,

Cistus incanus: Benefícios e propriedades

O chá dessa planta é comprovadamente eficaz na prevenção de tumores

Cistus incanus é uma planta originária da Europa que consegue promover muitos benefícios para a saúde humana. Seus nutrientes e propriedades podem ser aproveitadas no tratamento e prevenção de problemas de saúde. Além disso, o chá dessa planta é indicado para regular sistemas e processos do corpo humano.

Pertencente à família Cistaceae​, estima-se que existam cerca de 28 espécies diferentes do gênero Cistus, que também possuem propriedades benéficas na saúde. O Cistus incanus, em especial, possui um lugar de destaque, por ser mais poderosa do que as plantas da sua família.

Produz flores de tom lilás e de textura rugosa, muito comum em jardins e na flora da região mediterrânea da Europa. Seu cultivo também existe no Brasil, porém mais de forma ornamental do que medicinal. Pode ser encontrada em lojas de artigos naturais ou mesmo ser comprada pela internet.

O modo de consumo dos benefícios dessa planta é através da infusão das folhas. As folhas de Cistus Incanus possuem os nutrientes, enquanto as flores podem ser usadas para ornamentação do chá, ou mesmo serem mantidas para a beleza de jardins.

É possível encontrar também sprays e remédios naturais a base de Cistus Incanus. Estes contêm os componentes medicinais ativos da planta. Confira as propriedades e benefícios:

Propriedades medicinais do Cistus incanus

Cistus incanus é rico em benefícios e muito conhecido por combater e evitar tumores

Essa erva pode ser consumida em forma de chás, cápsulas ou cataplasmas (Foto: depositphotos)

Entre as substâncias encontradas na planta estão polifenóis, que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios no organismo. Esse nutriente é a sua maior riqueza, também a mais evidente.

Além dos polifenóis, estão presentes na composição da planta propriedades antissépticas, antimicrobianas e antitumorais. Portanto é uma erva que pode ser usada na higienização de sistemas e áreas do organismo, no combate a doenças causadas por agentes nocivos e decorrentes de tumores.

Benefícios do Cistus incanus

Fortalece o sistema imunológico

O uso do Cistus incanus ajuda a fortalecer as defesas do corpo, principalmente no que diz respeito a doenças causadas por vírus, fungos e bactérias.

Entre os principais problemas de saúde que o chá dessa planta consegue diminuir a incidência estão as gripes, garganta inflamada, rouquidão e tosse.

As propriedades da planta também diminuem o risco de contrair doenças de cunho infeccioso e inflamatório no geral. Além de prevenir, o uso do Cistus incanus ajuda no tratamento desse tipo de enfermidade.

Veja também: Veja onde se compra chá de cistus incano

Previne doenças na pele

O Cistus incanus tem um resultado bem evidente no tratamento de problemas epidérmicos, ou seja, aqueles que ocorrem na pele. Isso acontece devido a seus nutrientes serem capazes de eliminar micro-organismos que se alojam na pele e podem estar causando as doenças.

Micoses e infecções na pele são os principais problemas epidérmicos que podem ser tratados com auxílio das propriedades do Cistus incanus.

Higieniza boca e garganta

O consumo regular do chá de Cistus incanus é capaz de ocasionar uma boca mais limpa e higienizada. Quem o usa com esse objetivo consegue obter, em poucos dias, um hálito mais fresco e previne doenças bucais e na garganta.

Ajuda também na saúde bucal ao prevenir a deterioração dos dentes causada por bactérias. É indicado para pessoas que já tiveram problemas de cáries.

Ajudam o sistema urinário

O chá de Cistus incanus possui efeito diurético. Ajuda na eliminação de líquidos retidos e ajuda na eliminação, através da urina, de bactérias e impurezas presente no corpo.

Seu uso regular também ajuda no funcionamento da bexiga, promovendo uma melhora na qualidade da urina e no seu potencial de eliminar micro-organismos do organismo humano.

Previne doenças respiratórias e cardíacas

Além de ajudar na prevenção de doenças de cunho infeccioso e inflamatório, o Cistus incanus ajuda também na prevenção de doenças respiratórias e do coração. Além de prevenir, essa planta é conhecida como um reforço importante e eficiente no tratamento de doenças relacionadas a esse sistema.

Ajuda no tratamento de doenças gastrointestinais

Durante tratamentos de problemas de saúde que afetam o estômago e intestinos, o uso de Cistus incanus também pode reforçar o tratamento e acelerar a cura. Isso ocorre graças às propriedades da folha da planta, que ajudam no funcionamento gastrointestinal.

Veja também: Abacate faz mal para o estômago? Saiba e entenda

Prevenção de tumores

O chá do Cistus incanus é comprovadamente eficaz na prevenção de tumores e problemas de saúde decorrentes desse tipo de enfermidade. Por não ter contraindicações, é uma ótima opção para tratamentos de câncer e tumores em áreas de risco, como cérebro.

As propriedades da planta ajudam no fortalecimento imunológico destes pacientes, melhorando assim algumas respostas do corpo durante os tratamentos, que por vezes são agressivos.

O uso regular do Cistus incanus é recomendado para a prevenção do câncer com riscos hereditários, como o de mama e de próstata.

Receita do chá de Cistus incanus

O chá do Cistus incanus é comprovadamente eficaz na prevenção de tumores

Na forma de chá, essa erva pode ser usada para tratar doenças gastrointestinais e melhorar o hálito (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas de Cistus incanus;
  • 120 ml de água;
  • 1 colher (de chá) de mel (opcional).

Modo de preparo

Lave bem as folhas da planta e espere secar. Isso vai eliminar possíveis microrganismos presentes nas superfícies da planta. Enquanto as folhas secam, ferva a água. Quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione as folhas de Cistus incanus.

Tampe a panela e deixe a infusão abafar por 10 minutos. Em seguida, retire as folhas de dentro da mistura e leve o líquido a uma xícara. O ideal é consumi-lo dessa forma, mas você pode utilizar o mel para dar mais sabor e doçura.

Para reforçar o sistema imunológico durante tratamentos, o chá pode ser ingerido todos os dias. Uma vez por dia, até o fim do tratamento. Para prevenir doenças, o chá pode ser tomado de 2 a 3 vezes na semana.

Veja tambémCebola roxa ajuda o coração e pode atuar contra o câncer e hemorragias

Outras maneiras de usar o Cistus incanus

Em caso de tratamento de micoses e doenças na pele, as folhas vaporizadas podem ser aplicadas diretamente sobre a região afetada.

Para quem toma o Cistus incanus em forma de cápsulas naturais, o ideal é tomar uma cápsula do remédio todas as manhãs.