Comer sementes de tomate faz mal à saúde?

O consumo de sementes de tomate podem fazer bem para a saúde, mas é preciso ter alguns cuidados

O tomate é um fruto extremamente benéfico para à saúde. Mas existe uma grande polêmica girando em torno do consumo das sementes desse alimento. Afinal, comer sementes de tomate faz ou não mal?

Caso o consumo das sementes do tomate esteja sendo algo que provoca alterações no seu bem-estar, suspenda a ingestão delas e procure a ajuda de um médico.

Semente de tomate faz mal para os rins?

A história de que o consumo de sementes de tomate é responsável por problemas como a formação de pedras nos rins é, na verdade, um grande mito.

Existem mitos que pairam sobre o consumo das sementes do tomate

O tomate é uma das maiores fontes de licopeno (Foto: depositphotos)

Não existe nenhuma relação entre o consumo das sementes com o aumento de chances de desenvolvimento de qualquer doença renal. Porém, quem já possui problemas no órgão deve evitar o consumo.

A ingestão das sementes de tomate não irá provocar nenhum novo caso de problemas relacionados aos rins, mas pode piorar a crise de diverticulite.

Quem possui doenças e outros problemas nos rins pode consumir as sementes quando as crises renais estiverem sobre controle. Procure ficar sempre atento caso as crises voltem a aparecer. Se isso acontecer, procure a ajuda de um profissional da área.

Veja também: Suco de tomate tem todos os benefícios do fruto

Sementes de tomate x gota

Além do mito das doenças renais, outra grande história contada sobre o consumo de sementes de tomate é que elas podem piorar doenças como a gota.

O excesso de ácido úrico é um dos fatores responsáveis por problemas como a gota e as sementes de tomate contêm uma quantidade muito pequena de purina, a substância responsável pela formação deste ácido.

Benefícios da semente de tomate

O gel que recobre as sementes do tomate tem uma importante função na prevenção de várias doenças graves.

Esse gel tem propriedades que auxiliam na prevenção de coágulos nos vasos sanguíneos. Isso ajuda a prevenir problemas sérios como trombose, infarto, AVC, entre vários outros.

O consumo das sementes de tomate também ajuda a manter e fortalecer a saúde do pâncreas e da vesícula.

Veja também: Veja truque para remover facilmente a pele do tomate

As sementes também ajudam a desintoxicar o organismo de agente prejudiciais à saúde, além de melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Benefícios do tomate

Assim como suas sementes, o tomate é um ótimo aliado para à saúde. Um alimento rico em vitaminas, sais minerais e diversos nutrientes, o fruto é uma ótima combinação para o consumo in natura, em saladas e até mesmo sucos.

O tomate contém propriedades que ajudam a reduzir índices de câncer de pâncreas, cervical e próstata.

Além de proteger o organismo contra infecções bacterianas, o tomate também combate perturbações pulmonares e digestivas.

O tomate é uma das maiores fontes de licopeno, antioxidante essencial para a saúde do fígado, pulmões, pele, cólon, próstata, glândulas suprarrenais e sangue. Além disso, ele também é responsável por retardar o processo de envelhecimento celular.

O consumo de tomate também ajuda a evitar riscos de derrames cerebrais e ainda previne doenças cardiovasculares.

Ele também é responsável por ajudar a manter os níveis de colesterol, evitando que as artérias se entupam.

Por ser rico em vitamina C, o tomate é uma excelente forma natural de reforçar as funções do sistema imunológico.

Veja também: Sem estragar: saiba como guardar corretamente o tomate em casa

Também ajuda a melhorar a visão, aumenta a saúde do intestino, ajuda a controlar problemas de hipertensão, beneficia a saúde e beleza da pele, dentes e cabelos e ainda fortalece os ossos, prevenindo contra doenças como a osteoporose, especialmente nas mulheres.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.