Como baixar o ácido úrico no sangue naturalmente

Entre os principais alimentos conhecidos por controlar a produção do ácido úrico estão a alcachofra, cenoura e cebola

Você sabe o que é ácido úrico e como baixá-lo no sangue naturalmente? Se você está aqui, provavelmente sabe e deve estar preocupado(a) com o excesso de produção desse ácido pelo seu organismo. Não se desespere, esse problema não é muito grave e pode ser tratado de forma caseira e natural.

O ácido úrico é uma das substâncias que são naturalmente produzidas pelo organismo. Ou seja, nós não consumimos ácido úrico, nosso corpo que o produz. Essa substância nasce da quebra de moléculas de purina (proteína encontrada em vários alimentos).

Depois que o corpo humano utiliza a purina, ele as degrada e as transforma em ácido úrico. Parte dessa substância vai parar na corrente sanguínea e outra parte é eliminada pelos rins.

O aumento do ácido úrico em si não causa muita alteração no organismo, as consequências do seu aumento é que podem dificultar a vida e se tornar um problema de saúde sério.

De acordo com um artigo publicado no site do Dr. Drauzio Varella, “Como consequência da taxa de ácido úrico elevada (hiperuricemia), formam-se pequenos cristais de urato de sódio semelhantes a agulhinhas, que se depositam em vários locais do corpo, de preferência nas articulações, mas também nos rins, sob a pele ou em qualquer outra região do corpo”, explica.

O artigo ainda afirma que o depósito desses cristais nas articulações pode provocar surtos dolorosos de artrite aguda secundária em articulações das pernas e pés, principalmente (joelhos, tornozelos, calcanhares e dedos dos pés) e pode comprometer essas áreas de forma irreversível.

Quando esses cristais se depositam nos rins, podem causar ou facilitar o aparecimento de cálculos renais (litíase renal) e insuficiência renal aguda ou crônica (nefropatia úrica).

5 formas de baixar o ácido úrico no sangue naturalmente

Para evitar esses problemas, existem vários alimentos naturais que são bastante benéficos no controle da produção do ácido úrico. Conheça-os:

Alcachofra

É possível baixar o ácido úrico no sangue naturalmente com alcachofra

Para resolver esse problema, a alcachofra é o mais eficiente (Foto: depositphotos)

De todos os alimentos que ajudam a controlar o ácido úrico de forma natural, a alcachofra é o mais eficiente. Isso porque essa verdura é muito eficaz na eliminação de toxinas do organismo. Além disso, é altamente diurética, o que ajuda a potencializar os seus efeitos.

Elas também ajudam na retenção de líquido e no funcionamento do sistema urinário, o que também auxilia na eliminação de toxinas e micro-organismos do corpo.

Rica em minerais, vitaminas e antioxidantes, a alcachofra ainda possui proteínas, fibras, e ácidos graxos.

Apesar de todas essas vantagens, a alcachofra não é uma verdura muito consumida no Brasil, porque não é tão fácil de encontrar, o que também aumenta o seu preço. Mesmo assim, tanto a própria alcachofra cozinhada quanto o seu caldo são benéficos para o organismo.

Veja também: As frutas podem te ajudar a eliminar o ácido úrico do corpo

Cenoura

É possível baixar o ácido úrico no sangue naturalmente com cenoura

A cenoura consegue agir na quebra da purina (Foto: depositphotos)

A cenoura é conhecida por quem precisa controlar a produção do ácido úrico porque um dos seus efeitos mais benéficos atua justamente na quebra da purina, assim como sua eliminação dos cristais formados pelo ácido úrico nas articulações.

Isso acontece devido a sua capacidade alcalinizante. É rica em fibras, vitamina A e C. Ajuda em dietas de emagrecimento e pode ser consumida crua, em receitas ou mesmo em sucos.

Cebola

É possível baixar o ácido úrico no sangue naturalmente com cebola

A cebola tem efeito depurador, melhorando a qualidade do sangue (Foto: depositphotos)

A cebola possui efeito depurador, que ajuda na qualidade do sangue e da urina. É responsável pelo controle do ácido úrico e triglicerídeos no organismo, além de possuir propriedades antioxidantes.

Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o câncer de boca, ovários e cólon. Auxilia na boa saúde dos ossos e na prevenção de formação de coágulos sanguíneos, o que é ótimo para o coração.

Veja também: Suco combinado para combater o excesso de ácido úrico

Laranja

É possível baixar o ácido úrico no sangue naturalmente com laranja

A vitamina C que compõe a laranja consegue eliminar cristais do organismo (Foto: depositphotos)

A laranja e o suco dessa fruta são uma das fontes de vitamina C mais conhecidas pela população. Essa vitamina é responsável por fortalecer o sistema imunológico e eliminar cristais do organismo, como os que são produzidos pelo aumento do ácido úrico.

Beba muita água

É possível baixar o ácido úrico no sangue naturalmente tomando água

Na urina são eliminadas bactérias e toxinas do corpo (Foto: depositphotos)

A ingestão de água é muito importante para o controle do ácido úrico, uma vez que ao urinar muito, o organismo vai eliminando bactérias e toxinas do corpo.

O recomendável é o consumo de pelo menos 2 litros diários de água pura. Além de hidratar, a ingestão correta de água ajuda no metabolismo e em vários sistemas do corpo.

Veja também: Prepare, em casa, poderosos chás para tratar ácido úrico

Motivos pelo qual aumenta o nível de ácido úrico no organismo

No geral, existem três motivos causadores do aumento do nível de ácido úrico no sangue. O primeiro e mais básico deles é o simples aumento da sua produção, quando consumimos muita purina através da alimentação ou quando nosso corpo se altera a produzir mais ácido úrico mesmo com menos purina.

O segundo motivo é a baixa eliminação do ácido através urina. Nesse caso, isso pode ser causado tanto por problemas digestivos quanto urinários.

O terceiro e último dos motivos comuns do aumento do ácido úrico é o uso de medicamentos que estimulam a sua produção. Por isso, é importante ler a bula das medicações, pois em alguns remédios há o efeito colateral do aumento da produção do ácido úrico.

Contudo, podem haver outros motivos para esse aumento e também causas mais sérias, como problemas na bexiga ou em outros locais do sistema digestivo e urinário. Há também problemas de saúde que afetam o sangue que podem causar aumento de ácido úrico.

Veja também: Baixe os níveis de ácido úrico do seu organismo

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.