Saiba como consumir sódio de forma saudável

A dieta dos brasileiros costuma possuir até dez vezes mais do que a quantia recomendada de sódio

É normal a reação de querermos fugir de um alimento que possui sódio na tabela nutricional. Muitas vezes visto como um vilão para quem deseja manter uma dieta saudável, poucos sabem que a falta da substância no organismo também pode causar danos.

Segundo a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, o sódio possui um papel importante na regulação dos líquidos no corpo, funcionamento das glândulas, contração muscular e impulsos nervosos.

“Além disso, a carência do mineral está relacionada ao surgimento de cãibras, dores de cabeça, retardo na cicatrização de feridas, fraqueza muscular, diarreias e até mesmo arritmia cardíaca. Entretanto, se consumido de forma exagerada, o nutriente pode causar complicações renais e risco de aumento da pressão arterial, que pode levar a doenças cardiovasculares”, revela.

Saiba como consumir sódio de forma saudável

Foto: depositphotos

Segundo a especialista, o sódio deve ser distribuído de forma ampla e natural nos alimentos e deve ser consumido 2g diariamente. O grande problema é que a dieta dos brasileiros costuma possuir até dez vezes mais do que a quantia recomendada de sódio, o que prejudica de forma intensa a saúde.

Quando consumido nas medidas recomendadas, o sódio ajuda a manter o ritmo cardíaco normal, participa do fornecimento de energia para o organismo, fortalece os músculos e equilibra a quantidade de água no organismo.

Fontes naturais de sódio

A nutricionista aconselha ainda a tomada de alguns cuidados para equilibrar o sódio na dieta, como a preferência por alimentos naturais no dia-a-dia e atenção aos rótulos dos produtos na hora da compra.  “Essa é uma tarefa que exige persistência, pois as papilas gustativas demoram cerca de 3 meses para se adaptar a uma dieta com baixo teor de sódio”, explica Cintya.

A principal fonte de sódio é o sal, mas também existem alguns alimentos que contêm quantidades adequadas. Como queijo, peito de frango, leite, carne, ovos e peixe.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.