,

Como acertar na hora de escolher o melhor maracujá nas compras

Alguns detalhes precisam ser averiguados na hora de escolher essa fruta, como cor, casca e manchas

O maracujá é uma das frutas com maior produção no nosso país e proporciona diversos benefícios à nossa saúde. Considerado um calmante natural, o fruto é rico em vitaminas do complexo B e C, responsáveis pela manutenção da nossa saúde mental e emocional, além de substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento e previnem doenças.

Além de trazer muitos benefícios à nossa saúde, o maracujá é uma fruta deliciosa e pode ser utilizada no preparo de várias receitas. Se você gosta de maracujá, mas tem dúvida sobre como escolher o melhor maracujá na hora da compra, continue lendo este artigo.

Como escolher o melhor maracujá do mercado?

O maracujá amarelo, ou azedo, é o mais comum nos supermercados brasileiros. Apresenta um formato oval e a sua casca é grossa e lisa, mas que começa a ficar enrugada conforme ele vai amadurecendo.

Alguns detalhes precisam ser averiguados na hora de escolher o maracujá, como cor, casca e manchas

Conhecida por acalmar, essa fruta é usada em sobremesas e sucos (Foto: depositphotos)

Se a casca estiver bem enrugada, isso não significa que a fruta está estragada, pelo contrário: quando a casca está bem enrugada, é um sinal de que o maracujá está maduro e deve ser consumido.

Na hora de escolher o melhor maracujá para levar para casa, descarte o fruto que apresente manchas escuras ou rachaduras. É importante fazer um teste com os dedos: aperte o maracujá ligeiramente e, se a casca romper, escolha outro exemplar. A casca deve ceder à pressão, mas nunca romper.

Veja também: Receita a base de maracujá pode salvar os seus cabelos

Você também deve checar se o maracujá está com bastante polpa. A dica é observar o peso proporcional de cada exemplar, pegando um de cada vez e tentar perceber o quanto eles são pesados para seus tamanhos. Os mais pesadinhos são os indicados para levar para casa.

Caso você compre o maracujá-doce, que é semelhante a um mamão papaia, você deve observar a casca da fruta, que deve ser bem brilhante e lisinha. Para conservar a fruta, você pode deixá-la até duas semanas fora da geladeira, em ambiente seco.

Veja também: Para que serve a farinha da casca de maracujá?

Benefícios do maracujá

Bastante nutritivo, o maracujá proporciona diversos benefícios à nossa saúde. Confira a seguir:

  • É um excelente calmante natural;
  • É rico em vitaminas A, complexo B e C;
  • Apresenta boa quantidade de minerais, entre eles o cálcio, ferro, fósforo e sódio;
  • A casca da fruta é rica em fibras que auxiliam no processo de digestão, emagrece e atua na prevenção e controle da diabetes;
  • Contém substâncias antioxidantes que agem contra o envelhecimento precoce do organismo.

Veja também: Aprenda a fazer um delicioso doce de casca de maracujá