emenda, já que a soda cáustica derrete a cola”.

Vedar a entrada de ar

Uma solução bem prática para resolver o problema de uma vez é cobrir totalmente a entrada de ar do vaso. Para isso você pode utilizar um saco plástico, plástico filme ou até fita adesiva.

“A função dessa ‘tampa’ é vedar o vaso, criando um bolsão de ar na parte de dentro. Quando você der descarga, o ar vai querer sair por algum lugar, já que por cima estará fechado. Ele vai ter de sair por baixo”, explica o especialista Marcos Silva de Paula.

Para que o macete dê certo, você vai precisar vedar todas as saídas de ar do vaso. Para isso você pode usar a fita adesiva. O passo seguinte é fechar a tampa e acionar a descarga. É importante contar um tempo em torno de 30 segundos.

Recorra a um profissional

Caso nenhum desses truques caseiros consiga resolver o problema do entupimento do seu vaso sanitário, a dica é recorrer a ajuda profissional. Isso vai garantir que você se livre de uma vez por todos do problema.

Ah! Vale lembrar que, dependendo do tipo de profissional que você resolver contratar, o preço cobrado por ele pode variar. A gravidade do problema também é fator que interfere diretamente no valor final do serviço. Por isso, uma boa dica é pesquisar e recorrer a indicações.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.