Chulé: 7 dicas para tratar (e evitar) o mau cheiro nos pés

Só quem possui o temido "chulé" sabe como é ruim. Mas existem várias formas para controlar e evitar o problema

Se você já passou pela situação de ter o nariz torcido cada vez que tira os sapatos, deve saber o constrangimento que é ter que conviver com mau cheiro nos pés. Mas existem várias formas, que vão além do uso do bicarbonato de sódio, que ajudam a controlar e evitar o problema.

Há milhões de bactérias que se desenvolvem nos nossos pés a partir do suor. E existem subprodutos nessas bactérias que são os causadores do mau cheiro. Existem também pessoas com problemas de circulação, pé-de-atleta, infecções causadas por fungos, entre outros, que costumam apresentar o temido “chulé”.

Mas você não precisa banir os sapatos de sua vida com medo do mau cheiro dos seus pés. Confira algumas dicas do livro “1001 Remédios Caseiros – Tratamentos Confiáveis Para Promover a Sua Saúde no Dia-a-dia”, da editora Seleções Reader’s Digest, para eliminar o problema.

Chulé: 7 dicas para tratar (e evitar) o mau cheiro nos pés

Fotos: depositphotos

Se mesmo depois de tomar os devidos cuidados, o mau cheiro persistir, procure a ajuda de um médico ou podólogo para investigar se não há alguma infecção ou problema mais grave.

Como evitar o mau cheiro nos pés

1- Dê a eles o mesmo tratamento das axilas

Pés sendo lavados numa banheira.

Assim como tomamos cuidados com as axilas, devemos tomar com os pés, que também transpiram. Procure lavá-los diariamente com sabonete desodorante ou antibacteriano.

2- Secar é fundamental

Pés sobre toalha.

Secar é um passo indispensável para evitar o odor dos pés, principalmente em pessoas quem têm tendência a ter pé de atleta ou micose nas unhas. Uma dica é usar o secador de cabelos em temperatura mínima para ajudar a secar com mais eficiência. Isso ajuda a evitar infecções e reduz a umidade.

3- Ungir e perfumar

Pés sendo lavados numa bacia com flores.

Lave seus pés com chá preto, que ajuda a matar as bactérias e a fechar os poros, fazendo com que os pés transpirem menos. Coloque a bebida em uma bacia e deixe seus membros dentro do líquido por cerca de 30 minutos.

4- Massagem perfumada

Massagem dos pés com flores.

O óleo de alfazema também é uma ótima forma de ajudar a matar as bactérias e ainda perfumar os pés. Esfregue algumas gotas nos seus pés e massageie antes de dormir. Calce meias.

5- O poder do talco

Colocando talco no sapato.

O talco ajuda a absorver o suor, grande causador do mau cheiro. Antes de calçar meias e sapatos polvilhe seus pés com o pó.

6- Calce bem para cheirar bem

Tamanco de qualidade para seus pés

Evite calçados que deixam seus pés muito abafados. Use sapatos com aberturas laterias ou sandálias que deixem seus pés “respirarem”. Prefira utilizar meias de algodão e troque-as diariamente.

7- Cuide bem dos calçados

Cuide bem de seus calçados e acessórios.

Ambientes escuros e úmidos são propícios para o desenvolvimento de bactérias. Procure guardar seus calçados em ambientes claros e ventilados. Troque ou lave a palmilha dos seus sapatos a cada 3 meses.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.