Combinações de suco verde

Os sucos verde possuem baixo índice calórico, vitaminas, sais minerais, fibras e água

O suco verde é uma bebida conhecida por acumular uma série de propriedades benéficas para o corpo. A partir da mistura de diversos ingredientes saudáveis, tais como frutas, legumes e grãos, é possível aguçar também o paladar.

Essa bebida está presente no cardápio das pessoas que optam por levar uma vida saudável. Além do mais, os sucos verdes são fáceis de preparar e podem ser combinados com uma série de outros ingredientes.

Para conhecer algumas dessas possibilidades de combinações, basta ficar de olho nesse artigo. É importante destacar que, apesar de natural, algumas pessoas podem apresentar restrições. Por isso é importante procurar um médico.

Esse cuidado vai resguardar o paciente de apresentar qualquer tipo de problema, além de direcionar a ingestão do suco verde para a combinação que mais apresenta propriedades e benefícios para a saúde.

Combinações de suco verde

Os sucos verde possui baixo índice calórico, vitaminas, sais minerais, fibras e água. Ele pode ser usado contra a retenção de líquidos, auxilia no bom funcionamento do intestino, além de combater o envelhecimento natural das células.

Veja também: 10 melhores combinações de suco detox

Ah! Em muitos dos casos, os sucos verdes também são usados para auxiliar no processo de emagrecimento. Geralmente essa bebida é preparada com a utilização e chá verde, hortelã, abacaxi, gengibre, couve, limão e muitos outros ingredientes.

Depois de conhecer alguns dos benefícios do suco verde, agora chegou a hora de aprender algumas receitas. Nas receitas, algumas combinações com frutas e outros ingredientes.

Para quem não gosta do sabor dos sucos verdes, essa é uma ótima forma de driblá-lo, já que, algumas frutas utilizadas possuem o sabor bem forte e acabam disfarçando dos outros ingredientes utilizados.

Suco verde com abacaxi

O suco verde de abacaxi é nutritivo, saboroso e refrescante

O sabor do abacaxi disfarça o da couve, que é o que muita gente não aprecia (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de chá verde;
  • 8 folhas de hortelã;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 2 folhas de couve;
  • 1 colher (de chá) de semente de linhaça.
  • 1 fatia grossa de abacaxi.

Modo de preparo

A primeira providência a ser tomada é preparar o chá verde. Para isso, você vai colocar 200 ml de água para ferver. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e acrescente um punhado de folhas da erva. Deixe descansar por cinco minutos, coe e está pronto.

Para preparar o suco verde, coloque o chá verde no liquidificador, seguido dos demais ingredientes. Logo em seguida, bata tudo. Antes de ingerir, para ficar mais refrescante, pode incluir um pouco de gelo.

Suco verde com maçã

Uma das combinações que dão certo é o suco verde com maçã

Esse tipo de suco faz bem a saúde e pode ajudar na redução de medidas (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 xícara de água de coco;
  • 6 folhas de couve com talo;
  • 1 colher (de sopa) de gengibre ralado;
  • 2 xícaras de melão em cubo;
  • 1 xícara e meia de abacaxi em cubos;
  • 1 maçã verde em cubos;
  • Suco de meio limão.

Modo de preparo

Com ajuda de um liquidificador, acrescente todos os ingredientes de uma só vez. Feito isso, bata bem até que todos eles estejam perfeitamente misturados. Caso seja da sua vontade, pode acrescentar cubos de gelo para deixar a bebida mais refrescante.

Vale lembrar que não é necessário coar a bebida, já que ela conserva melhor as propriedades e benefícios de todos os ingredientes usados.

Veja também: Detox: aprenda 3 formas de fazer suco de couve com limão para perder peso

Suco verde com limão

O suco verde é caracterizado pela quantidade de clorofila que possui

O sabor marcante do limão disfarça o sabor das demais ervas (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • Meio copo de água de coco;
  • 1 punhado de hortelã;
  • 1 punhado de salsinha;
  • 1 fatia de gengibre;
  • 1 folha de couve;
  • Suco de um limão.

Modo de preparo

Para preparar o suco verde, a primeira providência a ser tomada é higienizar bem os ingredientes em água corrente. Logo em seguida, pegue o copo do liquidificador e acrescente todos os ingredientes. Comece pela água de coco.

Assim que todos os ingredientes estiverem prontos, basta bater bem. Como o limão possui sabor bem marcante, ele vai disfarças os sabores que não são tão aprazíveis assim para o paladar.

Suco verde com laranja e limão

O sabor cítrico do limão e da laranja disfarçam o sabor dos demais ingredientes do suco verde

Para esse suco ficar mais refrescante, acrescente cubos de gelo (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 400 ml de água filtrada;
  • 200 ml de água gelada;
  • 3 sachês de chá verde;
  • 3 folhas de couve;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • Suco de uma laranja;
  • Suco de meio limão.

Modo de preparo

Coloque 400 ml de água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente os sachês de chá verde. Logo em seguida, descasque e pique o gengibre e deixe a mistura descansar por alguns minutos. Preserve a panela tampada.

Passado 10 minutos, use uma peneira para coar. Quando restar somente o líquido, acrescente tudo no liquidificador com a couve e a água, logo em seguida esprema o suco de limão e da laranja. Sirva com gelo.

Veja também: Dietas detox: saudáveis ou modismos prejudiciais?

Benefícios do suco verde

Os sucos verdes eliminam toxinas e fornecem nutrientes para o organismo

Esses sucos, por serem verdes, são ricos em clorofila (Foto: depositphotos)

O suco verde é bastante consumido entre as pessoas que desejam eliminar o peso extra ou também levar uma vida saudável. Geralmente a bebida é bem fácil de ser preparada, justamente pela facilidade com que se encontram os ingredientes.

Esse tipo de bebida é usado com o propósito de trazer alguns benefícios para a saúde. Os sucos verdes são fontes de fibras, vitaminas, minerais, ricos em clorofila, ácidos fenólicos, glicosídeos e flavonoides.

Dessa forma, a bebida pode ser usada com foco na eliminação das toxinas, fornecer nutrientes para o organismo, auxiliar no bom funcionamento dos órgão, além de servir para auxiliar outros problemas pontuais.

“As propriedades dos sucos variam, apresentando funções como: limpeza do organismo, equilibradores de pH, energizante, benéfico para pele, diurético, antioxidante e repositor de nutrientes”, cita a nutricionista Sara Medeiros.

Além desses ingredientes Sara cita mais alguns. “Aceleradores de metabolismo, preventivo de doenças, benéfico para órgãos-alvo, regulador do trânsito intestinal, combatentes do inchaço, entre outras”.

Essa variedade de benefícios só é possível graças a combinação das propriedades dos ingredientes utilizados. Entre esses ingredientes, a couve se destaca, fazendo parte de quase todas as receitas.

Veja também: Os benefícios do suco de couve

“A couve é tomada como a base por ser rica em fibras (solúveis e insolúveis) auxiliando no funcionamento do intestino, vitamina C (maior quantidade do que em várias frutas cítricas), antioxidantes, grandes quantidades de ferro e cálcio, benéfica ao fígado e apresenta uma diversidade de efeitos em doenças sistêmicas”, diz a nutricionista.

Suco verde e detox são diferentes?

É bom que fique claro que os sucos verdes e os detox são a mesma coisa. “A única diferença é que o verde leva alguns alimentos que contém a clorofila, que é um pigmento que facilita essa limpeza do organismo”, esclarece a nutricionista Brenda Bolzan em entrevista ao site Na Mira.

Já o detox, por sua vez, além de conter os alimentos verdes, “são compostos de outros alimentos como a cenoura, maçã, abacaxi. Ele é um alimento que tem uma função importante no nosso organismo”, finaliza Brenda.

Veja também:

Suco verde detox para emagrecer rápido

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.