Como acabar com a coriza naturalmente?

Mas mesmo sendo algo fácil de ser tratado é sempre importante procurar a ajuda de um profissional da área

Muitas vezes a coriza é ocasionada devido a presença de vírus ou reações alérgicas, podendo ser transparente ou amarelado e vir acompanhado de obstrução nasal e/ou espirros. Apesar de gerar um grande desconforto, o problema é algo simples e que você pode acabar facilmente tratando isso naturalmente.

Mas mesmo sendo algo fácil de ser tratado é sempre importante procurar a ajuda de um profissional da área para descobrir a origem do problema e impedir que ele evolua para algo mais grave. O tratamento natural não substitui o solicitado por um médico, serve apenas como um complemento.

Remédios caseiro para coriza

Acabe com a coriza fazendo uso de diversos remédios naturais

Há uma diversidade de remédios naturais para acabar com a coriza (Foto: depositphotos)

Suco de caju, acerola ou laranja

Rico em vitamina C, os sucos de caju, acerola e laranja são ótimos tratamentos naturais para coriza, ajudando ainda a fortalecer o sistema imunológico.

Manjerona, própolis, mel e laranja

Uma ótima forma de espantar a coriza é através do consumo da mistura de manjerona, própolis, mel e laranja.

Basta separar 1 colher de folhas frescas de manjerona, suco puro de 1 laranja, 10 gotas de própolis e uma colher de mel. Coloque as folhas de manjerona em um recipiente, macere-as, acrescente os outros ingredientes e misture bem, coando logo em seguida.

O indicado é consumir duas colheres três vezes ao dia até os sintomas desaparecerem.

Alho

Amasse três dentes de alho e deixe-os de molho em um recipiente com água durante seis horas. Adicione 20 gotas de própolis e tome uma xícara dessa mistura antes das três principais refeições do dia.

Cebola

Amasse uma cebola inteira e mistura com um pouco de água, limão e alho. Beba uma dose de duas xícaras diariamente até se sentir melhor.

Gengibre

O gengibre é um dos tratamentos naturais mais conhecidos contra coriza e resfriado. Basta mastigar um pequeno pedaço (descascado) da raiz do gengibre cru ou misturá-lo com mel.

Manjerona

Preparar o chá das folhas (na proporção de 20g para um litro) e beber 3 xícaras ao dia, adoçadas com mel.

Chá de Hortelã-pimenta

Separe 1 colher (de chá) de folhas de hortelã secas e coloque-as em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos. Beba duas vezes por dia.

Chá de camomila

Use 3 colheres (de chá) de flores secas da camomila e coloque em uma xícara com água fervente. Deixe o recipiente abafado por alguns minutos. Coe e adicione mel ou suco de limão. Beba três vezes ao dia.

Eucalipto

Ingerir o chá de eucalipto traz inúmeros benefícios, mas a inalação do vapor da bebida ajuda a combater a coriza e outros problemas. Use uma proporção de 100 g para um litro de água, ferva a mistura e inale o vapor dela.

Veja tambémConheça o chá que trata sinusite e rinite

Obstrução nasal

Quase todo mundo é ou já foi afetado pela obstrução nasal

Obstrução nasal é um dos problemas que mais afeta a saúde das pessoas (Foto: depositphotos)

A obstrução nasal acontece quando a quantidade de ar que respiramos é diminuída, podendo acontecer em um ou os dois lados do nariz, total ou parcial, permanente ou transitório, atingindo tanto a adultos quanto crianças.

A respiração nasal é algo que influencia na saúde de diversas formas. Segundo o otorrinolaringologista Bruno Rossini, quem não respira adequadamente tem tendência a dormir mal, gerando um pior rendimento durante o dia.

“Uma criança que não respirar pelo nariz, normalmente, pode ter uma alteração no crescimento de sua face. Isso pode repercutir pelo resto da vida”, complementa o profissional.

Veja também8 receitas de chás descongestionantes para o nariz

Causas da obstrução nasal

Inflamação é o que de fato é uma obstrução nasal

A definição mais simplificada da obstrução nasal é inflamação (Ilustração: depositphotos)

“As causas mais comuns de obstrução nasal são as inflamações na mucosa que revestem internamente o nosso nariz. Isso acontece, por exemplo, quando tempos gripes, resfriados, inalamos produtos químicos e perfumes fortes e quando apresentamos quadros alérgicos como nas rinites. Essas obstruções tendem a ser temporárias e a melhorar com o tratamento adequado”, relata.

Veja também:

5 chás para curar gripes e resfriados

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.